O que você está procurando?

Piso de madeira e concreto: descubra como combiná-los na decoração

A decoração com concreto e madeira confere um contraste de texturas e cores em um estilo moderno e industrial. Descubra como harmonizar os materiais e confira nossas inspirações!

A união do concreto com a madeira é um ótimo exemplo do ditado popular “os opostos se atraem”, e nós vamos explicar o porquê: enquanto o concreto é um recurso não renovável e que prejudica o meio ambiente ao emitir CO2 na atmosfera, a madeira é um material renovável e que ajuda a preservar o planeta, absorvendo gás carbônico e reduzindo os poluentes da atmosfera. 

Por conta do compromisso com a sustentabilidade, a madeira vem sendo cada vez mais utilizada nas construções civis, substituindo quantidades consideráveis de aço e concreto nas obras. Entretanto, isso não quer dizer que devemos demolir todos os prédios de concreto. Afinal, o reaproveitamento de materiais também faz parte das iniciativas sustentáveis. 

Para utilizá-lo de forma consciente e sem causar mais danos ao meio ambiente durante a reforma, você pode combinar o concreto existente na construção com a madeira, deixando sua estrutura exposta para criar um cenário moderno e industrial, sem abrir mão do conforto do lar. 

A seguir, você confere as principais características de cada material e como reuni-los na decoração da sua casa. 

 

Madeira x Concreto: conheças as características de cada material 

 

Imagem de uma sala com uma parede de concreto adornada com um quadro e piso de madeira. Dentro da sala, há um sofá caramelo, uma poltrona branca, uma mesa e dois bancos de madeira. As duas paredes laterais são feitas de vidro.

Casa Pau Brasil por ArqExact

 

Os dois materiais não se diferem apenas no impacto que causam no meio ambiente, mas em diversas outras características: enquanto o concreto apresenta um ar inovador, frio, sóbrio e industrial, a madeira chega trazendo equilíbrio térmico, aconchego e elementos naturais para o local. 

Todas essas características reunidas ressaltam as particularidades de cada material, equilibrando as texturas e sensações que eles carregam, além de criar uma estética que contrasta de forma harmônica. 

 

Decoração com madeira e concreto 

 

Imagem de uma sala com paredes pintadas no estilo cimento queimado e decorações em madeira, incluindo um hack que suporta a TV e vários objetos. Na frente, há um sofá cinza, e o espaço é cercado por plantas.

Apartamento Marechal por Casa 100 Arquitetura

 

Como já comentamos em nosso artigo sobre cores e tons que combinam com madeira, a cor cinza é ideal para decorações cleans e sofisticadas, combinando perfeitamente com um estilo moderno e minimalista. Por ser neutra, ela também pode ser mesclada com objetos em cores quentes ou frias para dar destaque a eles. 

No exemplo acima, o concreto ocupa grande parte do cenário, estando presente nas colunas e paredes. Junto com os canos à mostra e luminárias de metal, ele cria uma atmosfera industrial na casa. Entretanto, a madeira presente nos móveis e as plantas ornamentais garantem um toque natural e aconchegante à sala de estar. 

Já na imagem abaixo, a coluna de concreto cru traz uma aparência de galpão para o loft assinado por Lufe Gomes, enquanto o assoalho de madeira de demolição Peroba Mica e as folhagens são responsáveis pela sensação de conforto que um lar demanda. 

  

Imagem de uma cozinha com nichos pretos e bancada preta, decorada com plantas, com um assoalho de madeira Peroba Mica em todo o espaço. No centro da cozinha, há uma mesa com seis cadeiras, um banco branco e, ao fundo, um móvel em madeira. A cozinha é cercada por plantas.

Peroba Mica Demolição Rajado Assoalho Antiquity por Life By Lufe

 

A decoração com cimento queimado na parede e no teto também se tornou uma tendência. Na inspiração, a seguir, ela se junta com uma parede de tijolos expostos e com trilhos de luminárias para compor o cenário industrial, mesclando-se com um toque rústico proporcionado pelo piso Cumaru Vintage. 

 

Veja parede e teto em cimento queimado na cozinha, com piso de madeira.

PP Vintage Cumaru por Erica Salguero

 

Além da decoração com cimento queimado no teto, a imagem abaixo também aposta na divisão de ambientes sem paredes utilizando pisos de madeira e de concreto: o chão de cimento delimita a área da cozinha ao fundo, enquanto o assoalho de Carvalho Bianco abrange a área da sala, conferindo conforto térmico para torná-la mais aconchegante e receptiva.

 

Imagem de uma cozinha conjugada com a sala em tons de preto e branco. O teto é de cimento queimado, as paredes são de concreto, e o piso da cozinha é de concreto, com bancadas pretas. Na sala, o piso é de madeira Carvalho Bianco, onde há um sofá, mesa com quatro cadeiras, um tapete, e uma mesa de centro.

Carvalho Bianco por Cris Furlan – Foto: João Ribeiro

 

Agora que você já sabe como combinar dois elementos diferentes para criar ambientes únicos e cheios de personalidade, que tal conferir mais dicas de decoração e tendência em nossa conta oficial do Pinterest? Lá você encontra ideias para compor cenários residenciais e empresariais. Acesse e inspire-se!
 

Leia também: 

Por que vale a pena investir em piso de madeira? 

Pisos de madeira para o inverno: 5 opções para tornar o ambiente mais aconchegante 

10 tipos de pisos de madeira e onde aplicá-los 

 

 

Compartilhe

Interessou?