O que você está procurando?

Dia da Árvore: conheça nossos projetos de sustentabilidade

21 de setembro é o Dia da Árvore e a Indusparquet celebra a data com respeito ao meio ambiente e diversas práticas de desenvolvimento sustentável para assegurar o futuro do planeta e das próximas gerações. Saiba mais!

No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro. A data, que antecede a chegada da primavera, busca conscientizar a população sobre a necessidade de preservar as riquezas naturais para as futuras gerações. 

Além de ser um grande símbolo da natureza, a árvore também é essencial para manter a vida na Terra, oferecendo diversos benefícios para todos que a habitam, como: 

  • Aumento da umidade do ar; 
  • Redução de erosões; 
  • Produção de oxigênio; 
  • Equilíbrio das temperaturas; 
  • Alimentos para pessoas e animais. 

O Grupo Indusparquet entende a importância da sustentabilidade ambiental e há mais de 50 anos possui um compromisso sério com o meio ambiente. Como principal fabricante de pisos de madeira do país, a natureza está em nosso DNA e, por isso, também trabalhamos para protegê-la: toda a nossa matéria-prima é proveniente de florestas com plano de manejo florestal e de reflorestamentos. 

Além disso, contamos com diversas políticas e projetos para reaproveitar madeiras, reduzir desperdícios e conscientizar todas as pessoas que trabalham conosco ou que contratam nossos serviços. Conheça as principais práticas, a seguir! 

 

1 – Manejo florestal sustentável 

 

Plantação de árvore ao fundo e algumas toras de madeira separadas no canto da imagem.

Acervo Indusparquet

 

O manejo florestal consiste na gestão sustentável dos recursos naturais, respeitando a capacidade do meio ambiente e os princípios de sustentabilidade estabelecidos pelos órgãos ambientais. Enquanto uma árvore é extraída da natureza para criar nossos pisos, outras da mesma espécie continuam se desenvolvendo para manter o bioma. 

Nesse processo, a floresta é dividida em 35 quadrantes e em cada ano apenas um deles é explorado. Todas as árvores possuem identificação e só são liberadas para retirada se cumprirem todos os requisitos do plano de manejo. Quando o ano acaba, a vegetação da área explorada é regenerada e a extração passa para o quadrante seguinte. 

Graças a esse projeto sustentável, é possível garantir a cobertura florestal, a diversidade da vegetação e a proteção da fauna que dependa dela. Além disso, as florestas manejadas contribuem para a redução da temperatura e da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. Assista o vídeo abaixo e saiba mais sobre a prática no Grupo Indusparquet: 

 

 

 

2 – Áreas de reflorestamento 

 

Rio e Plantação de árvores ao fundo

Acervo Indusparquet

 

Nós também contamos com duas áreas de reflorestamento para recuperar regiões devastadas e investir na produção de árvores para extração de celulose e madeira, como é o caso do eucalipto, pinus e outros tipos. 

Ambas estão localizadas no estado de São Paulo: a Fazenda Estância, em Quadra, conta com 470 hectares de área total e 321,58 hectares dedicados ao reflorestamento. Já a Fazenda Santa Maria, em Angatuba, possui 496 hectares de área total e 327 hectares de vegetação replantada. Nela, também acontece a criação de gados – para incrementar a produtividade – e a produção de mel, que é utilizado para presentear nossos clientes e parceiros e também doado para uma associação de cuidados a pessoas com câncer. 

  

3 – Jornada sustentável 

 

Ripas de madeira empilhadas com empilhadeira ao fundo

Acervo Indusparquet

 

Para que as pessoas possam acompanhar todo o processo de fabricação e entender a trajetória da matéria-prima até chegar em suas casas, lançamos o Jornada Sustentável: um projeto de rastreabilidade que apresenta ao cliente as origens de alguns dos nossos produtos. 

Por meio de um QR Code, é possível conhecer desde a extração das árvores nas florestas manejadas até os processos produtivos que acontecem nas fábricas. Assim, você fica por dentro de toda a legalidade de nossas madeiras. Para acessar o material, basta ir até uma de nossas lojas próprias ou qualquer revenda Indusparquet no país. Clique aqui e encontre a mais perto de você! 

 

4 – Desperdício zero 

 

Visão aérea da fábrica Indusparquet, rodeada de madeiras e vegetações

Acervo Indusparquet

 

Para honrar nosso compromisso com o meio ambiente, também criamos uma política de desperdício zero. Aqui na Indusparquet, todo resíduo da matéria-prima que é utilizada para o desenvolvimento dos produtos é 100% reaproveitado, por meio de dois procedimentos diferentes: 

  • Reaproveitamento de cavacos: os cavacos são pequenos pedaços de madeira que podem ser reaproveitados para produzir nossos exclusivos multistratos. Caso o material não atenda ao tamanho mínimo ou qualidade necessária para isso, ele será utilizado para alimentar a caldeira da fábrica. 
  • Reaproveitamento do pó de serra: parte do pó de serra que sai das máquinas é coletado por exaustores e também direcionado para a alimentação da caldeira. Já a outra porção é vendida para a fabricação de briquetes e outros fins. Todo o valor dessas vendas é revertido para o pagamento da conta de energia da empresa. 

 

5 – Projeto Caldeiras 

 

Máquina Caldeira com escadas amarelas ao redor

Acervo Indusparquet

 

Com a energia fornecida pelos resíduos, a caldeira presente na fábrica aquece água e leva seu vapor para estufas de secagem de madeira, aquecendo-as e controlando seus níveis de umidade. Para reforçar as práticas sustentáveis, investimos em uma caldeira de alta tecnologia, que facilita o processo de secagem e reduz a emissão de poluentes na atmosfera. 

Graças a essa e outras iniciativas, o Grupo Indusparquet foi premiado com o Selo Verde – Responsabilidade Socioambiental pelo Comitê Ambiental do Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Também possuímos o Certificado de Regularidade do IBAMA e o certificado do FSC® – Forest Stewardship Council® (que pode ser traduzido como Conselho de Manejo Florestal). 

 

__________________ 

O Grupo Indusparquet anda de mãos dadas com a natureza para preservar as florestas e garantir um futuro digno e sustentável para todo o planeta. Clique aqui e saiba mais sobre nosso compromisso com o meio ambiente!  

 

Leia também: 

5 filmes sobre sustentabilidade 

Decoração sustentável 

Bioarquitetura: ecológica e sustentável 

 

Compartilhe

Interessou?