O que você está procurando?

7 dicas para tornar a casa aconchegante e agradável

Imagem de um sofá com almofadas brancas, com uma janela de vidro atrás e uma porta de vidro ao lado. Do outro lado, um armário com prateleiras e objetos decorativos, com piso de madeira no ambiente.

O lar ideal é aquele que proporciona acolhimento, conforto e bem-estar para todas as pessoas que moram nele. E a boa notícia é que você não precisa gastar muito para ter uma casa agradável. Com dicas simples e fáceis de decoração, você pode transformar qualquer ambiente para que ele funcione ao seu favor. 

A seguir, a gente te mostra como deixar a casa mais aconchegante em 7 passos. Continue por aqui e saiba mais! 

 

1 – Preze pela praticidade

 

Imagem de uma sala com sofá e almofadas brancas, mesa de centro com objetos. À frente, uma parede espelhada com uma TV. Ao fundo, mesa com cadeiras e cozinha com armários e geladeira. O piso é de madeira e as paredes têm quadros.

Multistrato Carvalho Bianco por Suite Arquitetos

 

Essa é a dica mais importante: independente do seu estilo ou tamanho do ambiente, a praticidade deve vir em primeiro lugar. Afinal, não tem como uma casa ser 100% agradável se ela atrapalhar as atividades do dia a dia. 

Na hora de planejar a decoração, considere as áreas de circulação da casa, portas que serão abertas e seus hábitos pessoais para realizar cada tarefa. Se possuir um animal de estimação, pense também nas necessidades do pet antes de mobiliar e decorar os cômodos. 

 

2 – Aumente a iluminação natural 

 

Imagem de uma sala com sofá, poltronas e mesa de centro. Ao fundo, uma mesa com cadeiras. Uma parede é colorida, outra tem quadros e a terceira possui estrutura de madeira com vidro, proporcionando iluminação natural.

Lambri Sucupira por Celso Laetano – Foto: Paulo Altafin

 

A iluminação natural é essencial para tornar os ambientes mais acolhedores, arejados e agradáveis. Se você estiver na fase de construção ou reforma da casa, opte por janelas e portas amplas, que permitam bastante entrada de luz durante o dia.  

Para não perder a privacidade, utilize cortinas para casa que sejam leves e translúcidas e conte com o painel Muxarabi da Indusparquet: ele possui aberturas em formas geométricas que deixam a luz passar sem revelar todo o ambiente interno da casa. Ele pode ser usado como divisória, janela e porta. Clique aqui e saiba mais sobre seus benefícios e aplicações!  

 

3 – Dê preferência para cores claras 

 

Imagem de um quarto com cama e almofadas claras, um banco ao lado e um armário de madeira à frente. As paredes apresentam cores claras e padrões geométricos.

Multistrato Carvalho Bianco por Suite Arquitetos

 

A decoração voltada para cores claras reforça e amplia a presença da iluminação natural nos cômodos. Além disso, ela confere mais leveza e amplitude aos ambientes, sendo uma ótima escolha para apartamentos e outros espaços compactos. 

Além da cor branca, que costuma ser a mais escolhida nessa situação, você pode utilizar as cores bege, areia ou gelo como predominante na decoração. Para adicionar pontos vibrantes e coloridos, opte por tons pastéis de amarelo, verde, roxo, rosa, etc. 

 

4 – Invista em pisos de madeira 

 

Invista em pisos de madeira

Multilaminado Carvalho Bianco por Rita Diniz – Foto: Reinaldo Ortlie

 

A decoração com madeira também é bem importante para manter os espaços agradáveis e aconchegantes. Além de ser visualmente atraente, o piso de madeira ajuda a manter o equilíbrio térmico do ambiente, para que ele fique mais aquecido nos dias frios e fresco nos dias quentes. 

Já os revestimentos em madeira para paredes e tetos conferem isolamento acústico à casa ou apartamento, abafando os ruídos externos para que você possa aproveitar o dia a dia com mais calma e tranquilidade. 

Aqui na Indusparquet você encontra diversas opções de pisos, decks, brises, soleiras e outros revestimentos que oferecem benefícios estéticos e funcionais ao ambiente. Clique aqui e confira todos os produtos em nosso site agora mesmo! 

 

5 – Adicione elementos que proporcionam conforto 

 

Imagem de um sofá com almofadas coloridas, piso de madeira e tapete. Ao fundo, uma mesa com cadeiras e outro sofá com um tapete de pele fake. Uma parede é de tijolos com ar-condicionado, e a outra possui objetos decorativos.

Assoalho Multistrato Demolição Cumaru por Fernanda Dabbur

 

Os acessórios também têm o poder de transformar a casa. Quando pensamos em aconchego, um dos primeiros itens que vêm à cabeça são as almofadas: adicione-as em uma quantidade que aumente o conforto nos sofás, poltronas e camas, mas sem exagero. Caso contrário, elas ocuparão um espaço desnecessário. 

Os tapetes ressaltam a sensação de acolhimento, principalmente se tiverem pelos longos e macios. Uma cesta com mantas ao lado do sofá também ajuda a tornar o ambiente acolhedor e agradável nos dias mais frios. 

Por último, as fotos e objetos com valor sentimental também são fundamentais para dar uma cara de lar ao ambiente, deixando-o mais charmoso, intimista e com sua personalidade. 

   

6 – Invista na decoração com plantas naturais 

 

Imagem de uma varanda com piso de madeira e várias plantas, com a cidade ao fundo. Ao lado, portas de vidro, com um ambiente interno iluminado.

Deck Cumaru Demolição por Life By Lufe

 

As plantas oferecem diversos benefícios para a casa e seus moradores. Como já explicamos neste outro artigo do blog, a conexão com a natureza ajuda a promover a saúde e conforto emocional. Por isso, além de harmonizar o ambiente, elas também garantem mais aconchego para o lar. 

Se você tiver uma área grande, aposte em palmeiras, samambaias, costelas de Adão, jiboias e até mesmo árvores frutíferas. Já se o espaço for compacto, volte os olhares para suculentas, mini cactos e plantas pendentes que ficam presas no teto. O jardim vertical também é uma ótima alternativa para quem deseja incluir plantas na casa sem reduzir a área de circulação livre. 

 

7 – Perfume as áreas internas 

 

Imagem de uma sala com duas paredes de madeira decoradas com diversos quadros. À frente, um sofá azul, uma poltrona, mesa de centro com objetos decorativos e um tapete. Ao fundo, uma mesa cercada por cadeiras, com um quadro pendurado na parede.

Brise Tauari e Multiestruturado Elegance Tauari por Mariana Pesca

 

O cheiro do ambiente também muda a forma como nos sentimos nele. Para tornar os espaços mais agradáveis, perfume-os com os aromas de sua preferência. Decore a sala com velas aromáticas e acenda-as para criar um cenário mais intimista e perfumado. Os difusores elétricos ou de palitos também são ótimas opções para quem quer deixar os cômodos perfumados o dia inteiro. 

Por fim, você também pode incluir plantas aromáticas na decoração. Além de contribuírem para o bem-estar e aconchego, elas também funcionam como um perfume para o ambiente. As principais plantas que liberam aromas agradáveis são:  

  • Alecrim; 
  • Lavanda; 
  • Tomilho; 
  • Manjericão; 
  • Sálvia; 
  • Camomila; 
  • Arruda. 

____________________ 

Aqui no blog da Indusparquet, você confere diversas dicas de decoração, limpeza da madeira, arquitetura e sustentabilidade. Acesse e fique por dentro das tendências para sua casa! 

 

Leia também: 

6 inspirações com a madeira em destaque 

Pisos para áreas externas e molhadas: confira sugestões de uso 

Quais cores combinam com o piso de madeira? 

 

Compartilhe

Interessou?