O que você está procurando?

Sala de estar e jantar integradas

Estética, praticidade ou otimização? Ambientes integrados já fazem parte da nossa vida e são sucesso na decoração.

Os ambientes integrados começaram a ganhar protagonismo por conta de espaços pequenos e na maioria das vezes, em apartamentos, onde a conexão entre a sala de estar e jantar era uma alternativa valiosa para aproveitar ao máximo cada centímetro da planta arquitetônica.

Os ambientes integrados trazem maior dinamismo aos espaços, agregam funcionalidades diversas aos moradores, além de criarem uma sensação de amplitude. Uma prática moderna que ganhou força nos últimos anos na arquitetura e no design.

 

Fotografia de ambiente interno com sala de estar e sala de jantar, com a presença do Assoalho Multiestruturado Copaiba Pinot Noir Escovado e com decoração em branco e creme.

Imagem: Assoalho Multiestruturado Copaiba Pinot Noir Escovado por @nvarquitetura foto de @eduliotti

 

Esses espaços geralmente compartilham características marcantes como, por exemplo, o uso de mobiliários compactos e conectados à estrutura principal do lugar. Tudo isso pensado de forma estratégica para garantir benefícios valiosos aos moradores: melhor circulação entre os espaços e conforto.

Como todo espaço projetado, a imaginação é um forte aliado do projeto e isso ajuda na construção de espaços únicos e autênticos, alinhados a gostos pessoais e referências diversas.

Na decoração de interiores dos ambientes integrados, o uso de materiais, cores e texturas também são essenciais para criar espaços harmônicos e cheios de personalidade. Alguns itens podem até ser diferentes, mas estarão sempre em sintonia para promover um conforto visual e físico que os moradores merecem. 

 

Fotografia de ambiente interno com Taco Peroba Dourada, com decoração em branco e com paredes em azul marinho.

Imagem: Taco Peroba Dourada por Francisco Franck

 

Mesmo sendo ambientes integrados, ainda sim é possível dar destaque para alguns espaços e itens, assim, cada espaço se torna único. Um jeito bem interessante de realçar determinadas áreas é usar a luz do projeto, com o uso da iluminação direta e indireta, que podem trazer um toque extra de estilo e funcionalidade.

 

Fotografia de sala de jantar com a presença de Multistrato Demolição Cumaru e mesa em madeira clara, com cadeiras pretas e decoração em diversas cores.

Imagem: Multistrato Demolição Cumaru por Gabriel Gardin

 

Como podemos perceber, a madeira é um elemento marcante em ambientes integrados, seja em pisos, revestimentos e até mesmo nos móveis, isso porque a madeira tem linhas em seu formato, que trazem a sensação de continuidade, de ampliação do ambiente. As linhas horizontais e verticais, derivadas dos diversos tratamentos que a madeira recebe e das várias opções de espécies, podem proporcionar um espaço mais amplo, como podemos ver na imagem acima.

E você, tem um ambiente integrado ou pensa em ter?

Compartilha com quem está pensando em aderir ao espaço integrado nos ambientes!

Leia também:

5 tendências de decoração em 2022.

Arquitetura Vernacular: o que é?

Decoração sustentável: inspirações.

Compartilhe

Interessou?