O que você está procurando?

Brise de madeira: conheça esse revestimento para paredes e tetos

Os brises de madeira são excelentes opções para quem está pensando em instalar revestimentos na parede ou no teto, criando um ambiente sofisticado, aconchegante e cheio de personalidade. Confira mais detalhes sobre o produto e dicas de como combiná-lo com a decoração!

Apesar de ser comumente vista em pisos, a madeira também oferece outras possibilidades de uso na decoração, como no revestimento para parede. Um ótimo exemplo é o brise: uma espécie de painel de madeira ripado que pode ser aproveitado em fachadas, salas e quartos, proporcionando sofisticação e aconchego nos ambientes. Saiba mais sobre esse tipo revestimento e como aplicá-lo na sua casa! 

 

O que é o brise de madeira? 

 

O termo brise remete à expressão francesa “brise-soleil”, que pode ser traduzida como “quebra-sol”. E é exatamente essa a função principal do brise: o painel ripado de madeira ajuda a proteger os ambientes internos do sol, sem prejudicar a passagem de ar e luz natural. 

Além disso, ele é uma ótima opção decorativa para ambientes internos, contribuindo para o isolamento acústico dos cômodos e escondendo imperfeições que ficariam aparentes nas paredes, como cabos de TV e internet. 

 

Imagem de fora de uma casa com as paredes revestidas de madeira Brise, uma porta de correr de vidro, nos lados dois vasos com plantas, uma passagem com pedras e grama. Na lateral, uma casa amarela.

Brise Ipê por Lozi

 

Quais são os modelos de brise da Indusparquet? 

 

Aqui na Indusparquet, você encontra os brises em diversas espécies de madeira. São elas: 

  • Cumaru; 
  • Ipê; 
  • Carvalho; 
  • Freijó; 
  • Tauari; 
  • Peroba Mica; 
  • Peroba Dourada. 

 

Imagem de uma estante branca com dois armários verdes, um vaso com uma planta no centro, e a parede revestida de madeira Brise.

Brise Tauari por Celso Laetano

 

Como limpar o brise de madeira? 

 

Outra vantagem do ripado de madeira é a fácil manutenção: para tirar o pó do brise no dia a dia, passe um pano úmido apenas com água. Para potencializar a limpeza, utilize Skania Super Limpador uma vez por semana. Ele remove sujeiras, manchas e respingos sem agredir a madeira, mantendo-a com um aspecto novo e belo. Clique aqui e saiba mais sobre o produto e seu modo de uso! 

 

Como usar o brise de madeira na decoração? 

 

O brise de madeira é extremamente versátil e pode ser combinado com diversos estilos de decoração e aplicado em todos os cômodos da casa.  

Para proteger o ambiente interno do sol, você pode optar pelo revestimento para parede externa. Na referência abaixo, o Brise Cumaru da fachada ajuda a reduzir a entrada de raios solares na casa, sem interferir na iluminação e na ventilação. Por ser um isolante térmico natural, o ripado de madeira também evita o aumento excessivo de temperatura, mantendo o clima sempre agradável. 

 

Imagem externa de uma casa com formato quadrado, sendo metade branca e metade revestida com madeira Brise. Na frente, há piso e grama.

Breeze Cumaru por Bruno Brandini

 

Outra opção é levar o brise de madeira para a área interna. No projeto, a seguir, o Brise Tauari é utilizado para adicionar textura e profundidade à sala de estar, fugindo da clássica parede branca. Combinado com a cor azul, móveis arredondados e elementos naturais – como plantas e conchas – ele cria uma decoração no estilo mediterrâneo, que carrega todo o frescor e a tranquilidade das praias para dentro de casa. 

 

Imagem de uma sala com duas paredes revestidas de madeira Brise e quadros. Um sofá azul claro com almofadas à frente com mesas de centro com vasos e outros itens. Há também uma poltrona, e ao fundo, uma mesa rodeada de cadeiras, com objetos sobre ela e um quadro pendurado na parede.

Brise Tauari e Multiestruturado Elegance Tauari por Mariana Pesca

 

Você também pode se inspirar na imagem abaixo quando for planejar o revestimento para cozinha. Unindo o Brise Carvalho entre as paredes e o teto, você cria um ambiente aconchegante e autêntico para fazer as refeições e receber as visitas. Junto com as luminárias cobreadas e móveis em cores neutras, o brise garante uma decoração clean e sofisticada para o cenário. 

 

Imagem de uma sala minimalista com uma janela que se abre para uma mesa cercada por três cadeiras brancas, onde há utensílios sobre ela. Acima, há um lustre, e ao lado, um vaso com uma planta. As paredes são revestidas de madeira Brise.

Brise Carvalho por Juliana Dijck e Marcela Muniz

 

Seja qual for sua combinação favorita, aqui na Indusparquet você encontra modelos de brises em diversas cores e madeiras para decorar sua casa com muito estilo e conforto. Clique aqui para conferir todos os produtos em nosso site. Se preferir, encontre a loja mais próxima de você e conte com a ajuda de nossos vendedores para encontrar a melhor opção para sua ideia! 

______________________ 

Gostou das dicas acima e quer mais referências para planejar sua casa? Então siga nossa conta oficial do Pinterest. Lá você encontra inspirações para diversos ambientes e estilos de decoração. Acesse e encante-se! 

 

Leia também: 

7 dicas para tornar a casa agradável e aconchegante 

Produtos de madeira para criar isolamento acústico 

Cantinho instagramável: saiba como criar um espaço decorado e funcional 

Compartilhe

Interessou?