O que você está procurando?

Manejo florestal sustentável: como funciona?

Os manejos florestais são uma das práticas do Grupo Indusparquet para um desenvolvimento sustentável e consciente, no manejo da madeira.

Utilizar os recursos naturais com consciência e respeito é indispensável nos dias de hoje. Nós do Grupo Indusparquet temos um grande compromisso com a preservação do meio ambiente, uma vez que trabalhamos com madeira. Nossa matéria-prima é proveniente de florestas com plano de manejo florestal sustentável.

Saiba mais sobre essa prática a seguir:

O que é manejo florestal?

Consiste na utilização dos recursos da floresta de forma planejada, respeitando a capacidade da natureza e agindo com sustentabilidade florestal. No manejo da madeira, para cada árvore derrubada, outras da mesma espécie continuam crescendo a fim de regenerar a cobertura vegetal e servir como porta-sementes para as próximas gerações de árvores, é um manejo sustentável de florestas.

Como funciona o ciclo de produção da madeira sustentável?

O processo reproduz a mesma dinâmica de queda de árvores que ocorre normalmente nas florestas e assegura a manutenção do bioma natural. Dessa forma, são retiradas as árvores mais crescidas e a madeira sustentável pode ser utilizada para outros fins.

A exploração de impacto reduzido se dá com a divisão da floresta em 35 quadrantes, cada um explorado durante um ano. Todas as árvores são identificadas e só podem ser retiradas as que se encaixam nos critérios do Plano de Manejo. A cada ano se inicia a regeneração da vegetação de uma área e exploração do quadrante seguinte.

Quando uma empresa ou organização decide realizar a exploração de uma floresta nativa é elaborado um plano de manejo que deve ser aprovado por órgãos ambientais seguindo princípios de sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Quais os benefícios do manejo florestal sustentável?

Além de garantir um modo de produção com total respeito ao meio ambiente, espaços de preservação como esses geram emprego e renda, movimentando a economia local. Também evita o desmatamento e reduz o acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera, já que as árvores absorvem dióxido de carbono pela fotossíntese.

Para saber mais sobre as iniciativas de sustentabilidade do Grupo Indusparquet, confira:

Compartilhe

Interessou?