O que você está procurando?

Hall de entrada: como montar um bonito e funcional

Existem várias ideias para montar um hall de entrada charmoso e que atenda às suas necessidades na hora de sair ou chegar em casa. Confira nossas dicas e inspire-se!

O hall de entrada é o cartão de visitas do lar ou da empresa. Afinal, ele é o primeiro espaço que você e as visitas entram ao chegar no local. Apesar de passar despercebido em diversos projetos e reformas, ele merece uma atenção especial e pode transformar os ambientes com ideias simples. 

Quer descobrir como montar um hall de entrada? A seguir, a gente te conta mais sobre esse espaço e como decorá-lo, mesmo em apartamentos pequenos.  Saiba mais! 

 

O que é um hall de entrada? 

 

Imagem de um hall de entrada empresarial com uma das paredes e o piso de madeira, uma poltrona com uma mesa de centro e ao lado um armário com vasos e objetos decorativos pendurados na parede.

Casa Pau Brasil por ArqExact

 

Como mencionamos, o hall de entrada residencial ou empresarial é a primeira área que uma pessoa entra ao passar da porta do imóvel. Algumas casas e apartamentos grandes contam com um corredor destinado exclusivamente para o hall. Entretanto, em alguns casos, o hall de entrada se mescla à sala de estar. 

Esse espaço pode ser destacado por móveis, quadros, plantas, cores diferentes na parede e, claro, revestimentos em madeira. Sua decoração pode servir tanto para questões estéticas quanto funcionais, a fim de tornar a entrada receptiva e aconchegante. 

 

O que deve ter no hall de entrada decorado? 

 

O hall de entrada pode ser decorado com diversos itens para atender ao seu estilo de decoração e necessidades do dia a dia. A seguir, a você confere uma lista com os itens mais usados nesse ambiente: 

  1. Espelhos: os espelhos são ótimos aliados para quem deseja construir um hall de entrada em apartamento pequeno. Por refletir a luz natural e das luminárias, ele proporciona uma sensação de amplitude no ambiente. Além disso, sua aplicação na entrada é bastante estratégica para quem gosta de dar uma última conferida na aparência antes de sair de casa. 
  2. Mesas e aparadores: são ideais para guardar objetos utilizados no dia a dia, como chaves e carteiras. Para deixar tudo organizado, você pode adicionar bandejas e caixinhas na superfície. Se preferir, também existem modelos de aparadores com portas e gavetas, para esconder os objetos e evitar a bagunça. 
  3. Prateleiras e estantes: também são essenciais para quem quer unir beleza e funcionalidade em um só lugar. Você pode utilizá-las para colocar objetos pessoais e itens decorativos, como porta-retratos e plantas pequenas. 
  4. Bancos e sapateiras: esses dois itens juntos garantem muito mais praticidade na hora de sair ou chegar em casa. Com a sapateira, você e suas visitas podem retirar e guardar os calçados assim que entrarem no cômodo, utilizando os banquinhos como apoio para tirar os sapatos mais difíceis, como tênis e botas. 
  5. Cabideiros: ótimo para pendurar casacos de frios, bolsas e mochilas. Para ambientes compactos, aposte em um modelo que fique preso na parede. Se houver espaço, os cabideiros de chão também são ótimas opções. 
  6. Suportes para objetos: essa dica vale para os mais diversos objetos, podendo se adaptar para os tamanhos de cada um. Você pode ter um porta guarda-chuva para não molhar a casa quando chegar, um porta chaves para não perder o chaveiro de vista e ainda um suporte para bicicletas, caso sua casa ou prédio não possua um bicicletário. 
  7. Itens de decoração: são indispensáveis para manter o hall de entrada sempre bonito e também podem variar de acordo com suas preferências, como fotos de viagens, esculturas, miniespelhos, etc. 
  8. Vasos de plantas: as plantas também atuam como itens de decoração. Entretanto, adicionam um ar natural e aconchegante para o ambiente. Para ficar em estantes, prateleiras ou mesas, aposte em mini suculentas e cactos. Já as plantas pendentes são ótimas opções para quem não possui muito espaço, enquanto as plantas maiores de chão ficam ótimas em halls amplos. 

 

Qual o tamanho ideal para um hall de entrada? 

 

Imagem de um hall de entrada com cadeira, objeto e piso de madeira, quadros pendurados em uma das paredes e ao fundo, uma escada.

Bangalô Aldeia – Foto: Chico Porto

 

A resposta para essa pergunta é: todos os tamanhos. Seja para um hall de entrada externo ou interno, todo espaço pode ser aproveitado para criar um cenário bonito e funcional. O importante é organizar o local para que todos possam transitar com facilidade, sem atrapalhar a passagem. 

 

Como fazer um hall de entrada pequeno? 

 

Se você gostou das dicas acima e não sabe como montar um hall de entrada no seu apartamento, não se preocupe: separamos algumas referências para te inspirar. Abaixo, temos dois exemplos de hall de entrada com o assoalho de madeira Cumaru Demolição 

Na primeira imagem, a cadeira e mesa de madeira se unem ao piso para dar ainda mais destaque aos elementos naturais no ambiente interno, possibilitando também o apoio e organização de objetos que são usados com frequência. Já na segunda, o espaço é utilizado apenas para fins estéticos, com quadros decorativos e plantas que também garantem um contato maior com o meio ambiente dentro do lar.

 

Hall de entrada com piso de madeira Cumaru Demolição, uma cadeira e ao lado uma mesa de apoio com uma vaso e outros objetos. E a parede leva quadros. Ao lado a imagem de uma porta que dá acesso a um hall de entrada pequeno com piso de madeira Cumaru Demolição, quadros nas paredes, e ao fundo, um armário com uma planta alta ao lado.

Assoalho Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado Arquitetura

 

Para valorizar a brasilidade na decoração, aposte em elementos naturais, como plantas e móveis de madeira. Peças artesanais, como vasos de cerâmica e tapetes, também são ótimas escolhas para a composição do cenário, como mostram as referências, a seguir: 

 

Imagem de um hall de entrada com piso de madeira Cumaru Triply, uma mesa de centro com um vaso de vidro contendo galhos com flores. Ao fundo, uma estrutura de madeira com uma escultura sobre ela, e ao lado, dois quadros na parede.

Casa Pecan por Très Arquitetura

 

Como mencionamos, bancos, apoiadores e prateleiras também são extremamente úteis na montagem do hall de entrada. Na imagem à esquerda, o banco conversa com o piso de madeira Cumaru Triply e a soleira da Indusparquet para explorar uma gama de texturas e tonalidades de madeira. Já na direita, o projeto mescla objetos de madeira e de concreto para criar um contraste equilibrado de texturas e sensações, como já explicamos nesse artigo aqui 

 

Imagem de um hall de entrada com porta e piso de madeira Cumaru Triply e Soleira em tonalidades diferentes, um banco de madeira e dois quadros na parede

1 – Cumaru Triply e Soleira Indusparquet por Flávia Maria Stecca | 2 – Elegance Cumaru por ARTD3, Karina Kawano e Denise Maruishii

 

Se gostou das dicas acima, aproveite para conferir nossa conta oficial do Pinterest. Lá você encontra inspirações para todos os gostos e ambientes. Acesse e fique por dentro das tendências! 

 

Leia também: 

Quais cores combinam com o piso de madeira? 

Revitalização do piso de madeira: 5 motivos para fazer a reforma 

Área gourmet com piscina: dicas para reformar sua casa 

Compartilhe

Interessou?