O que você está procurando?

Casa com piso Indusparquet recebe certificação de sustentabilidade Green Building Council Brasil

A Casa Tânia Trajano, projetada pela arquiteta de mesmo nome, recebeu Selo Ouro em sustentabilidade do GBC Brasil

Criar uma casa com boas práticas de sustentabilidade, como o reaproveitamento de água da chuva e uso de madeira com certificação ambiental, foi o desafio da arquiteta Tânia Trajano em um projeto residencial de 429,09 m² em Campinas (SP). Batizada de Casa Tânia Trajano, a construção recebeu o Selo Ouro em sustentabilidade do GBC Brasil, organização que certifica projetos arquitetônicos verdes.

 

“O objetivo de uma casa sustentável é causar o menor impacto possível no meio ambiente, ser economicamente viável e socialmente includente. Daí, implantar a edificação num local preferencialmente desenvolvido,  reduzir  o uso de água,  de energia  e de recursos naturais, priorizando materiais cujas matérias primas sejam recicladas ou recicláveis, utilizar materiais comprovadamente certificados, reduzir ao máximo os detritos da obra”, explica Tânia Trajano, idealizadora do projeto.

 

Tendo esse desafio em vista, a arquiteta buscou investir em materiais e recursos sustentáveis, critério decisivo para a pontuação no Green Building Council. Entre os produtos que garantem pontuação na avaliação está o uso da madeira certificada, com comprovação de origem e métodos legais de extração, como é o caso dos produtos Indusparquet. O piso escolhido pela arquiteta foi o Taco Palito Tradicional Cumaru. Versátil, durável e resistente, o piso complementa o ambiente do escritório e corredor.

 

Taco Palito Cumaru traz elegância ao escritório da Casa Tânia Trajano

 

A Indusparquet possui um forte compromisso ambiental, garantindo que toda a matéria prima utilizada é rastreável desde sua origem e é proveniente de florestas com plano de manejo florestal ou reflorestamento.

Corredor da casa sustentável, também de piso Indusparquet.

 

O projeto da Casa Tânia Trajano também implementa técnicas para maior eficiência energética, como os revestimentos das fachadas e telhados, que colaboram para que os índices de absortância e refletância proporcionem um maior conforto interno. Além disso, foi idealizado um sistema de irrigação automatizado que utiliza água da chuva armazenada em uma cisterna.

 

Casa Tânia Trajano, referência em sustentabilidade pelo Green Building Council

 

Leia também:

Indusparquet lança linha de rodapés e revestimentos ecológicos

Neuroarquitetura: saiba mais sobre a ciência do bem estar

5 vantagens de usar a madeira na arquitetura

Compartilhe

Interessou?