O que você está procurando?

Como criar uma decoração rústica com tronco de madeira

Conhecendo os cuidados e as possibilidades da madeira bruta, é possível criar uma decoração de casa acolhedora e sofisticada.

Já pensou em usar tronco de madeira e móveis rústicos na decoração de casa? De salas decoradas com madeira bruta até acessórios produzidos por substratos do material, o que não faltam são opções para fazer do estilo um jeito sustentável de decorar com madeira. Isso porque a matéria prima rústica utilizada na decoração para casa é, geralmente, composta por descartes de podas de árvores que têm a chance de serem reaproveitados. 

Em uma decoração rústica, os troncos de madeira podem cumprir diversas funções. A principal delas é como móvel, quando a madeira bruta é transformada em mesas de jantar e apoio, mesas de centro, bancos, prateleiras, balcões e bancadas. No caso dos acessórios, o tronco de madeira pode ser manipulado na forma de lustres, luminárias, sousplats, porta copos e o que mais a sua imaginação permitir. 

Mas antes de partir para a decoração, entenda alguns cuidados com a madeira bruta e conheça melhor as possibilidades de sua utilização. 

Cuidados com a madeira bruta

Caso decida trabalhar com a madeira rústica por conta própria, você precisa garantir a proteção do material. Para isso, o primeiro passo é se certificar de que o tronco de madeira esteja bem seco, sem resquícios de umidade, de modo que possa ser lixado ou descascado.  Após remover farpas e rebarbas com uma lixa bem grossa, é hora de partir para a finalização.

Neste momento, você pode escolher entre um acabamento com verniz ou com óleo. Os dois produtos são responsáveis por proteger a madeira bruta e realçar sua beleza. Mas enquanto o verniz entrega um acabamento com mais brilho, o óleo preserva o aspecto natural do material, mantendo a sua característica rústica.

Fotografia de uma poltrona de madeira bruta sobre piso de madeira.

Legenda: Poltrona de madeira bruta sobre piso Multiestruturado Lugano Affumicato da Indusparquet. Foto:Anik Mourão.

 

Móveis rústicos na decoração de casa

Na decoração de casa, o tronco de madeira pode fazer as vezes dos móveis mais diversos. Mas uma das formas mais clássicas de usar a madeira bruta em salas decoradas e outros espaços é a partir de mesas e banquinhos. As mesas combinam com locais maiores e que já sigam a temática da decoração rústica. Já em espaços pequenos, os banquinhos aparecem como uma ótima alternativa de decoração para casa, podendo servir até mesmo como mesinhas de apoio. 

Outro jeito muito comum de utilizar móveis rústicos da decoração de casa é combinando a madeira bruta com outros materiais, como o vidro. Nesse sentido, o tronco de madeira pode servir como base para tampos de vidro, criando uma decoração rústica e sofisticada. 

 

Fotografia de um ambiente interno com sofá, poltrona, tapete e uma mesa de tronco de madeira com tampo de vidro.

Mesa de tronco de madeira com tampo de vidro no projeto de Anik Mourão para CasaCor Ceará 2021. Foto: Anik Mourão.

 

Decoração rústica nos detalhes

Se você quer utilizar a madeira bruta de uma forma mais discreta na decoração de casa, uma boa pedida são os acessórios. Usando madeiras encontradas na rua, é possível investir no DIY e criar peças rústicas como suporte para velas, vinhos e plantas, folhas de tronco de madeira para usar por baixo dos pratos, porta copos e tábua de petiscos, e até como moldura de quadros, espelhos e outros itens de decoração. 

Fotografia de uma bancada de cozinha com acessórios de cerâmica e de madeira bruta.

A madeira bruta pode estar presente em diversos detalhes da decoração de casa. Foto: Anik Mourão.

 

Gostou das dicas? Coloque essas sugestões em prática e garanta um ambiente muito mais acolhedor e agradável na decoração de casa!

Leia também:

Madeira combina com o quê?

Elementos da natureza na decoração

Dia da Criatividade: a madeira como protagonista da decoração criativa

Compartilhe

Interessou?