O que você está procurando?

Grupo Indusparquet investe em tecnologia sustentável para reduzir a emissão de poluentes

A nova caldeira implementada na fábrica traz mais segurança, qualidade e sustentabilidade à produção de pisos e revestimentos de madeira

Reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e consciente, o Grupo Indusparquet acaba de investir em uma nova caldeira de alta tecnologia. O investimento de mais de um milhão de reais torna a produção mais sustentável intensificando práticas conscientes da marca, como o reaproveitamento de sobras de madeira, utilizadas como insumo na geração de energia para os equipamentos, a comercialização do pó da serra excedente e maior aporte financeiro em iniciativas sociais.

Menos desperdício, segurança mais

Além de utilizar em seu processo de produção apenas madeira certificada, de origem de manejo florestal ou de reflorestamento, as fábricas do Grupo Indusparquet trabalham com o propósito de reaproveitar 100% dos resíduos da produção. Por isso, as sobras da madeira, chamados de cavacos (pequenos pedaços de madeira) e o pó de serra são utilizados como combustível para as caldeiras da fábrica, que geram energia para as estufas que realizam o processo de secagem da matéria prima. Essa é uma das etapas mais importantes na produção, pois garante mais qualidade e durabilidade ao produto.

A empresa sempre buscou soluções sustentáveis seguindo orientações e regulamentações da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – por isso, o novo equipamento possui funcionalidades já utilizadas na fábrica, como o desligamento automático para proporcionar economia de energia e segurança aos trabalhadores da fábrica, e um sistema de monitoramento remoto. Com a nova caldeira, o processo de secagem emite menos poluentes na atmosfera em comparação a outras tecnologias industriais do mercado e gera a econômica de 35% por reduzir drasticamente o uso de pó de serra em seu funcionamento.

Floresta com grandes árvores de eucalipto. À direita, toras de madeira extraídas de forma sustentável, utilizadas na produção de pisos Indusparquet

O Grupo Indusparquet investe em soluções sustentáveis desde a extração até o produto final. Foto Fran Parente.

 

Sustentabilidade na produção

A empresa, que já realizava o reaproveitamento do pó de serra e lançou recentemente uma linha de produtos 100% ecológicos, destaca a intensificação de mais uma prática sustentável: como a nova caldeira requer ainda menos matéria prima para funcionar, uma maior porcentagem do pó de serra recebe destinação correta e se transforma em geração de renda para a comunidade local. O material excedente é armazenado em silos e comercializado entre empresas da região, que o utilizam para a confecção de outros produtos de uso comercial.

“Sempre buscamos aliar tecnologia à preservação do meio ambiente. Por isso, a venda desse sobressalente atualmente subsidia os gastos com energia da empresa e, com o aumento da receita, vamos financiar mais ações sociais do Grupo Indusparquet e parceiros. Também acreditamos que a disponibilização desse material para outras empresas elevará a produção e, consequentemente, o aumento da receita e geração de trabalho para a sociedade.”

Jair Luiz Chavarski, Diretor e Gestor de Negócios do Grupo Indusparquet.

Saiba mais:

Casa com piso Indusparquet recebe certificação de sustentabilidade Green Building Council Brasil

“Escuta o verde”: piso de madeira Indusparquet reforça conexão com a natureza em ambiente Janelas CASACOR

Grupo Indusparquet participa de ação social do Janelas CasaCor na Brasilândia

Compartilhe

Interessou?