O que você está procurando?

Tudo sobre piso de madeira Peroba

O piso de Peroba é muito procurado por sua resistência, durabilidade e versatilidade. Saiba mais sobre esse tipo de madeira e confira nossas inspirações para sua casa ou empresa!

Nossas florestas são extremamente ricas em espécies vegetais e outras belezas naturais, que oferecem materiais resistentes e de altíssima qualidade para diversos fins. Inclusive, para os pisos de madeira que compõem as casas. Aqui no site, nós já te contamos tudo sobre o piso de Cumaru, agora chegou a hora de falar sobre outro tipo bem popular: o de madeira Peroba. 

 Nativa da América Latina, a Peroba é facilmente encontrada no Brasil e encanta a todos com suas tonalidades que vão do amarelo-claro ao marrom-avermelhado, criando uma estética natural e rústica, sem abrir mão da sofisticação e elegância. 

 A seguir, você descobre tudo sobre a madeira Peroba e confere as principais criações com os pisos Indusparquet! 

 

Quais são as vantagens do piso de madeira Peroba? 

 

Loft reformado por Lufe, com piso de madeira combinado com cimento queimado na parede, cortina em toda a lateral e decoração predominante em preto

Peroba Mica Demolição Rajado Assoalho Antiquity por Life by Lufe

 

Em geral, todos os pisos de madeira oferecem diversas vantagens, e com a Peroba não é diferente: sua resistência, dureza e densidade a tornam adequada para áreas com bastante tráfego, tanto em residências quanto em ambientes comerciais. Por ser hipoalergênica, a madeira Peroba é boa para casas com pessoas alérgicas também. 

Ela ainda apresenta alta durabilidade: com produtos de limpeza e manutenção adequados, o piso pode durar décadas e ser restaurado com facilidade para manter o aspecto de novo mesmo depois de muitos anos de uso. Um verdadeiro investimento. 

 

Quais são os tipos de piso de madeira de Peroba? 

 

Sala com piso de madeira, painel de madeira escura ao fundo combinado com mármore, elementos escuros combinados com sofá branco complementam a decoração

Assoalho Peroba Dourada Multistrato por Francisco Franck – Foto: André Bastian

 

Existem diversos tipos de Peroba que são utilizadas em pisos de madeira, como: 

  • Peroba Dourada; 
  • Peroba do Campo; 
  • Peroba Mel; 
  • Peroba Mica; 
  • Peroba Rosa. 

Por aqui, trabalhamos com pisos de Peroba Dourada e Mica. A primeira é um grande símbolo da flora nacional: ela é encontrada, principalmente, na floresta amazônica, onde é mais conhecida como Mulateiro. Entretanto, também é bastante encontrada no Equador, Bolívia, Colômbia e Peru.  

Como seu próprio nome já diz, ela possui uma coloração voltada para o amarelo e dourado. Também apresenta veios sutis e textura de média à grossa, que resultam em um aspecto nobre e rústico. 

Na imagem acima, você confere o piso multistrato de Peroba Dourada, um produto exclusivo da Indusparquet composto por pequenos palitos de madeira maciça, que são selecionados segundo padrão de cores e cruzados para garantir mais estabilidade na base.  

Além dele, você pode optar pela Peroba Dourada em diversos tipos de piso, como taco, assoalho, soleira, versailles e madeira de demolição. A madeira também está disponível para a instalação de brises, grande tendência do mercado para paredes e tetos. Clique aqui e confira todos os produtos! 

Agora vamos para a Peroba Mica. Ela é encontrada em abundância nos estados do centro-oeste, em que o cerrado é o bioma predominante. Apresenta diversas tonalidades de castanho, indo desde as mais claras até as mais avermelhadas. Seus veios e nós são mais evidentes, enquanto sua textura mediana apresenta grãos que vão de retos a ondulados.  

Assim como a Peroba Dourada, ela pode ser utilizada em pisos e brises para conferir um ar natural e orgânico ao ambiente. Quando produzida em palitos de madeira maciça, também oferece diversos padrões gráficos para personalizar a decoração. No exemplo abaixo, vemos o taco de Peroba Mica no formato “espinha de peixe”, mas existem diversas opções, como dama, diagonal, escama e muitas outras.  

 

Ambiente com piso de madeira Peroba Mica em formato "espinha de peixe", com decoração utilizando tons claro de branco e creme e grande espelho circular ao fundo

Taco Reale Peroba Mica espinha de peixe por Javier Godino – Foto: Edison Garcia

 

Que tipo de decoração combina com o piso Peroba? 

 

Sala ampla com piso de madeira, tapete branco em grande parte do ambiente e decoração predominantemente branca

Assoalho Peroba Dourada por Heck Arquitetura

 

Além de possuir alta resistência e durabilidade, o piso de madeira Peroba também tem a vantagem de ser muito versátil, combinando com os mais variados estilos de decoração. Para uma proposta moderna e minimalista, inspire-se na imagem acima e combine o piso claro com cores neutras, peças de mármore e pontos de iluminação. Isso irá deixar o ambiente iluminado, amplo e sofisticado. 

Para seguir com um estilo rústico, a dica é investir na madeira de demolição e em outros elementos naturais. No projeto abaixo, o piso de Peroba Mica se une com uma parede de tijolos e diversas folhagens para garantir um toque orgânico e levar a natureza para dentro da sala de estar. A combinação de cores neutras e frias também torna o ambiente leve e aconchegante 

 

Loft com piso de madeira, parede de tijolinhos branco ao fundo e diversas plantas pelo ambiente

Peroba Mica Demolição Rajado Assoalho Antiquity por Life by Lufe

 

Seja qual for sua escolha, gostamos de ressaltar que a Indusparquet possui um compromisso sério com o meio ambiente. Por isso, os pisos apresentados acima são desenvolvidos com árvores de manejo florestal ou de reflorestamento. Além disso, toda madeira utilizada é 100% reaproveitada para atender à nossa política de desperdício zero.  

Ao escolher nossos produtos, você também contribui para a preservação da natureza e para o futuro das próximas gerações. Clique aqui e saiba mais sobre nossas práticas sustentáveis! 

 

Leia também: 

Decoração com piso de taco: conheça as opções para sua casa 

Como cuidar da sala com piso de madeira 

A madeira como aliada do conforto no ambiente de trabalho 

Compartilhe

Interessou?