O que você está procurando?

Cantinho instagramável: saiba como criar um espaço decorado e funcional

Os cantinhos decorados estão tomando conta das casas, restaurantes e outros espaços comerciais que atraem diversos clientes por conta de sua estética atraente. A seguir, você descobre como decorar ambientes pequenos e grandes para que eles bombem nas redes sociais!

Em uma rápida passada pelas redes sociais, você se depara com diversas fotos de pessoas em cenários decorados e atraentes. Seja em um cantinho do café, do restaurante ou da própria casa, a decoração de ambientes está se tornando essencial para criar um espaço esteticamente atraente e digno de curtidas nas redes sociais. 

A seguir, a gente te conta um pouco mais sobre o conceito de instagramável e dá dicas de como montar um cantinho para fotos na sua casa ou trabalho. Fique por aqui e confira! 

 

O que é um cantinho instagramável? 

 

O termo “instagramável” remete ao Instagram, rede social utilizada para compartilhar fotos e vídeos. Dessa forma, um cantinho instagramável é aquele que oferece um cenário diferente e bonito para que as pessoas possam tirar fotos e gravar vídeos para postar na rede social em busca de curtidas e comentários. 

Entretanto, vale reforçar que esse espaço não deve ser confundido com um simples cantinho da foto. Além de ser esteticamente bonito, o ambiente também deve ser funcional e aconchegante, principalmente quando montado dentro das residências. 

 

Como montar um cantinho instagramável? 

 

Com os elementos certos, você consegue decorar espaços pequenos ou grandes de forma fácil e simples, resultando em um ambiente belo, confortável e digno de registro. Descubra, a seguir, 5 dicas para criar um cantinho instagramável! 

 

1 – Invista em plantas e outros elementos naturais 

 

Imagem de uma sala com sofás e uma poltrona escura, com uma mesa de centro adornada com vasos de plantas e outros objetos. Ao fundo, diversos vasos com folhas e possui piso de madeira tauari. Ao lado, uma área externa com poltronas e uma mesa decorada com suculentas, cercada por vasos contendo plantas e elementos naturais e um deck de madeira ipê.

1 – Multiestruturado Tauari Espinha por Tufi Mousse | 2 – Deck Ipê por Lígia Garcia e Ana Carolina Pitanga – Foto: Rogerio Maranhão

 

Seja dentro da sala de estar, no quintal ou na varanda, as plantas têm o poder de embelezar qualquer cenário, tornando-os também mais alegres, aconchegantes e coloridos. Se você for decorar uma área pequena, coloque vasos em cima da mesa e invista em plantas pendentes e jardins verticais. Assim, você consegue preencher os espaços em branco sem prejudicar a passagem pelos cômodos. 

Se possuir uma área externa grande, você também pode adicionar outros elementos naturais à decoração, como minilagos e pisos de madeira. Os decks são excelentes para deixar os ambientes confortáveis e com um estilo mais rústico. Clique aqui e confira nossos modelos disponíveis! 

 

2 – Destaque o espaço com paredes coloridas 

 

Imagem de uma área externa com deck de madeira teca. Espreguiçadeiras de madeira com almofadas brancas e azuis, acompanhadas por um tapete. Na frente, uma poltrona azul, com uma parede de fundo na mesma tonalidade, cercada por diversas plantas.

Deck Teca Autoclave por Roberto Migotto

 

As paredes coloridas são excelentes para separar o cantinho instagramável do restante do ambiente, dando mais vida e destaque ao cenário. A parede azul da imagem acima remete a um estilo mediterrâneo, que transporta o frescor e a tranquilidade do litoral para dentro das casas. Ótima opção para decorar varandas e áreas gourmets externas. 

Se preferir uma decoração romântica, aposte em cores com tons pastéis, como salmão, verde-água e lavanda. Elas irão criam um ambiente leve e muito elegante. Indo na direção contrária, você também pode utilizar cores quentes – como laranja, amarelo e vermelho – para criar uma composição vibrante e cheia de alegria. 

 

3 – Instale brises de madeira nas paredes 

 

 Imagem de um espaço com um sofá arredondado azul, acompanhado por três mesas de centro com objetos decorativos. As paredes de fundo são de madeira e com diversos quadros. Ao lado, uma poltrona de madeira com piso em madeira brise tauari e três mesas pequenas de canto com vasos. A parede é revestida de madeira e apresenta um banner de pano.

Brise Tauari e Multiestruturado Elegance Tauari por Mariana Pesca

 

Assim como as paredes coloridas, o revestimento de madeira para parede também é uma excelente alternativa para destacar o cantinho e fugir das paredes brancas. Os brises Tauari garantem profundidade às fotos e tornam os ambientes mais confortáveis para que você possa descansar e receber os amigos ou clientes. 

Para aumentar os estímulos visuais do cenário, pendure bandeiras, quadros e posteres em algumas partes do revestimento de madeira, como mostram as imagens acima. Para unificar o ambiente, dê preferência para itens decorativos que estejam na mesma paleta dos móveis presentes no local. 

 

4 – Adicione cadeiras e mesas de apoio 

 

Imagem de uma cadeira com pés de madeira, encosto branco e preto. Ao lado, uma mesa pequena com um vaso. A parede de fundo é de tijolos e exibe dois quadros. Do outro lado, outra cadeira de madeira com uma mesinha branca ao lado. Atrás, uma prateleira com vasos e objetos decorativos e uma parede de tijolos.

Casa Pecan por Très Arquitetura

 

Como mencionamos anteriormente, o cantinho instagramável também deve ser funcional. Pensando nisso, cadeiras e mesinhas são ótimas escolhas para montar o cenário. Além de serem aproveitados no dia a dia para descansar e apoiar objetos, esses móveis também ajudam a tornar a decoração mais interativa, pois as pessoas podem se sentar e fazer parte do cenário na hora de tirar a foto. 

 

5 – Aposte em espelhos 

 

 Imagem da pia do banheiro, decorada com plantas, espelho e iluminação em LED no teto. Ao lado, um banheiro com parede revestida por papel de parede, estante estreita com plantas. Ao lado, a cuba do banheiro com um espelho, e o ambiente possui um tapete.

1 – Carvalho ebanizado por Jaime Homem de Mello e Ana Cruz – Foto: Reinaldo Ortlieb | 2 – Assoalho Cumaru – Acervo Indusparquet

 

Por fim, não podemos esquecer dos espelhos: eles são bastante utilizados por quem quer tirar fotos sem pedir ajuda a outras pessoas. Também são a forma favorita das pessoas registrarem o look que estão usando no dia. Por isso, o espelho é uma peça fundamental para o cantinho instagramável. 

Uma ótima ideia para quem tem um estabelecimento comercial, é montar um cantinho instagramável com espelho dentro dos banheiros, como os dos projetos acima. A iluminação no teto ou atrás do espelho são essenciais para garantir uma boa foto em espaços fechados. Paredes desenhadas e plantas também ajudam a criar um cenário atraente em volta e atrás do espelho. 

_______________ 

Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Indusparquet você confere diversas dicas de decoração para tornar os ambientes mais agradáveis e aconchegantes. Acesse e fique por dentro das novidades! 

 

Leia também: 

Hall de entrada: como montar um bonito e funcional 

6 inspirações com a madeira em destaque 

Piso de madeira e concreto: descubra como combiná-los na decoração 

Compartilhe

Interessou?