O que você está procurando?

Durabilidade, sustentabilidade e conforto: descubra por que o piso de madeira é a melhor opção

Comparada com materiais como a cerâmica e o vinílico, a madeira oferece diversas vantagens. Confira!

A escolha do material que vai revestir pisos e paredes de um ambiente deve levar em consideração diversos quesitos, como durabilidade, manutenção,  conforto e praticidade na limpeza. Selecionamos alguns pontos que diferenciam a madeira, a cerâmica e o vinílico para ajudar você na hora de escolher a melhor opção para a sua casa. 

Por que usar piso de madeira?

Quando a prioridade é conforto, o piso de madeira é a melhor opção. Os pisos cerâmicos, apesar de darem frescor ao ambiente em climas quentes, podem provocar uma sensação de desconforto térmico em climas mais frios. Sua superfície é dura, sujeita a quebras e rachaduras, sensível a manchas por produtos de limpeza e o material tende a ser escorregadio quando molhado, nada ideal para crianças, pessoas com dificuldade para locomoção e animais de estimação. Há ainda as opções de pisos que imitam madeira, como os porcelanatos amadeirados e pisos com revestimento vinílico, ambos com as características de pisos cerâmicos.

A madeira natural, por sua vez, é um excelente isolante térmico, possui versatilidade para diversos ambientes e estilos de projetos arquitetônicos e acima de tudo, entrega uma longa durabilidade, além de outros fatores ligados a uma produção sustentável. O material também está associado ao conforto acústico quando aplicado como revestimento de paredes e tetos, sendo um ponto forte para o uso tanto em casa quanto em ambientes corporativos.

 

Área de lazer de edifício, com piso de madeira, decorada com palmeiras e vasos de planta. Ao centro, mesa, bancos e sofás

 

Peças únicas

Uma das vantagens do piso de madeira é a estética de alto padrão com acabamento único. A madeira é um material orgânico e diferente de outros revestimentos como porcelanato, laminado e vinílico, possui uma enorme variação de espécies, cores, texturas e desenhos formados pelos veios da madeira ao longo de seu crescimento, o que confere às obras acabamento exclusivo, já que um piso nunca será igual ao outro.

Manutenção e limpeza

O piso de madeira requer cuidados especiais em comparação a pisos vinílicos e cerâmicos, mas ao realizar a manutenção adequadamente garante que o produto dure muito mais que seus concorrentes. E no dia a dia sua limpeza é simplificada: basta varrer com uma vassoura de cerdas macias e utilizar um pano úmido bem torcido sob a superfície ou, para uma limpeza mais profunda, adicione o Super Limpador Skania. Também é possível utilizá-lo na cozinha e em áreas externas, seguindo os cuidados recomendados. 

Vale lembrar que o uso de cera, álcool, detergente ou outros produtos é contraindicado, pois além de acumular sujeiras e bactérias podem agredir o verniz e prejudicar a durabilidade do piso. 

Revitalização e durabilidade

Outra qualidade exclusiva da madeira é a possibilidade de restaurá-la, uma vantagem em comparação com pisos quebráveis ou que sofrem desgaste, manchas e riscos irreparáveis, além da perda do brilho com o passar dos anos. O piso de laminado, por exemplo, tem um período de vida relativamente curto – geralmente é necessário fazer a substituição depois de 20 anos. 

O processo de revitalização do piso de madeira é feito com lixamento e aplicação de verniz, que recupera as características originais do piso, obtendo-se o aspecto de um piso novo. Ou seja: a madeira de qualidade e bem cuidada dura a vida inteira! Um superinvestimento, não é mesmo?

Sala ampla e iluminada com coluna e teto revestidos com madeira Indusparquet. No ambiente, um sofá, uma mesa de centro e ao fundo uma grande mesa de jantar.

 

A madeira é uma opção sustentável!

Outro importante critério é a sustentabilidade: enquanto a cerâmica e o vinílico têm origem de matérias primas não renováveis, a madeira é a opção mais sustentável – um “plus” em comparação com o piso vinílico e porcelanato, que utilizam algumas opções menos ecológicas. 

Na Indusparquet, todos os pisos possuem certificação ambiental e vêm de florestas com plano de manejo florestal, respeitando o crescimento das árvores e garantindo que toda a cobertura vegetal seja renovada ciclicamente. É importante destacar que o manejo impede o desmatamento, isto é, o corte raso das florestas destinadas às outras atividades como pecuária e lavoura, e mantém a fauna e a flora em crescimento.

Além disso, o consumo energético em toda a cadeia de produção dos pisos e revestimentos de madeira é menor em comparação aos outros. Nas fábricas Indusparquet, as políticas de desperdício zero garantem o aproveitamento de sobras da produção. 

Bônus: valor agregado

Pisos de madeira são considerados símbolos de bom gosto e requinte. Mas, além disso, eles têm uma característica muito especial: agregam muito valor ao seu imóvel! Por ser um dos produtos mais clássicos da construção, a madeira aceita todo tipo de decoração, é atemporal e nunca perde seu charme. Na hora de vender ou alugar imóveis revestidos com esse material, o espaço será ainda mais valorizado. Vale a pena apostar em pisos de boa qualidade Indusparquet com elegância, conforto, estética e durabilidade!

Agora que você já sabe os benefícios sobre pisos de madeira, pode surgir aquela famosa dúvida: Qual a diferença entre taco de madeira e assoalho de madeira? Será que existe diferença entre essas duas opções? A resposta é simples: sim, existe diferença entre os dois e nós preparamos um conteúdo bem explicativo aqui

Saiba mais:

Três dicas para tornar ambientes mais agradáveis em casa

Brise: conheça as possibilidades de revestimento em paredes

Casa com piso Indusparquet recebe certificação de sustentabilidade

Compartilhe

Interessou?