O que você está procurando?

Diferenças entre pendentes, lustres e luminárias

A iluminação é fundamental em todos os estilos de decoração. Conheça as diferenças entre pendentes, lustres e luminárias e descubra como escolher a melhor opção para cada cômodo da casa!

A iluminação é uma peça fundamental na decoração de qualquer ambiente. Além de valorizar a decoração e a arquitetura, ela tem o poder de transformar completamente a atmosfera de um espaço, transmitindo diferentes sensações e emoções. Existem tantas opções disponíveis no mercado que muitas pessoas ficam na dúvida na hora de escolher o melhor tipo de iluminação para cada cômodo da casa.  

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um artigo explicando as diferenças entre pendentes, lustres e luminárias, além de dar dicas de como utilizar a iluminação a favor da sua decoração. Venha com a gente e saiba mais! 

 

Qual a diferença entre pendentes, lustres e luminárias? 

 

Para começar, vamos falar um pouco sobre os pendentes: como o próprio nome sugere, são aquelas luzes que ficam pendentes no teto, presas por cabos ou correntes. Elas são mais utilizadas para iluminar áreas específicas, como a mesa de jantar, balcão ou cantinho da leitura. Podem ser encontradas nos mais diversos tamanhos e estilos. Além disso, são frequentemente instaladas em grupos com diversas lâmpadas suspensas lado a lado, como na imagem, a seguir. 

 

Imagem de uma sala com uma mesa de madeira cercada por cadeiras, adornada com vasos. Ao lado, um aparador de madeira com objetos decorativos, e um pendente para sala de jantar.

MasterTeto Carvalho Branco por Racine Mourão

 

Assim como os pendentes, os lustres também ficam presos ao teto. A principal diferença entre eles é que os lustres são maiores e mais luxuosos, podendo apresentar várias ramificações e acoplar dezenas de lâmpadas para criar uma iluminação suave e difusa no ambiente. É mais comum encontrar o lustre na cozinha, hall de entrada e sala de estar ou de jantar. Apesar da maioria ter uma aparência clássica, como os da referência abaixo, também é possível encontrar modelos modernos e minimalistas. 

 

Imagem de uma sala com uma mesa grande, adornada com velas e plantas, cercada por cadeiras de madeira. Dois lustres estão suspensos sobre a mesa, e ao fundo, uma sala com várias janelas.

Taco Tradicional por Sérgio Bertti e Rogério Menim – Foto: Claudio Fonseca

 

Por fim, luminária é uma palavra que engloba todos os tipos de iluminação fixa, desde abajures e arandelas até spots e plafons. Cada tipo de luminária exerce uma função diferente e pode ser instalada nos mais diversos cômodos da casa para proporcionar nitidez, destaque ou conforto.  

 

Imagem de um quarto com uma cama, travesseiros e um quadro acima da cabeceira. Duas mesas de canto pretas, uma delas exibe objetos decorativos, enquanto ambas possuem luminárias para quarto.

Acervo Indusparquet

 

Como escolher a iluminação ideal? 

 

 Imagem de um espaço com uma escrivaninha de madeira e uma cadeira à frente. Acima, um quadro e duas prateleiras exibem livros, uma planta e outros objetos, com LEDs na parte inferior. Na parede lateral, uma arandela de parede. Ao lado, um quarto em tons de azul e piso de madeira, com cama e um armário, com um lustre e objetos decorativos.

1 – Multistrato Carvalho Bianco por Trés Arquitetura e Even Construtora – Foto: Reinaldo Ortlieb | 2 – Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado

 

Como já mencionamos, cada tipo de iluminação pode desempenhar uma função diferente na casa. A seguir, você confere 4 dicas de como escolher a melhor opção para cada ambiente: 

1 – Escolha uma temperatura de cor adequada: a temperatura influencia diretamente na sensação que o ambiente transmite. As lâmpadas de cor amarela criam uma atmosfera aconchegante e intimista, ideal para os ambientes de descanso, como o quarto e sala de estar. Por outro lado, as lâmpadas brancas conferem mais nitidez e concentração nas tarefas, sendo uma ótima escolha para a cozinha e escritório; 

2 – Utilize diferentes tipos de iluminação para cada tarefa: assim como a temperatura da lâmpada, os tipos de iluminação também interferem nas sensações e no efeito da luz, e a variação de luzes é ideal para ambientes em que você realiza mais de uma tarefa ao longo do dia. Por exemplo, se você utiliza o quarto para trabalhar e descansar, pode colocar uma luminária de parede com lâmpada branca em sua escrivaninha – para ajudar a focar durante o expediente – e um abajur com lâmpada amarela ao lado da cama para ter uma iluminação mais suave e aconchegante enquanto assiste TV e se prepara para dormir;  

3 – Destaque objetos de decoração com spots: os spots de luz oferecem uma iluminação mais direcionada, dando destaque a pontos específicos. Por conta disso, são perfeitos para dar enfoque a objetos de decoração, como quadros, esculturas e plantas; 

4 – Dê preferência para lâmpadas de LED: além de serem mais econômicas e duráveis do que as lâmpadas incandescentes, elas permitem uma maior variedade de cores e intensidades de luz, criando um efeito mais sofisticado e moderno. Você também pode utilizar fitas de LED para iluminar armários e closets de uma maneira diferente, sem correr o risco de aquecer o local.

 

Imagem de um espaço aberto com uma parede texturizada, um quadro, um banco e piso de madeira, além de uma luminária de teto. Ao lado, um closet com armários, roupas penduradas e gavetas, iluminado por luminárias de teto em LED.

1 – Multiestruturado Tauari Matte por Marcelo Salum – Foto: Reinaldo Ortlieb | 2 – Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado

 

Como combinar pendentes, lustres e luminárias com a decoração?

 

Existem diversas formas de aliar a iluminação com sua decoração favorita. Para criar um estilo industrial na sua casa, invista em luminárias de teto produzidas em metal, como os spots. Para iluminar todo o ambiente, instale-os em diversos pontos do cômodo e conecte-os por trilhos expostos no teto e na parede. Combine o revestimento de madeira com concreto e tijolos à mostra, como na referência abaixo, para reforçar ainda mais a estética de fábrica. 

 

Imagem de uma casa com conceito aberto, um sofá com almofadas. Ao fundo, um armário com TV, prateleiras e plantas. Ao lado, uma mesa com cadeiras e um lustre na cozinha, com vasos espalhados e luminárias de teto.

Apartamento Marechal por Casa 100 Arquitetura

 

Se preferir um estilo romântico, procure por abajures arredondados e com um design vintage. Eles conversam perfeitamente com móveis antigos, estampas florais e cores claras, como da imagem, a seguir. Junto com o piso de madeira e flores delicadas, eles criam uma atmosfera íntima, acolhedora e serena. Clique aqui e descubra tudo sobre esse estilo de decoração! 

 

Imagem de uma sala com piso de madeira cumaru demolição com um sofá florido azul e rosa e almofadas coloridas, um tapete rosa, uma mesa de centro com objetos e duas cadeiras transparentes. De um lado do sofá há uma mesa de canto com uma flor, do outro um armário com abajur e outros objetos e na parede cinza há quadros.

Assoalho Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado Arquitetura

 

Já se estiver em busca de luminárias pendentes rústicas, procure por aquelas feitas em madeira, metal ou cobre. Combine-as com móveis de madeira bruta, troncos e objetos artesanais produzidos com argila, sisal e bambu. Tons terrosos e piso de madeira de demolição também são ótimas escolhas para o estilo rústico. 

 

Imagem de um ambiente rústico com armários, mesa, prateleiras e piso de madeira, complementado por luminárias pendentes rústicas e LED's sobre os rodapés.

Multiestruturado Lugano Affumicato por Anik Mourão

 

Como dissemos anteriormente, os lustres são frequentemente associados com a decoração clássica de palácios e castelos. Para seguir nesse estilo, escolha lustres luxuosos e imponentes, que se destaquem no cenário. Pisos e revestimentos de madeira nobre também são características fundamentais dessa estética, bem como móveis antigos, arredondados e detalhados, como as poltronas e cadeiras abaixo. Para finalizar a decoração clássica, aposte em candelabros, arranjos florais, bustos e vasos de cristal ou porcelana. 

 

Imagem de uma sala com sofás, poltronas e mesas de canto com abajur. No centro, um tapete com uma mesa de centro decorada, cortinas e um lustre grande. Ao lado, uma mesa rodeada de cadeiras com um lustre suspenso sobre ela, e ao fundo, outra sala.

1 – Peroba Mica por Flavio Moura – Foto: Chico Diniz | 2 – Taco Tradicional por Sérgio Bertti e Rogério Menim – Foto: Claudio Fonseca

 

Se você ama lustres, mas prefere uma decoração mais moderna, não se preocupe: atualmente, existem diversos modelos de lustres criativos e diferentes que você pode instalar na sua casa para conferir muita personalidade ao ambiente. Um ótimo exemplo são os da imagem abaixo, feitos em cobre e com ramificações que lembram árvores de cabeça para baixo. Combinados com o brise de madeira Cumaru, parede espelhada e chão de mármore, eles criam uma proposta bastante contemporânea e sofisticada. 

 

Imagem de uma mesa rodeada de cadeiras com uma estrutura de madeira cumaru da parede até o teto no centro da parede, lustres criativos, ar-condicionado em um lado e uma janela com cortina no outro.

Brise Cumaru por Patricia Baptista Duccini

 

Seja qual for seu estilo favorito, os pendentes são excelentes para proporcionar conforto e relaxamento. Você pode instalar pendentes para sala de jantar bem em cima da mesa para apreciar as refeições em um ambiente tranquilo e intimista. Outra dica é combinar luminárias de teto e pendentes na sala de estar. Assim, você pode escolher entre iluminar um ambiente inteiro ou clarear apenas a ponta do sofá em que você estiver descansando com uma luz mais suave.

 

Imagem de uma mesa pequena redonda com cadeiras, ao lado de armários de uma cozinha. Acima da mesa, um pendente e luminárias para teto, e o espaço possui piso de madeira. Ao lado, uma estrutura de madeira com almofadas, janelas ao fundo, pendentes lateralmente e uma luminária de LED no teto.

1 – Multiestruturado Cumaru Reale por Leticia Ruivo | 2 – MasterTeto Carvalho Branco por Racine Mourão

 

E se você acha que as luzes pertencem só ao teto ou paredes, se enganou: também é possível instalar luminárias no chão ou próximo a ele para iluminar as escadas ou dar destaque a objetos de decoração. Nesses casos, sugerimos o uso de plafons embutidos ou lâmpadas tubulares, como mostram as inspirações abaixo. 

 

Imagem de uma escada de madeira com corrimão, luminárias no chão e, no fim do corredor, quadros pendurados. Ao lado, uma escada de madeira com corrimão iluminado, luminárias de chão, e uma pessoa ao fundo.

1 – Soleira Cumaru por Degrade – Foto: Julia Ribeiro | 2 – Piso Pronto Demolição Cumaru por Celso Laetano – Foto: Favaro Jr

 

_____________ 

Essas são apenas algumas ideias de como utilizar a iluminação para favorecer a decoração. Para mais referências, siga nossa conta oficial do Pinterest. Lá você encontra diversas sugestões de pendentes para o quarto, lustres para salas, luminárias para cozinha americana e muito mais. Acesse e inspire-se! 

 

Leia também: 

5 tendências de decoração para 2024 

7 dicas para tornar a casa aconchegante e agradável 

6 vantagens do piso de madeira 

Compartilhe

Interessou?