O que você está procurando?

Brasilidade: os elementos e tendências para decoração de casa

Piso de madeira e uso de cores, formas e texturas de materiais naturais ajudam a imprimir a riqueza da nossa cultura na decoração de ambientes.

O conceito de brasilidade tem ganhado bastante força nos últimos tempos, surgindo, inclusive, como uma das mais fortes tendências de decoração de casa. Baseada na valorização de aspectos da cultura nacional, a ideia de brasilidade se materializa na forma de tons, cores, texturas e elementos naturais que remetem à riqueza da natureza e à pluralidade do nosso povo. 

Nesse sentido, a palavra de ordem para uma decoração de casa inspirada na brasilidade é diversidade. Ao apostar na variedade de tons de madeira, de cores da nossa flora e de produtos dos artesãos brasileiros, você contribui para uma decoração mais orgânica e criativa, representando o que existe de melhor no nosso país. 

Explore os elementos naturais

Para uma decoração de ambientes tipicamente brasileira, o principal caminho é a escolha de elementos da natureza como itens da estrutura ou de ornamento. A madeira, por exemplo, pode aparecer tanto em superfícies e revestimentos como em móveis e outros objetos. Entre os tipos de madeira mais comuns para compor esse estilo de decoração, os destaques vão para a madeira Cumaru e a madeira de demolição.  

A natureza também pode marcar presença no seu espaço por meio do uso de plantas e flores na decoração. Salas decoradas com diferentes espécies botânicas garantem, não só um caráter de brasilidade, como também um sentimento de pureza, conforto e sossego. 

Fotografia de sala de jantar com piso e móveis de madeira com vista para varanda grande quantidade de plantas.

Imagem: Assoalho de madeira de demolição Cumaru Indusparquet. Foto: NV Arquitetura

Vá além das cores da natureza

Muito se engana quem acredita que uma decoração brasileira precisa se resumir às cores da nossa bandeira. Na própria multiplicidade das nossas espécies vegetais e animais, é possível encontrar uma paleta de cores muito ampla, que dá conta de representar os muitos Brasis que vivem dentro de um mesmo país. 

Além dos tons de verde para remeter às florestas, os tons terrosos também retratam bem as nuances de ecossistemas como o Cerrado e a Caatinga. O colorido dos alimentos, por sua vez, travam um belo diálogo com a cultura das regiões Norte e Nordeste. Até as cores neutras, como o cinza, o preto e branco, cumprem seu papel em simbolizar o concreto das grandes cidades. Por isso, a única regra para traduzir a brasilidade na decoração de casa é: quanto mais cores, melhor.

Fotografia de uma sala de jantar com piso de madeira, lustre em formato de plantas, parede verde, mesa de madeira e poltronas amarelas.

Imagem: A mistura de cores vibrantes com tons mais neutros representa bem a cultura brasileira. Foto: Roberto Borja

Valorize o artesanato e o fazer manual 

Assim como as pessoas, o artesanato produzido no Brasil é muito diverso. De adornos de povos originários, como colares e cocares, a itens de tecido e argila manufaturados no interior do país, o que não faltam são opções para quem busca uma decoração de causa pautada na brasilidade. 

Se é esse tipo de inspiração que você procura, uma dica é prestar atenção em feiras de artesanato regionais que apresentam uma infinidade de possibilidades de materiais, texturas e formas para você agregar aos seus ambientes decorados. 

Fotografia de espaço interno com piso de madeira e parede cinza, um quadro com paisagem e um item de artesanato no formato de um tamanduá.

Imagem: Piso de madeira Assoalho Pronto Tauari Naturalle Grigio Indusparquet. Foto: Moacir Schmitt Jr e Sálvio Moraes Jr

Descubra itens genuinamente brasileiros

Que tal investir em móveis e recursos genuinamente brasileiros para deixar sua casa com ainda mais cara de Brasil? Ao conferir a produção de designers nacionais modernistas, como Paulo Mendes da Rocha e Sérgio Rodrigues, e contemporâneos, como os Irmãos Campana, Zanini de Zanine e Jader Almeida, você promove a criatividade brasileira e traz um toque único à sua decoração. 

Outra criação nacional  que pode reforçar a ideia de brasilidade em qualquer espaço são os cobogós. Criados em Recife, na década de 1920, esses objetos em formato de blocos vazados são muito utilizados em fachadas para facilitar a ventilação e a entrada de luz natural. Na decoração de casa, os cobogós podem ajudar a dividir ambientes, garantindo o frescor e o despojamento que são a cara do Brasil.    

Fotografia de uma sala de estar com móveis poltrona verde, mesa de centro e diversos itens de decoração.

Imagem: A escolha de itens assinados por designers nacionais ajuda a trazer a identidade brasileira para a decoração de casa. Foto: Érico Monteiro

Gostou de conhecer mais possibilidades para uma decoração de casa inspirada no Brasil? Coloque essas dicas em prática e venha celebrar a cultura e a criatividade do nosso país! 

Leia também:

Casas Tropicais: Ideias e inspirações

5 dicas de elementos naturais na decoração

Elementos da natureza na decoração

Compartilhe

Interessou?