O que você está procurando?

A madeira como aliada do conforto no ambiente de trabalho

Por conta do seu aspecto de acolhimento e tranquilidade, a madeira é uma ótima opção para os ambientes de trabalho que buscam um aspecto mais home mood.

Com a popularização do home office, não foi só o espaço de casa que precisou se adaptar para absorver nossas rotinas de trabalho. Os ambientes corporativos também vivenciam adaptações, adquirindo um aspecto mais home mood, que valoriza o conforto e o acolhimento dos funcionários. 

Como o ambiente de trabalho é um espaço onde passamos grande parte do nosso tempo, é natural que busquemos uma forma de que seja mais aconchegante, contribuindo para o nosso bem-estar e produtividade. E uma das maneiras de deixar o ambiente de trabalho mais agradável nesse sentido é utilizando a madeira na decoração.

 

Madeira na decoração do ambiente de trabalho

A madeira é um material natural e nobre, que traz sensação de conforto e tranquilidade. Ela pode ser utilizada de diversas formas na decoração do ambiente de trabalho, desde pisos e revestimentos de parede e teto como em móveis e até detalhes decorativos. 

Uma das formas mais eficazes de aplicar o material nos espaços corporativos é através de pisos de madeira. Por conta da sua versatilidade, o piso de madeira pode ser utilizado em escritórios, salas de reunião, recepções, entre muitos outros ambientes. A escolha do tipo de madeira e do acabamento pode variar de acordo com o estilo de decoração do espaço, desde opções mais rústicas até as mais modernas e elegantes.

Fotografia de um espaço de recepção com piso de madeira, revestimento do teto de madeira e bancada de ferro.

Imagem: Assoalho Carvalho Nude Indusparquet em projeto das arquitetas Débora Nemer e Melissa Béber. Foto: Reinaldo Ortlieb

 

Outra forma de utilizar a madeira no ambiente de trabalho é a partir de painéis ou revestimentos de parede e teto. Os painéis de madeira podem ser utilizados para criar uma parede de destaque, adicionando textura e elegância ao ambiente. Já os revestimentos de teto podem ser utilizados para trazer aconchego ao ambiente e deixá-lo mais sofisticado e acolhedor.

Além disso, a madeira também pode ser utilizada em detalhes decorativos, como quadros, porta-lápis, porta-retratos, entre outros objetos. Esses detalhes ajudam a trazer um toque de elegância e conforto ao ambiente, sem comprometer a funcionalidade.

Fotografia de um ambiente de trabalho com parede e teto revestidos de brise de madeira, uma grande mesa com estações de trabalho, móveis e elementos de decoração.

Imagem: Brise Cumaru Indusparquet em projeto das arquitetas Adriana Speyer e Ana Silvia Bardini.
Foto: Reinaldo Ortlieb

 

Cuidados com a decoração com madeira 

É importante lembrar que, ao utilizar a madeira na decoração do ambiente de trabalho, é necessário tomar alguns cuidados. O primeiro é escolher madeiras de qualidade, que tenham passado por tratamentos adequados para garantir sua durabilidade e resistência. Além disso, é necessário realizar a manutenção adequada, garantindo que o material esteja sempre em bom estado e livre de pragas e umidade.

Outra dica interessante é combinar a madeira com outros materiais e cores na decoração, criando um ambiente harmônico e equilibrado. A madeira pode ser combinada com cores neutras, como branco e cinza, criando um ambiente mais sóbrio e elegante. Já a combinação com cores vibrantes, como verde e azul, pode trazer um toque de modernidade e descontração ao ambiente.

Fotografia de um escritório de trabalho com piso de madeira, móveis e elementos de decoração.

Imagem: Piso de madeira Carvalho Vintage Grey Indusparquet. Foto: Jayme Bernardo

 

Se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus colegas de trabalho e incentive a utilização da madeira na decoração do seu ambiente corporativo. 

Leia também:

Piso de madeira na arquitetura corporativa

Montando ambientes aconchegantes

Home office: 5 plantas que ajudam na produtividade 

 

 

 

Compartilhe

Interessou?