O que você está procurando?

5 dicas de cultivo de árvores e plantas em casa

A partir de alguns cuidados básicos, é possível promover, não só o plantio de plantas em casa, como também de árvores de médio e grande porte.

A utilização de plantas em casa ultrapassou os limites dos jardins. Enquanto um elemento cheio de valor afetivo nos lares brasileiros, as plantas são geralmente associadas a gerações mais velhas. No entanto, o costume de cultivar plantas em casa vem ganhando novos adeptos entre os mais jovens, que descobriram o potencial deste hábito para ajudar a lidar com a ansiedade e promover bem-estar e saúde no ambiente doméstico. 

Por que investir em uma decoração com plantas?

É comprovado cientificamente que as plantas promovem saúde e bem-estar, sendo usadas, muitas vezes, como artifício terapêutico. Esse é um dos motivos pelos quais a presença de verde nos ambientes se tornou uma tendência para arquitetos e designers, que buscam promover maior sensação de relaxamento e conforto emocional em seus projetos por meio da aplicação do que se reconhece como neuroarquitetura na área. 

A principal vantagem do cultivo de plantas em casa é a purificação do ar. Durante o processo de fotossíntese, as folhas absorvem o dióxido de carbono para auxiliar na estrutura e nas funções da planta. Junto com o gás carbônico, ainda são absorvidos a poeira e outros contaminantes como monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e de enxofre. As plantas também podem colorir o ambiente e ajudar a amenizar a temperatura, porque criam proteção contra a radiação solar.

Plantio de árvores dentro de casa

Para além das plantas pequenas, outra novidade que vem mostrando força é o plantio de árvores dentro de casa. Mas antes de aderir a essa prática, é preciso tomar algumas precauções. Para começar a cultivar árvores de pequeno, médio ou grande porte em ambientes internos, o primeiro passo é  estudar os espaços da casa para avaliar a incidência de sol, altura e largura disponíveis para o crescimento da muda. 

Após isso, você poderá escolher a espécie, frutífera ou não, e o vaso apropriado, considerando o espaço disponível e a proporção de crescimento da muda. Afinal, nem toda árvore precisa ser grande: existem árvores de pequeno e médio porte que podem substituir, perfeitamente, uma planta para apartamento. 

Partindo desta ideia, separamos cinco dicas para o plantio de árvores no seu lar e para a decoração com plantas em casa ou no seu apartamento. 

1 – Vasos pequenos

Quem pensa em investir em plantas para sala ou para decoração de casa no geral já deve ter ouvido falar no bonsai. A árvore de bonsai é um tipo de arbusto ou planta ornamental que cresce em um pequeno vaso sem desenvolver seu tronco para o tamanho normal. Elas são artificialmente cultivadas como árvores-anãs e permanecem pequenas mesmo quando adultas devido a uma técnica milenar da cultura japonesa. Por isso, o bonsai é plantado em pequenos vasos de cerâmica que não exigem troca ao longo da vida.

Além do bonsai, também é possível semear minirromãs em vasos pequenos de cerâmicas para ter como plantas para dentro de casa. 

 

Fotografia de um espaço interno com uma mesa, cadeiras e um vaso de bonsai.

Imagem: O bonsai é uma forma simples de cultivar uma árvore em casa. Foto: Unsplash

2 – Jardim de vasos

Em vasos maiores, é possível plantar árvores de médio e grande porte, como é o caso das palmeiras, jibóias, samambaias, amoreiras, pitangueiras, oliveiras e até mesmo laranjeiras, entre outras espécies de planta para dentro de casa. Para o projeto do apartamento da arquiteta Paula Zelazo, o paisagista Gilberto Elkis fez um verdadeiro jardim de vasos no espaço da varanda de 70 m². 

Fotografia de uma varanda com móveis e diversos vasos de árvores e plantas, no chão e no teto.

Imagem: Aposte em vasos maiores para o plantio de árvores e plantas de maior porte em casa. Foto: Romulo Fialdini/Divulgação

3 – Painel de madeira 

Outra opção para plantar pequenas árvores em apartamentos é a utilização de um painel de madeira. Versátil, o mecanismo também pode ser usado para cultivar uma horta, com cebolinha, alecrim, orégano, pimentão, tomate e espécies de chás como hortelã, cidreira e menta. Para esta opção, é interessante criar uma rede apropriada de escoamento da água e impermeabilização dos painéis.

A ideia fica bastante evidente no projeto de interiores da arquiteta carioca Ana Paula Souza, que criou um painel de Cumaru para a varanda de um apartamento no Rio de Janeiro. 

Fotografia de um painel ripado de madeira com vasos de plantas pendurados.

Imagem: Se o problema é falta de espaço, invista em um painel de madeira para ter plantas em casa. Foto: Edu Castello/Divulgação

 

4 – Caixa de contenção

Uma boa dica para jardins sobre laje, como é o caso de apartamentos,  é criar uma caixa de contenção de alvenaria para abrigar as árvores. Essa solução aumenta a profundidade disponível para a raiz crescer e pode servir de vaso para árvores de médio porte. 

No projeto da arquiteta Ana Paula Souza, além da horta vertical com o painel de madeira, ela também utiliza uma caixa de contenção que abriga a grande pitangueira na varanda. O projeto de paisagismo de Paula Magaldi também utiliza caixas de contenção, que são integradas ao deck de madeira. 

Fotografia de uma área externa com vaos de plantas e árvores e uma rede de descanso.

Imagem: Inspiração de projeto com caixa de contenção que possibilita o plantio de árvores e plantas em lajes. Foto: Evelyn Müller/Divulgação

 5 – Jardim de inverno

O projeto da arquiteta Patrícia Westphal teve como destaque o jardim de inverno fechado com vidro, integrado à escada para o segundo pavimento de um apartamento duplex no Itaim, na área social que dá acesso à cobertura. 

 As árvores mais escolhidas para jardim de inverno são: Espada de São Jorge, Palmeira Ráfis e a “queridinha” do momento, a Ficus lyrata (ou figueira-lira), que está em alta na decoração. Entretanto, essa espécie precisa de manutenção, pois gosta de sol, apesar de crescer bem em meia-sombra e precisar de muita água. 

 Fotografia de um espaço interno com móveis, uma biclicleta ergométrica e um jardim de inverno.

Imagem: Jardins de inverno também ajudam a trazer o charme e os benefícios das plantas para dentro de casa. Foto: Julia Ribeiro/Divulgação

O que achou dessas ideias para manter plantas em casa? Compartilhe essas dicas com quem também é apaixonado por uma decoração com plantas!

 Leia também:

Home office: 5 plantas que ajudam na produtividade

Casas Tropicais: Ideias e inspirações

Bioarquitetura: ecológica e sustentável

Compartilhe

Interessou?