O que você está procurando?

Estilo de decoração romântico: descubra como criá-lo

Com flores, tons pastéis e objetos delicados, o estilo romântico confere leveza, sofisticação e aconchego à decoração. Leia e descubra como combiná-lo com os pisos de madeira Indusparquet!

O estilo romântico na decoração é caracterizado por elementos delicados e cores suaves, que criam ambientes íntimos, serenos e acolhedores. Ao contrário do que muitos pensam, ele não está necessariamente ligado ao mundo feminino e pode agradar diversos tipos de pessoas e idades. 

A seguir, nós listamos 8 elementos principais para quem deseja criar uma decoração no estilo romântico. Venha com a gente e anote seus preferidos! 

 

1 – Decoração com madeira 

 

 

Imagem de um quarto com um berço de madeira; ao lado, uma poltrona clara de amamentação; e na frente, um sofá de madeira com almofadas. Ao fundo, uma janela de vidro, no centro, um tapete rosa, com objetos decorativos na parede e o piso é de madeira cumaru.

Assoalho Cumaru Demolição por @nvarquitetura

 

A madeira é um dos materiais predominantes no estilo romântico, podendo ser aplicada em pisos, revestimentos de parede e em objetos. Na imagem acima, o Assoalho Cumaru Demolição se une a móveis de madeira com tons semelhantes para aproximar os elementos e deixar todo o quarto conectado. 

Entretanto, também é possível combinar o piso com móveis de madeira utilizando tonalidades contrastantes, como já explicamos nesse artigo aqui. Se preferir, você também pode optar por móveis de madeira pintados de branco ou em outras cores da paleta romântica, que explicaremos, a seguir. 

 

2 – Cores suaves e estampas delicadas 

 

 Imagem de um quarto com uma cama de solteiro encostada na parede, com uma manta e almofadas. À frente, há um armário de madeira, um banco ao lado e as paredes pintadas em tons pastéis com várias formas assimétricas.

Multistrato Carvalho Bianco por Suite Arquitetos

 

A decoração romântica preza por cores suaves e tons pastéis, com pequenos destaques para cores vibrantes. Além do branco e do cinza claro – que são opções neutras – a paleta desse estilo conta com as seguintes cores: 

  • Salmão; 
  • Lavanda; 
  • Rosa bebê; 
  • Violeta; 
  • Azul claro; 
  • Verde claro; 
  • Pêssego, a cor Pantone de 2024. 

Além das cores, você também pode recorrer a estampas e texturas delicadas para compor a decoração. Os desenhos florais são os mais escolhidos para estampar cortinas, almofadas, lençóis e papéis de parede, mas também é comum encontrar padrões vitorianos, listras e poás. 

 

 Imagem de uma sala com piso de madeira multistrato cumaru. Um sofá, coberto por duas colchas e almofadas, está à frente de um móvel de madeira. Na lateral, quadros pendurados, e atrás, uma prateleira com diversos objetos.

Assoalho Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado Arquitetura

 

3 – Móveis arredondados ou antigos 

 

Imagem de uma sala com uma mesa de centro arredondada de madeira, adornada com vasos, livros e uma escultura sobre um tapete claro. Ao fundo, encontra-se um sofá claro com almofadas, enquanto na parede, quadros estão pendurados. O teto é revestido com madeira brise tauari. Ao lado, a imagem de uma cadeira antiga de madeira ao lado de uma mesa de madeira com folhagens e outros itens. Na parede, há quadros e ao lado, uma janela.

1 – Brise Tauari por Renato Souza | 2 – Assoalho Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado Arquitetura

 

Os móveis arredondados e antigos também marcam presença nesse tipo de decoração de ambientes. Para a sala, busque por sofás, cadeiras e mesas que se enquadrem na proposta. Já para os quartos, invista em poltronas, gaveteiros e armários. Esses itens podem ser fabricados em madeira, estampados ou, se preferir, customizados para trazer referências modernas sem deixar de lado a sofisticação que essa estética demanda.  

 

4 – Sofás e baús em frente à cama 

 

Imagem de um quarto com uma cama de casal branca e bege, acompanhada por um recamier. Ao fundo, um jardim, na frente, um vaso com folhas e uma escada. O piso é de madeira, e leva um tapete claro.

Estúdio Elmor – Acervo Indusparquet

 

A decoração romântica no quarto também é marcada por baús ou bancos estofados posicionados bem aos pés da cama. Além de reforçar a estética, esses itens também proporcionam mais funcionalidade no dia a dia, podendo ser utilizados para guardar itens pessoais ou servir de apoio na hora de calçar os sapatos. 

 

5 – Cortinas leves e translúcidas 

 

Imagem de uma sala com um sofá claro e almofadas, à frente, uma mesa de centro redonda com objetos e uma poltrona ao lado. Ao fundo, uma bancada com banquetas, um vaso com folhas, lustres e uma janela com cortinas translúcidas.

Multistrato Carvalho Bianco por Escritório Trés Arquitetura e Even Construtora – Fotos: Reinaldo Ortlieb

 

Assim como em diversos outros estilos de decoração de interiores, a iluminação natural é uma peça-chave aqui. Por isso, é importante que as cortinas escolhidas para cobrir as janelas sejam translúcidas. Dessa forma, é possível manter a privacidade sem prejudicar a passagem de luz que torna os ambientes leves e aconchegantes. 

 

6 – Lustres e luminárias 

 

Imagem de uma grande mesa branca cercada por cadeiras de madeira, com duas velas e um vaso sobre ela. No teto, dois lustres, e ao fundo, diversas janelas.

Taco Tradicional por Sérgio Bertti e Arq. Rogério Menim – Foto: Claudio Fonseca

 

Além da iluminação natural, conte com lustres e luminárias para complementar a decoração e ressaltar o estilo romântico elegante. Você pode combinar luminárias de teto, de chão e de mesa para proporcionar uma sensação de luminosidade e amplitude aos ambientes, conforme a necessidade de cada um. 

 

7 – Adornos delicados 

 

Imagem de um sofá com uma manta de nós e almofadas. Ao fundo, três prateleiras exibem quadros, esculturas e outros objetos. Ao lado, no chão, há dois itens decorativos, enquanto na parede estão pendurados dois quadros. O piso é de madeira cumaru. Ao lado, imagem de prateleiras com quadros, garrafas, vasos e outros adornos, com pequenos relógios pendurados entre eles. No chão, uma luminária, um quadro apoiado na parede e um piso de madeira cumaru.

Assoalho Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado Arquitetura

 

Os itens decorativos também são ótimos aliados para compor uma decoração romântica que reflita seus gostos e personalidade. Dê preferência para adornos que se enquadrem na paleta de cores da decoração e que confiram delicadeza ao ambiente: pratinhos de porcelana, porta-retratos, livros, velas e câmeras fotográficas são ótimas opções para começar, como mostram as imagens acima. 

 

8 – Flores 

 

Imagem de uma sala com sofá e almofadas coloridas, com quadros pendurados na parede atrás deles. À frente, um tapete rosa com uma mesa de centro adornada por diversos objetos. Ao lado, um móvel de madeira com flores, quadro e um abajur, junto a uma mesa com cadeiras de madeira e uma flor na ponta. O ambiente possui piso de madeira multistrato cumaru.

Assoalho Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado Arquitetura

 

Por fim, a presença de plantas naturais na casa ajuda a promover a saúde e conforto emocional, além de embelezar os ambientes. No caso da decoração no estilo romântico, os arranjos com flores delicadas são a melhor opção, como os lírios e cravos da inspiração acima. Você também pode variar entre diversas espécies, como: 

  • Amarílis; 
  • Azaleia; 
  • Begônia; 
  • Camélia; 
  • Crisântemo; 
  • Gardênia; 
  • Lavanda; 
  • Margarida; 
  • Orquídea. 

__________________________ 

Aqui no blog da Indusparquet, você fica por dentro das principais tendências e estilos de decoração para compor os ambientes da sua casa. Acesse e encontre o que mais combina com você! 

 

Leia também: 

Decoração industrial: características e inspirações 

Estilo mediterrâneo: saiba como combinar na sua casa 

Minimalista e aconchegante: conheça a decoração escandinava 

 

Compartilhe

Interessou?