O que você está procurando?

Piso de madeira é opção para pessoas alérgicas

Aspecto hipoalergênico da madeira contribui para a aplicação do material em ambientes com pessoas que sofrem de alergias. Entenda como cuidar do seu piso!

Quem tem algum tipo de alergia já está acostumado a adaptar os elementos em seus espaços de convivência para garantir mais bem-estar e qualidade de vida. A boa notícia é que, ao escolher a decoração de casa, as pessoas alérgicas não precisam optar entre a saúde, a beleza e a funcionalidade. Isso porque o piso de madeira apresenta características particulares que garantem uma boa interação com quem sofre com esse problema.  

Características antialérgicas da madeira

O piso de madeira é considerado uma opção adequada para pessoas que têm alergia e rinite devido a alguns aspectos do material. O primeiro é o caráter hipoalergênico da madeira, o que descreve a sua baixa capacidade de causar alergias. Diferentemente de outros tipos de piso, como carpetes, que podem acumular poeira, ácaros, pelos de animais e outros alérgenos, o piso de madeira é mais fácil de limpar e manter livre dessas substâncias.

O piso de madeira geralmente possui uma superfície lisa, o que dificulta o acúmulo de poeira e outros alérgenos. Ao contrário de tapetes, que podem reter partículas alergênicas em suas fibras, o piso de madeira proporciona uma superfície na qual é mais fácil eliminar ou reduzir a presença desses elementos. Tudo isso mantendo o conforto térmico do ambiente. 

 

Fotografia de uma sala de estar com piso de madeora sofá, almofadas, móveis e objetos de decoração.

Imagem: Piso Multiestruturado Elegance Cumarú. Foto: Marcelo Donadussi

 

O piso de madeira ainda é conhecido por sua durabilidade e longevidade. Quando bem cuidado, pode resistir ao desgaste e a danos ao longo do tempo. Isso é importante para pessoas com alergias, já que um piso desgastado ou danificado pode ser mais difícil de limpar e manter livre de alérgenos.

Além disso, existem diferentes tipos de acabamentos disponíveis para pisos de madeira, como vernizes e seladores. Esses acabamentos podem ajudar a proteger a madeira, tornando-a menos porosa e reduzindo a probabilidade de acúmulo de poeira e alérgenos na superfície do material.

Como limpar piso de madeira

Uma etapa importante para preservar o aspecto hipoalergênico do piso de madeira é a sua constante manutenção, cujo processo é relativamente simples. Para realizar a limpeza do piso de madeira, é possível utilizar um pano úmido apenas com água, removendo facilmente a poeira e outros resíduos que podem desencadear alergias.

Para um resultado ainda mais completo, a dica são os produtos da Skania, como o Skania Super Limpador – Pronto Para Uso, que dispensa a diluição em água, e o Skania Super Limpador – Concentrado, opções desenvolvidas especialmente para pisos de madeira, que podem ser utilizadas uma vez por semana.

Outro conselho é evitar o uso de cera ou produtos que contenham cera ou outros tensoativos agressivos, porque essas substâncias contribuem para o acúmulo de sujeiras, bactérias e fungos. A ausência de tapetes e carpetes no ambiente também facilita a limpeza do piso de madeira, diminuindo o risco de acúmulo de alérgenos. 

 

Fotografia de um espaço interno com piso de madeira, paredes azuis, mesa com cadeiras, escrivaninha antiga e objetos de decoração.

Imagem: Piso de Taco Peroba Dourada em projeto de Francisco Franck. Foto: Acervo Indusparquet

 

O que achou da possibilidade de aproveitar o melhor do piso de madeira e da sua saúde? Compartilhe esse conteúdo e divulgue essa informação para mais pessoas! 

Leia também:

Produto para piso de madeira: o mito da cera

Limpeza e manutenção do piso de madeira: quais produtos usar?

Como cuidar da sala com piso de madeira

Compartilhe

Interessou?