O que você está procurando?

Decoração Industrial: características e inspirações

O estilo industrial une elementos rústicos e sofisticados para criar um ambiente único e cheio de personalidade. Saiba mais sobre essa tendência e descubra como usá-la no seu lar ou empresa!

Hoje vamos te contar um pouco mais sobre um dos estilos de decoração mais populares dos últimos tempos: o estilo industrial. Ele aposta no reaproveitamento de materiais, elementos rudimentares e exposição de tijolos, canos e bastante metal para criar uma estética característica das indústrias dentro dos lares. 

A seguir, você descobre um pouco mais sobre a origem dessa decoração, seus principais conceitos e inspirações para criar ambientes industriais em casas, apartamentos e empresas. Fique por aqui e confira! 

 

Como surgiu a decoração industrial? 

 

Imagem de uma sala com sofá integrada a uma sala de jantar, com mesa oval e cadeiras com piso de madeira Demolição Cumaru. Ao fundo, uma cozinha em tons escuros. O ambiente possui decoração estilo industrial, com canos à mostra e uma parede de aparência rudimentar.

Assoalho Demolição Cumaru por Gabriel Cordeiro

 

A decoração estilo industrial surgiu em meio à Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, que é marcada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York. O acontecimento gerou uma das maiores recessões econômicas do mundo e, com isso, diversas fábricas foram abandonadas por toda a cidade nova-iorquina. 

Anos depois da quebra da Bolsa de Valores, já na década de 1970, os Estados Unidos ainda enfrentavam grandes problemas econômicos, incluindo os altos preços de casas e apartamentos. Para contornar essa situação, diversas pessoas começaram a transformar as indústrias e galpões abandonados em ambientes residenciais, que mais tarde ficaram popularmente conhecidos como lofts. 

A nova estética foi bem aceita pela população e se espalhou rapidamente por todos os cantos do mundo. Até hoje, tanto os lofts quanto o estilo industrial são caracterizados, principalmente, pela presença de espaços amplos, pé direito alto e estruturas expostas, como canos e tubulações. 

 

Quais são as características do estilo industrial? 

 

Como mencionamos, existem algumas características que você deve levar em consideração para utilizar o estilo industrial na decoração. Conheça 10 atributos principais: 

  1. Ambientes amplos e integrados: para manter as características das fábricas e galpões, o estilo industrial preza pela integração dos ambientes, sem paredes e divisórias. Assim, os lares e empresas se tornam mais amplos, com maior visão da área total; 
  2. Estrutura exposta: uma casa com estilo industrial também conta com bastante estrutura exposta, apostando em tetos de madeira ou de concreto para sustentar o conceito da decoração e manter um toque rústico; 
  3. Canos e tubulações à mostra: além da estrutura, os canos e tubulações também ficam expostos, desde as paredes até o teto. Além de garantir o estilo industrial, isso também torna a reforma mais rápida e econômica; 
  4. Iluminação em trilhos: para a iluminação industrial, aposte em spots presos a trilhos de metal. Você também pode utilizar lâmpadas pendentes e luminárias de chão com base de metal ou madeira; 
  5. Janelas e portas de ferro: dê preferência para modelos grandes e com esquadrias de ferro, que remetem às fábricas; 
  6. Concreto e cimento: o concreto e cimento são tendências de decoração essenciais no estilo industrial. Eles aparecem com mais frequência em pisos, tetos e paredes. Entretanto, também podem ser utilizados em móveis e objetos, como mesas e vasos; 
  7. Tijolos: a presença de tijolos também é bastante popular nessa decoração, remetendo às construções de fábricas e garantindo um toque rústico ao ambiente; 
  8. Metal: as estruturas e objetos de metal também são importantes para a composição do estilo. Você pode utilizá-los em vigas de aço expostas, canos, bancos e prateleiras, além de variar entre metais na cor prata ou preto fosco; 
  9. Cores neutras: há a predominância de cores neutras e sóbrias, como preto, branco, cinza e tons terrosos. Já as cores quentes e frias podem ser usadas de forma equilibrada para destacar pequenos pontos da decoração; 
  10. Móveis e objetos rústicos: o estilo industrial conversa harmoniosamente com móveis e objetos rústicos, revestidos em madeira, aço ou metal. A combinação desses elementos confere autenticidade e conforto aos ambientes. 

 

Quais pisos de madeira combinam com o estilo industrial? 

 

Imagem de uma cozinha em tons escuros com uma ilha e banquetas, ao lado de armários contendo diversos objetos e eletrodomésticos, além de dois quadros na parede. O ambiente possui piso de madeira Cumaru.

PP Vintage Cumaru por Erica Salguero

 

Como mencionamos, a decoração industrial conversa perfeitamente com elementos rústicos, entre eles, o piso de madeira. Para seguir nessa proposta, recomendamos o uso de madeiras que apresentam certo desgaste, como as de demolição. Elas carregam o toque rudimentar que essa estética demanda, além de características únicas que garantem mais personalidade ao cenário. 

Na imagem acima, os tijolos, parede de cimento queimado, luminárias e objetos de metal contrastam de forma equilibrada com o piso Vintage Cumaru para criar um ambiente industrial e, ao mesmo tempo, proporcionar conforto ao lar. Além dessa opção, você também pode apostar em diversos tipos de madeira de demolição disponíveis em nosso site. Clique aqui para conferir todos os produtos! 

 

Como montar uma decoração industrial?  

 

Reunindo as características acima, você pode levar o design industrial para a decoração da sala de estar, quarto, cozinha, escritório e diversos outros ambientes. Para te inspirar, separamos alguns registros do Apartamento Marechal, assinado pela Casa 100 Arquitetura. 

 

Imagem de uma casa com conceito aberto, contendo sofá, tapete, armário em madeira e uma estante. Na parede de fundo, destaca-se uma parede também em madeira, com um vaso sobre uma mesa rodeada de cadeiras.

Apartamento Marechal por Casa 100 Arquitetura

 

Seguindo os conceitos de decoração industrial no apartamento, o imóvel integra a sala de estar com a de jantar e a cozinha, como vemos na imagem acima. Para montar a cozinha com estilo industrial abaixo, também foram escolhidas luminárias, esquadrias e prateleira pendente de mental, além de eletrodomésticos em inox que conversam com a cor prata presente nas estruturas.

 

Imagem de uma cozinha com estilo industrial, apresentando uma ilha rodeada de armários na cor roxa e eletrodomésticos, com o armário na parte superior em madeira.

Apartamento Marechal por Casa 100 Arquitetura

 

Quando se trata da paleta de cores, é possível perceber a predominância de cores neutras, principalmente do cinza e do marrom, proporcionados pelo cimento e pelos móveis de madeira, respectivamente. Já a inclusão de plantas ornamentais complementa a decoração com um toque natural, colorido e aconchegante. 

 

 Imagem de uma sala com estilo industrial em tons de marrom e cinza, composta por sofás com almofadas. À frente, um armário de madeira com TV e objetos decorativos. O ambiente é rodeado por folhagens.

Apartamento Marechal por Casa 100 Arquitetura

 

Por fim, as paredes, colunas e bancada de concreto são combinadas com os metais presentes nos pés das cadeiras e nos trilhos de luz, expostos tanto nas paredes quanto no teto, reforçando pontos fortes da estética industrial.  

 

Imagem de um ambiente em tons de cinza e marrom. O espaço apresenta um sofá com uma cadeira ao lado, e ao fundo, uma parede de madeira com uma mesa e cadeiras na frente, integrando-se a uma cozinha.

Apartamento Marechal por Casa 100 Arquitetura

 

Gostou das ideias acima? Então siga nossa conta oficial do Pinterest para conferir essas e outras inspirações para sua casa ou empresa. Lá você encontra dicas para todos os estilos e ambientes! 

 

Leia também: 

Piso de madeira e concreto: descubra como combiná-los na decoração 

Quais cores combinam com o piso de madeira? 

Cozinha com piso de madeira: confira vantagens e dicas de decoração 

 

Compartilhe

Interessou?