O que você está procurando?

Paisagista Ricardo Pessuto fala sobre os benefícios da natureza dentro de casa

Pessuto foi um dos convidados para participar da programação especial de lives do Grupo Indusparquet nesse período de quarentena

 

A biofilia e seu princípio de conectar as pessoas com a natureza através de vegetação e elementos naturais é uma importante fonte de inspiração para promover a saúde e o conforto emocional. Qual a melhor forma de trazer esses elementos para dentro de casa especialmente em tempos de quarentena? Para responder essa pergunta, o paisagista e agrônomo Ricardo Pessuto, do Pessuto Paisagismo foi um dos convidados para participar da programação especial de lives do Grupo Indusparquet nesse período de quarentena.

Olhar com respeito para a natureza e trazê-la para dentro de casa”, frisou o paisagista ao abrir a live. Grande defensor do uso dos elementos da natureza em projetos de arquitetura, Pessuto acredita que as pessoas estarão mais próximas da natureza após a pandemia. “Se tem um lado bom desse período que estamos vivendo é esse. A pandemia ajudou o homem a se reconectar com a natureza.”

Para Pessuto, a essência do conceito biofílico é optar por ambientes e produtos que, de alguma forma, resgatem a conexão com o natural. Levar plantas para dentro de casa, como um jardim vertical ou vasos de flores com orquídeas, dracenas e samambaias são algumas opções simples trazidas pelo paisagista.

Ricardo ainda fortaleceu a questão da personalidade retratada nos ambientes por meio da decoração e do uso de materiais in natura, como é o caso da madeira. “Madeira traz aconchego e conforto para a alma, harmoniza o ambiente. Ao usar a madeira, é como se a pessoa estivesse imprimindo a sua personalidade naquele ambiente. Estou reformando a casa na minha fazenda e estou usando piso de madeira em tudo até no banheiro”.

Para definir a biofilia na arquitetura, Pessuto citou Burle Marx, um dos maiores nomes do paisagismo brasileiro e uma de suas referências na profissão. “Burle Marx já dizia “o jardim é uma natureza organizada pelo homem e para o homem”. Nós Paisagistas temos a obrigação e o dever de levar a natureza de reencontro ao homem. O mundo precisava disso. A Natureza há muito tempo vinha gritando por isso. De alguma forma, é preciso incluir mais verde, mais água, pedras e madeira nos projetos de arquitetura e design e ajudar as pessoas a se reconectarem”.

Confira alguns projetos onde a harmonização da madeira e a natureza ficou mais que perfeita!!

Cumaru Deck por Pessuto Paisagismo

 

Assoalho Sucupira Grigio – Arquiteta Márcia Meira

 

Living da Piscina – Deck Zigrinato Cumaru por Humberto e Analice Zirpoli

 

Multistrato Demolição Cumaru – Márcia Andrea – Foto Eugenio Mendonça

Deck placa Ipê por Djansen e Carol Grecco – foto João Ribeiro

 

Mostra Green House 2014

 

Mostra Green House 2014

 

Multistrato Sucupira Grigio por Roberto Migotto

 

Piso Pronto Vintage Cumaru – Erica Salguero

 

Projeto HB Interiores – Taco Fashion Carvalho – Foto Andre Bastian

Deck placa de Ipê por Cibele Zanforlin – foto João Ribeiro

 

Lambril Peroba Mica e Deck Cumaru por Paulo Veloso – Revenda IP Recife

 

Roberto Migotto – Deck Teca Autoclave

 

Grand Hotel Hyatt – RJ

E você, como está se reconectando com a natureza? Conta aqui para gente.

Veja mais em nosso Instagram

 

Compartilhe

Interessou?