O que você está procurando?

Inspirações e dicas para jardim de inverno

O jardim de inverno é uma ótima opção para cultivar plantas em todas as épocas do ano, sem precisar de sol ou calor. Leia o artigo e descubra como levar um pedacinho da natureza para dentro da sua casa!

Você ama plantas, mas mora em um apartamento pequeno ou casa sem quintal? Então o jardim de inverno com certeza vai te agradar! Ele é uma alternativa charmosa e diferenciada para quem deseja ter contato com a natureza e garantir mais conforto dentro de casa, podendo ser cultivado em todas as épocas do ano.  

A seguir, a gente te conta o que é um jardim de inverno e quais são seus benefícios para a decoração e bem-estar, além de dicas para montá-lo dentro da sua residência. Leia e descubra! 

 

O que é um jardim de inverno? 

 

Ele é um jardim interno que possui plantas e outros elementos naturais, como pedras, madeira e água. Recebe esse nome pois, ao contrário da ideia principal que temos de jardim, ele pode ser cultivado dentro dos lares e em condições mais frias e sem sol, assim como ocorre durante o inverno. 

Não importa o tamanho do espaço disponível, você pode montar o jardim embaixo da escada, em uma pequena estufa na sala ou até mesmo na varanda ou terraço anexo à casa. De toda forma, ele irá proporcionar acolhimento e conforto emocional. 

 

Imagem de uma sala com piso de madeira, contendo uma mesa redonda rodeada por cadeiras. Ao fundo, há um armário com diversos objetos sobrepostos e uma TV acima. À lateral, encontra-se uma janela com vista para um jardim pequeno de inverno.

Erico Monteiro – Revenda Casa 7

 

Qual a função de um jardim de inverno? 

 

Tanto o jardim de inverno pequeno quanto o grande possuem diversos benefícios para a casa. Além de decorar o ambiente com elementos naturais, personalidade e um pouco de cor, as plantas purificam e aumentam a umidade do ar, contribuindo para a saúde e bem-estar de toda a família. 

O contato com a natureza também reduz os níveis de estresse e ansiedade, ao mesmo tempo em que aumenta a sensação de tranquilidade e relaxamento. Todos esses fatores também auxiliam na criatividade e produtividade, fazendo com que o jardim de inverno seja um grande aliado para quem trabalha em casa ou precisa de um ambiente inspirador. 

 

 Imagem de um jardim de inverno cercado por paredes de vidro no centro de uma casa com piso de madeira Elegance Sucupira e uma mulher regando as plantas. Ao lado, há outro jardim, um corredor com piso de madeira Cumaru, um quadro na parede e ao fundo uma sala.

1 – Multiestruturado Elegance Sucupira por PSV Arquitectura – Foto: Gonzalo Viramonte | 2 – Assoalho Multistrato Demolição Cumaru por Celso Laetano – Foto: Favaro Jr.

 

Quais são as plantas para jardim de inverno? 

 

Como mencionamos, a proposta do jardim de inverno é possibilitar o cultivo de plantas sem depender do sol e do calor. Por isso, você deve escolher espécies que não precisam de contato direto com sol e que são resistentes às mudanças de temperatura, como a Samambaia e a Jiboia, que se adaptam com facilidade aos ambientes internos e são ideais para quem não possui tanto espaço, já que podem ser penduradas em suportes verticais. Além delas, recomendamos as seguintes plantas para jardim interno: 

  • Espada de São Jorge; 
  • Espada de Santa Bárbara; 
  • Lírio da Paz; 
  • Zamioculca; 
  • Maranta; 
  • Begônia; 
  • Cacto; 
  • Filodendro; 
  • Orquídea; 
  • Hera; 
  • Peperômia Melancia; 
  • Pacová; 
  • Comigo Ninguém Pode; 
  • Costela de Adão. 

 

Como decorar uma casa com jardim de inverno? 

 

Para montar um jardim de inverno dentro de casa, você deve pensar em alguns fatores importantes, como iluminação, piso, móveis e elementos naturais para complementar a decoração de acordo com o espaço disponível. Confira os principais, a seguir: 

1 – Iluminação 

Mesmo que o jardim de inverno não fique diretamente exposto ao sol, é importante que ele tenha acesso à luz natural, por meio de janelas ou claraboias. Caso não seja possível, invista em uma iluminação artificial adequada para o cultivo de plantas. 

2 – Móveis 

Se for possível criar um jardim de inverno grande, aposte em móveis para preencher o ambiente de maneira funcional e aconchegante. Bancos, cadeiras e mesas pequenas são excelentes opções para quem quiser ler um livro ou desfrutar do café da manhã em meio à natureza. Para manter a estética natural, dê preferência para móveis feitos com madeira, bambu ou sisal. 

3 – Elementos naturais complementares 

Além dos móveis, você também pode combinar as plantas com outros elementos naturais para compor o jardim, como fontes de água, caminho de pedras, vasos de argila e adornos artesanais, que reforçam também a brasilidade na decoração. 

4 – Pisos e revestimentos de madeira 

Os pisos e revestimentos de madeira para paredes são excelentes aliados para a decoração, destacando ainda mais a presença da natureza e o conforto que o lar merece. Aposte no deck de madeira para jardim em varandas e terraços, que estão suscetíveis à chuva e ventos fortes. Eles podem ser aplicados em todo o chão ou formar um caminho em meio à grama e pedras para que você possa caminhar livremente. Já o brise de madeira pode ser aplicado em parte das paredes para conferir profundidade e textura ao ambiente. 

Existem diversas ideias de jardim de inverno que você pode utilizar para aproveitar cada cantinho do seu lar. Confira abaixo algumas referências que podem te inspirar: 

 

Imagem de uma banheira com uma torneira e uma toalha, acompanhada por um vaso e um cesto do lado de fora. Uma das paredes é de vidro, enquanto a outra apresenta um quadro. Ao fundo, há um jardim pequeno de inverno.

Jardim pequeno de inverno por Erica Salguero – Fotos: Renato Navarro

 

Imagem de uma casa com um jardim de inverno externo, adornado com diversas plantas e separado por uma parede de vidro da parte interna da casa. A casa apresenta piso de madeira, uma escada e ao fundo uma sala.

Jardim de inverno externo por PSV Arquitectura – Foto: Gonzalo Viramonte

 

Imagem de um quarto com piso de madeira, contendo uma cama, mesas de canto decoradas, quadros nas paredes e um recamier na ponta da cama. Na frente, encontra-se uma poltrona azul e branca. Ao lado, metade da parede é revestida de madeira e abaixo há um jardim interno.

Jardim de inverno para quarto por Celso Laetano – Foto: Favaro Jr.

 

 Imagem de um espaço com piso de madeira, uma mesa rodeada de cadeiras, um sofá com almofadas e uma mesa de centro. Atrás há mesas pequenas com cadeiras, lustres no teto e uma das paredes apresenta um quadro decorativo. Ao fundo, é possível visualizar um jardim vertical interno.

Jardim vertical interno por Djansen e Carol Grecco – Foto: João Ribeiro

 

Imagem de um jardim de inverno em um quarto com cama, um recamier na frente, mesas laterais, um tapete, uma poltrona com dois vasos de plantas ao lado e, ao fundo, uma escada.

Jardim de inverno em quarto por Estúdio Elmor – Acervo Indusparquet

 

Imagem de um jardim de inverno na sala com vasos de plantas, um sofá escuro com almofadas, duas mesas de centro com objetos decorativos, poltronas, um quadro na parede e a casa possui piso de madeira.

Jardim de inverno na sala por Tufi Mousse – Acervo Indusparquet

 

Seja qual for seu estilo favorito, a Indusparquet possui os melhores pisos e revestimentos de madeira para compor sua casa com jardim de inverno. Clique aqui para conferir nossos produtos e conte com a gente para levar mais conforto e beleza para seu lar! 

___________________ 

Aqui no blog da Indusparquet, você encontra diversas dicas de decoração que ajudam a transportar seus gostos e personalidade para os ambientes internos. Acesse e fique por dentro das tendências! 

 

Leia também: 

5 tendências de decoração para 2024 

Cantinho instagramável: saiba como criar um espaço decorado e funcional 

6 inspirações com a madeira em destaque 

Compartilhe

Interessou?