O que você está procurando?

Como funciona o manejo florestal?

Os manejos florestais são uma das práticas do Grupo Indusparquet para um desenvolvimento sustentável e consciente, no manejo da madeira.

Para compartilhar mais informações sobre o Manejo Florestal, o Grupo Indusparquet lançou em 2022 a Jornada Sustentável, projeto que atesta a transparência e confiabilidade sobre as boas práticas ESG da nossa trajetória. Ao longo de toda esteira de desenvolvimento dos produtos, as etapas de produção focam em sustentabilidade: a produção da madeira ocorre em sistemas de manejo florestal, que utilizam os recursos de forma inteligente através de técnicas de extração que preservam as espécies, além da rastreabilidade na retirada e transporte e por fim, a finalização das peças no sistema ecoeficiente da fábrica. 

O que é manejo florestal? 

A prática do manejo florestal consiste na extração responsável de madeira a partir do controle de uma área delimitada para a atividade comercial e regularizada junto aos órgãos públicos responsáveis. A madeira obtida neste processo atende a uma série de exigências como o princípio da conservação e o planejamento de ciclos de retirada a partir da divisão da área total em trinta e cinco setores, ou seja, a prática gera impacto reduzido e com a retirada de poucas árvores distribuídas pelo espaço, o que garante um movimento análogo ao ciclo natural de uma floresta sem interferências. 

 

fundo branco com texto informativo "Madeira responsável obtida em floresta manejada de maneira responsável. Práticas de planejamento e princípios de conservação".

Trecho do vídeo Manejo Florestal – Grupo Indusparquet

 

Quais são as etapas do manejo florestal?

Todo processo de manejo florestal é ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável. Confira o vídeo que preparamos para te contar os detalhes destas etapas aqui

Qual a preocupação do manejo florestal?

A prática traz ganhos comprovados para todo o meio ambiente, como:

  • A redução da poluição do ar, uma vez que ao longo do crescimento, as mudas do ciclo de replantio alcançam picos de consumo de carbono e liberação de oxigênio; 
  • A redução do desperdício de recursos naturais;
  • O impacto reduzido ao ecossistema local, com preservação da fauna e flora;
  • O engajamento social das comunidades a partir de ações educativas e de empregabilidade.

No último ano, anunciamos a aquisição de uma nova área de manejo florestal, o que permitiu a expansão das produções do Grupo Indusparquet com impacto ambiental mínimo. Com o feito, a coleção 2023 traz novidades em diversas linhas, espécies e formatos e corresponde a extração e produção em conformidade com as melhores práticas para o setor no que se refere à sustentabilidade. Nos orgulhamos desta trajetória e seguiremos fazendo a diferença. 

Leia Também: 

Decoração Sustentável

ESG: Significado e Boas Práticas

Mata Atlântica: a importância do bioma

Compartilhe

Interessou?