O que você está procurando?

Quais cores combinam com o piso de madeira?

A versatilidade do piso de madeira permite que você utilize diversas cores na decoração das áreas externas e internas. Confira nossas dicas e encontre a composição que mais te agrada!

O piso de madeira oferece muitas vantagens para a sua casa, e duas delas são a atemporalidade e versatilidade: além de não sair de moda com o passar dos anos, a madeira pode ser combinada com diversas texturas, formatos e cores para criar ambientes únicos, que vão do clássico ao contemporâneo.  

Seja qual for sua preferência ou estilo, pode ter certeza de que há um piso de madeira que vai ornar com ele. Inclusive, essa teoria foi comprovada na palestra sobre tendências de cores que a Sherwin-Williams realizou em nossa loja de Moema, no dia 17 de agosto. Ao todo, foram apresentadas 40 cores em uma coleção exclusiva, organizada em quatro paletas únicas que se conectam com as madeiras brasileiras. Tudo isso no comando da designer Danni Couto, criadora do perfil Esse Detalhe Você Não Viu. 

Se interessou e quer saber mais sobre as cores de parede, objetos e móveis que combinam com piso de madeira? Então fique por aqui e confira nossas inspirações, a seguir! 

 

Cores neutras 

 

Quarto com piso de madeira claro, decoração predominante utilizando tons claros de branco, creme e bege.

Multilaminado Carvalho Branco por Rita Diniz – Foto: Reinaldo Ortlie

 

As cores neutras são representadas pelo branco, preto, cinza, bege, creme e diversas tonalidades de marrom. Por serem mais discretas, são excelentes para quem não quer correr o risco de enjoar da decoração com o passar do tempo. Mas não pense que elas são básicas: com a composição certa, elas têm o poder de transformar ambientes e realçar detalhes da decoração. 

Na imagem acima, temos a combinação de piso de madeira clara com móveis brancos. Essa decoração clássica e monocromática oferece mais luminosidade e continuidade ao ambiente, dando a sensação de amplitude. Ótima escolha para apartamentos e outros espaços compactos. 

Entretanto, se você estiver procurando por uma decoração com mais contraste, que tal combinar a madeira com a cor preta? Na referência abaixo, o piso de madeira Cumaru se une às paredes claras – de tijolo branco e cimento queimado – e aos móveis e eletrodomésticos pretos para criar uma cozinha moderna e com um toque industrial.  

 

Cozinha com piso de madeira e móveis pretos, paredes claras e iluminação estilo industrial

Vintage Cumaru por Érica Salguero

 

Se você não quiser ir para nenhum extremo, pode apostar na cor cinza, como vemos na sala de estar abaixo. A parede cinza com o piso de madeira multiestruturado Cumaru Elegance garante uma decoração clean e sofisticada. Para destacar pequenos detalhes, você pode se inspirar na imagem, a seguir, e adicionar objetos pretos ao cenário, bem como plantas ornamentais para uma beleza natural. 

 

Sala com piso de madeira, parede e sofás na cor cinza e planta verde complementa a decoração.

Multistruturado Elegance Cumaru – Foto: Marcelo Donadussi

 

Os tons terrosos também são considerados cores neutras e são muito procurados por quem deseja inserir aspectos da natureza em ambientes internos, utilizando o piso e objetos decorativos para fazer uma sobreposição de tons de marrom. Confira, a seguir, um exemplo de casa com piso de madeira Cumaru: 

 

Ambiente com piso de madeira, mesa redonda espaçosa em madeira e decoração em tons de marrom por todo o ambiente

Multistrato Demolição Cumaru por Olegário de Sá e Gilberto Cione

 

Cores frias 

 

Se você está em busca de cores que combinam com piso de madeira escuro ou claro, recomendamos investir no azul, verde ou roxo, que juntos formam o grupo de cores frias. As tonalidades mais escuras são capazes de tornar o ambiente mais reservado. Já os tons vibrantes são responsáveis por garantir um espaço alegre, leve e descontraído. 

Se estiver pensando em reformar sua área gourmet, temos uma ótima dica: o deck de madeira harmoniza perfeitamente com um azul vibrante e com os diversos tons de verde que a natureza proporciona, resultando em um ambiente aconchegante e orgânico. 

 

Ambiente externo de descanso com sofás, e cadeiras em azul, deck de madeira e árvores ao fundo.

Deck Teca Autoclave por Roberto Migotto

 

Agora vamos ao ambiente interno: o azul e verde em tons pastéis são bons exemplos de cores para sala com piso de madeira clara, como o multistruturado de Carvalho. A suavidade dos tons pastéis é traduzida em leveza e elegância, tornando os ambientes luminosos, amplos e aconchegantes. 

 

Sala de Jantar com piso de madeira, decoração em tons claros, parede verde e quadro simulando as ondas no mar, em destaque na parede.

Multistruturado Carvalho por Roberto Borja

 

Cores quentes 

 

Por ser um material versátil, o piso de madeira também pode ser combinado com cores quentes para criar espaços vibrantes e ainda fazer a sobreposição da madeira com tonalidades de laranja, amarelo e vermelho. 

Com um tom que remete levemente ao terroso, o laranja é uma cor de parede que combina com madeiras mais escuras – como o Elegance Jatobá – para manter uma paleta equilibrada, sem abrir mão de um ambiente moderno e despojado. 

 

Ambiente com piso e móveis de madeira em tons escuros, parede laranja, vários lustres e abajur pelo ambiente e plantas complementam a decoração

Multistruturado Elegance Jatobá por Ângela Lopes e Mariana Guimarães

 

O amarelo também combina tanto com madeiras escuras quanto claras, trazendo alegria para o espaço. Como você pode ver na imagem abaixo, ele é mesclado com cores neutras e frias para decorar a área externa: 

 

Ambiente de descanso com plantas, poltronas brancas com acentos em almofadas em cores quentes, piso de madeira clara, painel de madeira escura ao fundo e parede amarela

Acervo Indusparquet

 

Assim como nessa e em outras referências que vimos acima, as três temperaturas de cores podem ser misturadas – em diversas intensidades – para criar composições complementares, meio-complementares ou análogas.  

Para seguir com essa proposta, recomendamos que utilize uma cor neutra como base e vá adicionando detalhes em cores frias ou quentes para destacá-los. No exemplo abaixo, o piso multistrato de demolição Cumaru foi combinado com uma base branca. Além disso, foram escolhidos móveis em cores neutras – como o sofá cinza, as cadeiras pretas e a poltrona marrom – e objetos de decoração tanto nas cores frias quanto quentes, como é o caso das bolas de bilhar, quadros com ilustrações e shapes de skate pendurados no fundo branco. 

 

Casa com conceito aberto, piso de madeira e decoração utilizando tons quentes em pequenos objetos pelo ambiente e paredes brancas.

Multistrato Demolição Cumaru por Gabriel Gardin

 

Além das referências que reunimos nesse artigo, há diversas opções de decoração que combinam com seu estilo. Em nossa conta oficial do Pinterest, você encontra tendências e inspirações para todos os tipos de ambiente, desde residenciais até corporativos. Clique aqui para acessá-la e nos siga para acompanhar todas as novidades! 

 

Leia também: 

Conheça o muxarabi, uma das tendências da decoração de casa 

Decoração com piso de taco: conheça as opções para sua casa 

Mármore com madeira: como combinar os materiais na decoração de casa 

 

 

Compartilhe

Interessou?