O que você está procurando?

Decoração com piso de taco: conheça as opções para sua casa

De diversos tipos de madeira a variadas combinações de aplicação, o piso de taco de madeira ganha cada vez mais espaço na decoração.

O taco tem ganhado cada vez mais espaço na decoração de casa com piso de madeira. Isso porque, além de ser esteticamente agradável, entrega uma ótima durabilidade e promove o conforto térmico para os ambientes, o piso de taco de madeira ainda tem um apelo muito nostálgico, sendo muito requisitado em projetos que valorizam o estilo rústico e retrô na decoração. 

E quem acha que só existe um tipo de taco de madeira está muito enganado. O piso de taco pode ser composto por diferentes tipos de madeira. Entre as mais comuns, os destaques vão para o Ipê, Peroba, Jatobá, Cumaru, Carvalho e Tauari. Atualmente, existem pisos de tacos com madeiras sustentáveis, provenientes de manejo florestal e de reflorestamento, possuindo as devidas certificações ambientais. Além  dos tacos da linha tradicional, que necessitam de acabamento em obra, a Indusparquet possui também os tacos que saem envernizados de fábrica.

Em relação à forma de instalação, o taco de madeira também apresenta diversas variações. Conheça a seguir qual a diferença entre os pisos de taco e encontre o tipo que mais combina com o seu projeto. 

Tipos de piso de taco

Antes de continuar, uma pergunta: você sabe o que define um piso de taco de madeira? Os tacos de madeira são feitos de pequenas peças com tamanhos regulares, unidas e coladas, permitindo variadas combinações e aplicações em qualquer ambiente. Além disso, os pisos de tacos são compostos por peças do mesmo tamanho, que são coladas diretamente no contrapiso.

O fato de os tacos serem menores possibilita a criação de paginações – planejamento de instalação que estabelece o assentamento do piso em determinados desenhos. Dependendo da forma da colocação de cada peça, os tacos de madeira podem ser:

  • Piso de taco Chevron ou Espinha-de-peixe: nessa paginação, a combinação de madeira é feita horizontalmente e verticalmente, formando um ângulo de 90°. Esse tipo de piso de taco, que está super em alta, foi a escolha de Silvia Braz para o projeto do quarto da filha. 
Fotografia de um piso de taco de madeira cor clara carvalho chevron

Imagem: Piso de Taco de Madeira Carvalho Indusparquet. Foto: Divulgação

 

Fotografia de um quarto infantil com piso de taco de madeira na cor clara.

Imagem: Taco Tradicional Chevron Carvalho em projeto para Silvia Braz. Foto: Sig Bergamin

 

  • Piso de taco Escama-de-peixe: para compor essa paginação, as peças são aplicadas com transpasse, que coloca duas peças lado a lado, sem alinhar o final de cada peça;
Fotografia de um piso de taco de madeira na cor escura.

Imagem: Piso Multiestruturado de Taco de Madeira Cumaru Linha Reale Indusparquet. Foto: Divulgação

 

Fotografia de uma sala de estar com piso de taco de madeira na cor escura, móveis de madeira e itens de decoração.

Imagem: Piso de Taco Tradicional Cumaru Escama na CasaCor DF. Foto: Larissa Dias

 

  • Piso de taco Dama: a paginação do taco de madeira dama é semelhante a uma espécie de jogo de xadrez, formando quadrados;
Fotografia de um piso de taco de madeira na cor escura.

Imagem: Piso de Taco de Madeira Sucupira Indusparquet. Foto: Divulgação

 

Fotografia de um escritório com piso de taco de madeira na cor clara, poltrona e escrivaninha.

Imagem: Piso Reale Carvalho Dama. Foto: Elaine Carvalho

 

  • Piso de taco Amarração: Essa é a colocação reta, na qual uma peça vai atrás da outra.
Fotografia de um piso de taco de madeira na cor escura.

Imagem: Piso Pronto de Taco de Madeira Cumaru Indusparquet. Foto: Divulgação

 

Fotografia de uma cozinha com piso de taco de madeira na cor escura, tapete, mesa, itens de decoração e eletrodomésticos.

Imagem: Piso de Taco Multistrato Cumaru Taco Multistrato. Foto: Denise Barreto

 

Lançamentos em piso de taco

Se você ficou encantado com as possibilidades de aplicação do piso de taco, vai gostar muito mais de conferir as novidades em taco para 2023. A linha Multiestruturados, produto exclusivo Masterpiso, empresa do Grupo Indusparquet, traz o Taco Chevron em novas espécies. Agora, esse tipo de taco de madeira que vem ganhando espaço em projetos também será oferecido nas madeiras Cumaru e Tauari. 

Lançamento Taco Chevron Cumaru

Lançamento Taco Chevron Cumaru

 

Lançamento Taco Chevron Tauari

Lançamento Taco Chevron Tauari

Ficou curioso para conhecer as opções de piso de taco da Indusparquet? Clique aqui e encontre nossas lojas e revendedores da marca mais próximo de você e confira todo o nosso portfólio. 

Leia também:

Qual a diferença entre taco e assoalho?

Contrapiso, autonivelante e instalação de piso

Você conhece a Madeira Cumaru?

Compartilhe

Interessou?