O que você está procurando?

5 tendências de decoração para 2024

Este ano está cheio de novidades no mundo da decoração. Leia o artigo e confira as principais tendências de 2024 que você pode aplicar na sua casa!

A cada ano, novas tendências de decoração surgem para transformar o visual das casas e a forma como interagimos com nosso próprio lar. Pensando nisso, separamos cinco dicas de decoração que chegaram com tudo em 2024. Leia o artigo e saiba mais! 

 

1 – Espaços afetivos  

 

Imagem de uma sala com piso de madeira cumaru demolição, onde há um sofá coberto com mantas e almofadas. Na frente do sofá, há um armário de madeira com objetos decorativos em cima. Ao fundo, é possível ver prateleiras repletas de objetos, além de quadros em uma das paredes. A sala também conta com uma janela.

Assoalho Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado Arquitetura

 

Uma das principais apostas para esse ano é uma decoração focada na essencialidade e na memória. De acordo com o artista e designer Pedro Franco, o essencial é aquilo que nos conta uma história. “Salas e espaços com menos coisas, com aquilo que seja mais racional e signifique mais para as pessoas”, explica o designer. 

Em uma conversa com nossa equipe, Pedro aponta que esse movimento surgiu após a pandemia e cresce cada dia mais, trazendo para os ambientes internos pontos que refletem personalidade, cultura e – claro – lembranças.  

Para criar uma decoração de casa feita de memórias, Pedro diz que não precisamos nos preocupar com tons similares e cores equilibradas, mas sim com valores humanos. Um ótimo exemplo são itens de decoração comprados em viagens, que carregam a história de cada lugar por onde você passou. 

 

2 – Decoração sustentável

 

Imagem de uma área com piso e uma das paredes revestida em madeira, onde se destacam bancos também feitos de madeira. Na área, há um armário de madeira adornado com objetos decorativos sobre ele, além de quadros nas paredes.

Casa Pau Brasil – Acervo Indusparquet

 

Apesar de não ser uma pauta nova, a sustentabilidade ganha ainda mais força nesse novo ano. Afinal, as empresas e consumidores estão cada vez mais preocupados com a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras 

Pensando nisso, os revestimentos e pisos de madeira são excelentes opções para quem deseja decorar a casa sem abrir mão do consumo consciente. Isso porque os produtos da Indusparquet são feitos com madeiras extraídas de áreas de reflorestamento e manejo florestal. Além disso, nossos revestimentos e pisos garantem alta resistência e durabilidade, fazendo com que você possa renová-los e utilizá-los por muitos anos sem precisar substituí-los. Um verdadeiro investimento sustentável. Clique aqui e conheça todos os modelos! 

Para criar um espaço ecológico ainda maior, invista em móveis sustentáveis, plantas e produtos artesanais que remetam à natureza. Além de auxiliarem na decoração natural, esses itens aumentam a conexão com o meio-ambiente, promovendo mais tranquilidade, conforto e bem-estar emocional. 

 

3 – Espaços multifuncionais 

 

 Imagem de um espaço multifuncional em tons escuros, com piso de madeira multistrato elegance cumaru. O ambiente conta com uma cama e uma mesa lateral, além de uma parede com um quadro e do outro lado há uma porta de correr. Ao fundo, uma sala com sofá e TV. Nessa mesma sala, é possível ver uma mesa acoplada no sofá com cadeiras e prateleiras na parede decoradas com objetos decorativos.

Multiestruturado Elegance Cumaru – Foto: Marcelo Donadussi

 

O home office é uma das maiores mudanças dos últimos anos e com certeza irá se manter por muito tempo. Por conta disso, aumenta cada vez mais a necessidade de se criar espaços versáteis e multifuncionais, que consigam suprir todas as demandas do dia a dia dentro de casa. 

Para garantir mais praticidade, é importante otimizar os espaços de modo que seja possível realizar todas as atividades sem abrir mão do conforto e da beleza, como na referência acima, em que um único cômodo abriga o quarto, sala de TV e escritório de maneira harmônica e organizada. 

 

4 – Estilo Japandi 

 

 Imagem de uma sala com design minimalista e claro com um sofá, um tapete e uma mesa de centro com vasos. Há uma almofada no chão, uma luminária ao lado do sofá e um lustre no centro da sala. No canto, há  uma estante com objetos nas prateleiras e do outro lado, há uma mesa com cadeiras. A sala possui piso de madeira e uma cortina que cobre toda a parede.

Foto de Eren Yildiz na Unsplash

 

Se você está buscando inspirações de decoração em alta, vai adorar o estilo Japandi. Mesclando o design minimalista japonês com a rusticidade da estética escandinava, ele proporciona aconchego, funcionalidade e simplicidade em um só lugar.  

Para recriar o estilo Japandi na sua casa, aposte em cores neutras e móveis baixos, que fiquem próximos ao chão. Produtos de origem natural também são essenciais para reforçar essa proposta, como pisos e brises de madeira, além de móveis e adornos feitos com sisal, vime e bambu. 

 

5 – Integração com a tecnologia 

 

Imagem de uma sala com um sofá com almofadas, uma mesa no canto e outra no centro da sala. Na frente do sofá, há armários decorados com objetos, uma TV na parede e uma poltrona ao lado. No fundo, há uma bancada ao lado de uma mesa com cadeiras e um lustre suspenso acima da mesa.

Escritório Trés Arquitetura e Even Construtora – Foto: Reinaldo Ortlieb

 

Os avanços tecnológicos também devem ser integrados aos ambientes internos para oferecer mais praticidade e eficiência no cotidiano. A assistente virtual é uma ótima opção para começar a tornar a casa inteligente. Com ela, você executa diversas tarefas pelo comando de voz, como escutar músicas, criar lembretes, conferir a previsão do tempo e ficar por dentro das notícias do dia. 

Você também pode instalar lâmpadas inteligentes, câmeras de segurança, central de controle e diversos outros acessórios tecnológicos que facilitam o dia a dia. Entretanto, é importante que esses elementos sejam incluídos na decoração de forma discreta, para que eles não sobrecarreguem visualmente o espaço. 

____________________ 

Aqui no blog da Indusparquet você fica por dentro de todas as tendências do mundo da decoração e arquitetura. Acesse e confira nossas dicas! 

 

Leia também: 

Cantinho instagramável: saiba como criar um espaço decorado e funcional 

Peach Fuzz é eleita a Cor do Ano 2024 pela Pantone 

7 dicas para tornar a casa aconchegante e agradável 

Compartilhe

Interessou?