O que você está procurando?

Durabilidade, sustentabilidade e conforto: descubra por que o piso de madeira é a melhor opção

Comparada com materiais como a cerâmica e o vinílico, a madeira oferece diversas vantagens. Confira!

A escolha do material que vai revestir pisos e paredes de um ambiente deve levar em consideração diversos requisitos, como durabilidade, manutenção,  conforto e praticidade na limpeza. Selecionamos alguns pontos que diferenciam a madeira, a cerâmica e o vinílico para ajudar você na hora de escolher a melhor opção para a sua casa.

 

Conforto térmico e acústico

 

Quando a prioridade é conforto, o piso de madeira é a melhor opção. O piso cerâmico, apesar de dar frescor ao ambiente em climas quentes, em baixas temperaturas pode provocar uma sensação mais fria em contato com os pés. A superfície é dura e o material tende a ser escorregadio quando molhado. Nada ideal para crianças, pessoas com dificuldade para locomoção e animais de estimação. Também é sujeito a quebras e rachaduras, pode manchar com facilidade e também não favorece a acústica.

 

A madeira, por sua versatilidade, é um excelente isolante térmico e estabiliza a temperatura do ambiente. Devido a essa função, torna-se indispensável para espaços com crianças, afinal, deixa o toque em uma temperatura mais agradável para pisar e engatinhar, pois cria sensação de acolhimento independentemente do clima. Além disso, o conforto acústico é um ponto forte para o uso tanto em casa quanto em ambientes corporativos.

Em áreas externas há opções de piso de madeira resistentes e duráveis, como o deck.

 

Peças únicas

 

A madeira é um material natural, orgânico, por isso é um dos mais escolhidos para utilização em pisos, já que confere ao ambiente, além do aconchego, contato direto com a natureza. Diferente de outros revestimentos como porcelanato, laminado e vinílico, o piso de madeira possui uma enorme variação de textura e desenhos únicos dos veios da madeira, o que confere às obras acabamento exclusivo, já que um piso nunca será igual ao outro.

 

Limpeza e manutenção da madeira

 

Vamos derrubar um mito? O piso de madeira requer, sim, cuidados especiais em comparação a pisos vinílicos e cerâmicos, mas realizar a manutenção adequadamente garante que o produto dure muito mais que seus concorrentes.

 

Para fazer a limpeza do piso de madeira no dia a dia, basta utilizar um pano úmido bem torcido ou para uma limpeza mais profunda, produtos específicos, como o Super Limpador Skania. Também é possível utilizá-lo na cozinha e em áreas externas, seguindo os cuidados recomendados. Não utilize álcool, detergente ou outros produtos não recomendados, pois podem agredir o verniz.

 

Vale lembrar que a utilização de cera é contraindicada, pois pode prejudicar a durabilidade do piso, além de acumular sujeiras e bactérias.

 

Revitalização do piso

 

Outra qualidade exclusiva da madeira é a possibilidade de restaurá-la, uma vantagem em comparação com pisos quebráveis ou que sofrem desgaste, manchas e riscos irreparáveis, além da perda do brilho com o passar dos anos. O piso de laminado, por exemplo, tem um período de vida relativamente curto – geralmente é necessário fazer a substituição depois de 20 anos.

 

O processo de revitalização do piso de madeira é feito com lixamento e aplicação de verniz, que recupera as características originais do piso, obtendo-se o aspecto de um piso novo. Ou seja: a madeira de qualidade e bem cuidada dura a vida inteira! Um superinvestimento, não é mesmo?

Breeze Cumaru e Multiestruturado Elegance Cumaru em ambiente cheio de elegância

 

A madeira é uma opção sustentável!

 

Outro importante critério é a sustentabilidade: enquanto a cerâmica e o vinílico têm origem de matérias primas não renováveis, a madeira é a opção mais sustentável – um “plus” em comparação com o piso vinílico, que apesar de também oferecer conforto térmico, é fabricado em PVC, opção menos ecológica.

 

No caso do porcelanato, a produção depende da extração de minerais, outro recurso finito e não renovável. Os problemas gerados referem-se, especialmente, à extração e consumo de matérias primas sem planejamento e de forma predatória. Isso causa erosão e modificação da paisagem, emissão de gases, produção de rejeitos, entre outros.

 

Na Indusparquet, todos os pisos possuem certificação ambiental e vêm de florestas com plano de manejo florestal, respeitando o crescimento das árvores e garantindo que toda a cobertura vegetal seja renovada ciclicamente. É importante destacar que o manejo impede o desmatamento, isto é, o corte raso das florestas destinadas às outras atividades como pecuária e lavoura, e mantém a fauna e a flora em crescimento.

 

Além disso, o consumo energético em toda a cadeia de produção dos pisos e revestimentos de madeira é menor em comparação aos outros. Nas fábricas Indusparquet, as políticas de desperdício zero garantem o aproveitamento de sobras da produção.

 

Bônus: valor agregado

 

Pisos de madeira são considerados símbolos de bom gosto e requinte. Mas, além disso, eles têm uma característica muito especial: agregam muito valor ao seu imóvel! Por ser um dos produtos mais clássicos da construção, a madeira aceita todo tipo de decoração, é atemporal e nunca perde seu charme. Na hora de vender ou alugar imóveis revestidos com esse material, o espaço será ainda mais valorizado. Vale a pena apostar na elegância, conforto, estética e durabilidade do piso de madeira!

 

Saiba mais:

Três dicas para tornar ambientes mais agradáveis em casa

Brise: conheça as possibilidades de revestimento em paredes

Casa com piso Indusparquet recebe certificação de sustentabilidade

Compartilhe

Interessou?