O que você está procurando?

Guia de cores: como utilizar rosa na decoração

Apesar de ser mais relacionada ao universo infantil e feminino, a cor rosa pode ser combinada com diversas cores e estilos para criar uma decoração leve, sofisticada e autêntica. Leia o artigo e saiba como utilizar a cor na sua casa!

Em 2023, a cor rosa tomou conta das telonas, das roupas, acessórios e até mesmo das decorações. Mas não pense que foi só uma fase: o rosa é uma tendência que veio para ficar e que pode ser utilizada nos mais diversos ambientes, tanto infantis quanto adultos.  

A seguir, você descobre mais detalhes sobre o significado da cor, suas principais combinações e dicas de como montar uma casa com decoração rosa. Venha com a gente e saiba mais! 

 

O que a cor rosa significa? 

 

De acordo com a psicologia das cores, a cor rosa transmite leveza, doçura e sofisticação. Suas tonalidades mais claras costumam ser associadas à inocência e ao romantismo. Por isso, são bastante utilizadas em ambientes infantis e casamentos. Já os tons mais escuros são vistos como modernos e elegantes.  

Apesar de estar comumente conectado ao universo feminino, o rosa pode ser aplicado em projetos dos mais variados estilos e gostos, conversando de forma harmoniosa com todos os ambientes da casa. 

 

Quais são os tons de rosa? 

 

Passando dos tons mais claros aos vibrantes, a paleta de cores rosa inclui diversas opções, como: 

  • Rosa bebê; 
  • Rosa chá; 
  • Rose gold; 
  • Rosa coral; 
  • Rosa pêssego; 
  • Rosa pink; 
  • Rosa neon; 
  • Rosa magenta; 
  • Rosa fúcsia. 

 

Quais são as cores que combinam com rosa? 

 

Para entender melhor o que combina com rosa, podemos recorrer ao círculo cromático: uma ferramenta utilizada por designers e artistas que contém as doze cores percebidas pelo olho humano. Ele ajuda a fazer combinações de tonalidades monocromáticas, complementares, análogas e muitas outras. 

Para criar uma decoração de casa rosa, você pode utilizar cores complementares a ela, que conversam de forma harmoniosa ao mesmo tempo em que geram contraste para se destacarem individualmente. No círculo cromático, as cores complementares ficam em lados opostos e, como podemos observar na imagem abaixo, a cor complementar ao rosa é o verde. Juntas, essas duas cores são capazes de criar ambientes elegantes, modernos e cheios de personalidade. 

 

Imagem de um círculo cromático marcando as cores complementares ao rosa.

Círculo cromático – Imagem: ADOBE 2024/Divulgação

 

Seguindo as orientações do círculo cromático, você também pode combinar o rosa com cores análogas. Ou seja, com cores que estão ao seu lado no círculo, como tons de vermelho, laranja, roxo e roxo-azulado, indicados na imagem, a seguir. Por reunir cores levemente parecidas, essa combinação resulta em uma decoração serena e conexa. Entretanto, recomenda-se que você utilize no máximo três cores da paleta para não sobrecarregar o ambiente. 

 

 Imagem de um círculo cromático marcando as cores análogas ao rosa.

Círculo cromático – Imagem: ADOBE 2024/Divulgação

 

Se preferir seguir um caminho menos colorido, mescle o rosa com cores neutras, como branco, preto, cinza e tons terrosos. Ao combinar tonalidades de rosa com branco, você chegará em um ambiente suave e delicado. Já ao unir o rosa com tons de marrom, cinza ou preto, você terá um cenário mais sóbrio, calmo e equilibrado, ideal para quem quer desvincular a cor rosa do mundo infantil. 

 

Como criar uma decoração rosa? 

 

Como vimos, a cor rosa pode ser aplicada de diversas formas para transmitir sensações diferentes. Seja em tons pastéis ou vibrantes, ela pode se encaixar nos mais diversos estilos de decoração 

Os tons mais claros – como o rosa bebê e o rosa chá – são excelentes para montar uma decoração romântica. Para isso, combine o rosa com outras cores claras, estampas delicadas, flores, móveis e pisos de madeira. Na referência abaixo, a cor rosa aparece de forma mais discreta no tapete, no sofá florido e nas almofadas, enquanto o verde, sua cor complementar, é destacado pelas plantas naturais, que trazem contraste e conforto emocional à sala de estar. 

 

 Imagem de uma sala com piso de madeira cumaru demolição com um sofá florido azul e rosa e almofadas coloridas, um tapete rosa, uma mesa de centro com objetos e duas cadeiras transparentes. De um lado do sofá há uma mesa de canto com uma flor, do outro um armário com abajur e outros objetos e na parede cinza há quadros.

Assoalho Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado Arquitetura

 

Para dar mais destaque às cores, você pode pintar paredes de rosa e verde, como nas imagens abaixo. Para manter a decoração equilibrada, escolha tons pastéis e combine-os com um piso neutro, como o Taco Multistrato Cumaru, que possui uma tonalidade mais alaranjada e conversa perfeitamente com o rosa bebê, criando um cenário leve e cheio de personalidade. 

 

Quarto com piso de madeira Multistrato PP Cumaru. Há um guarda-roupa com espelho um armário rosa com um abajur e ao fundo uma porta. Ao lado encontra-se uma cama com um quadro rosa na parede. Na frente, há uma parede que dá acesso a prateleiras com livros.

Taco Multistrato PP Cumarupor Clarissa Strauss

 

A cozinha e a sala também podem ser decoradas com o rosa. Na imagem abaixo, os móveis e tapete coloridos se juntam às paredes e teto de cimento queimado para criar uma decoração de sala rosa e cinza, resultando em um ambiente alegre, descontraído e com um toque industrial. Para manter o ambiente aconchegante, também foram utilizados móveis e pisos de madeira, que contrastam com a frieza do cimento para conferir conforto térmico ao lar. 

 

Cozinha com piso de madeira multistrato pp cumaru. Há uma mesa com vasos rodeada de cadeiras. Ao fundo há armários de cozinha rosas e prateleiras em cima. Na lateral há uma parede com espelhos, bancos pequenos, um tapete e outros objetos espalhados.

Taco Multistrato PP Cumaru por Olegario de Sá e Gilberto Cione

 

Por fim, que tal conferir uma referência de quarto infantil com a cor rosa? Nas imagens abaixo, o rosa se mistura com o piso Cumaru, a cor branca e estampas floridas para criar um ambiente leve e delicado. Além disso, os brinquedos coloridos à mostra ajudam a tornar o ambiente mais alegre e aconchegante para uma criança. 

 

Quarto com piso de madeira multistrato demolição cumaru. De um lado há um armário rosa com diversos objetos, uma escrivaninha com gavetas rosas e cadeira e em cima um nicho azul. Do outro lado, há uma cama com colcha rosa e almofadas, um banco e na parede há prateleiras com ursinhos e quadros.

Multistrato Demolição Cumaru Rajado por Paula Gambier

 

Seja qual for seu estilo, a Induparquet conta com o piso de madeira ideal para deixar seu lar ainda mais confortável e elegante. Clique aqui e confira todos os produtos disponíveis em nosso site! 

___________________ 

Aqui no blog da Indusparquet, você fica por dentro das principais tendências de estilo e decoração para criar ambientes que reflitam sua personalidade. Acesse e confira as novidades! 

 

Leia também: 

Quais cores combinam com o piso de madeira? 

Cantinho instagramável: saiba como criar um espaço decorado e funcional 

7 dicas para tornar a casa aconchegante e agradável 

Compartilhe

Interessou?