O que você está procurando?

Neuroarquitetura: confira como a ciência do bem-estar pode ser aplicada em ambientes corporativos

Biofilia e aromas são alguns dos elementos essenciais para estimular a produtividade entre os funcionários
Biofilia e aromas são alguns dos elementos essenciais para estimular a produtividade entre os funcionários

Proporcionar um ambiente de trabalho confortável e acolhedor, capaz ainda de estimular o cérebro de maneira positiva, impactando na produtividade e no bem-estar, é o desafio de muitas empresas.

Existe uma ciência por trás disso que é a neuroarquitetura, assunto da live do Grupo Indusparquet no Instagram, com a participação de Dimas Gonçalves, diretor comercial das lojas de São Paulo do Grupo Indusparquet, e Priscilla Bencke, fundadora da Neuroarq Academy – Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura.

Durante a live, Priscilla abordou os elementos que envolvem a neuroarquitetura, ou seja, de que maneira o espaço físico impacta no cérebro e na disposição das pessoas no dia a dia. “É importante entender o comportamento humano, o contexto e qual será a atividade executada naquele ambiente para criar espaços mais propícios àquele tipo de trabalho”, ressalta.

 

Piso Multiestruturado Assoalho Tauari Matte Elegance em sala de reunião do Mercado Livre

 

Como aplicar a neuroarquitetura em ambientes corporativos?

É preciso levar em consideração alguns elementos que compõem a neuroarquitetura. Entre eles está a biofilia, que consiste em conectar as pessoas com a natureza através de vegetação e elementos naturais, a fim de torná-los mais acolhedores. Um exemplo de elemento natural que pode ajudar nisso é a madeira. O material ainda é isolante térmico, o que proporciona ainda mais conforto, e é resistente para ambientes de trabalho.

Os ambientes podem explorar os sentidos como o olfato, com aromas, e a audição, com os sons. Cheiros e sons específicos podem influenciar na rotina de trabalho servindo como gatilhos para a concentração. No caso da madeira, o cheiro característico e o isolamento acústico também são diferenciais para um espaço de trabalho que proporcione maior bem-estar.

Outras características importantes são as cores e formas de elementos do ambiente, como paredes e móveis. As cores podem proporcionar diferentes associações de acordo com as memórias de cada um e as formas, como o tamanho do espaço e a disposição de mesas e cadeiras, podem fazer com que as pessoas se sintam mais confortáveis ao frequentar aquele ambiente. “A experiência pode variar de pessoa para pessoa, por isso é importante conhecer bem as principais personas de uma empresa para planejar o ambiente adequado”, observa Priscilla. “Espaços com o pé direito alto, por exemplo, podem fazer com que as pessoas se sintam pequenas ou intimidadas”.

WeWork Berrini com Masterpiso Multiestruturado Inovare Tauari Curitiba Classic

Neuroarquitetura no home office

Durante a pandemia, o ambiente de trabalho virou parte da casa e desafiou muitas pessoas a criar espaços de concentração e produtividade dentro do lar. A dica da Priscilla é buscar aplicar as mesmas características – biofilia, cores, sons, aromas e formas – em espaços adequados ao trabalho. É importante evitar a proximidade de espaços de produtividade a outros de relaxamento, como a cama, já que o cérebro fará a associação com o momento de descanso. Segundo ela, a preparação de ambientes de trabalho impacta diretamente na saúde, podendo evitar o estresse e burnouts entre os profissionais.

Com a pandemia, o retorno aos escritórios e ambientes coletivos de trabalho deve exigir de empresas a criação de ambientes seguros e convidativos para readaptar os funcionários acostumados com o home office.

 

Assista a live completa aqui.

 

Leia também:

5 vantagens de usar a madeira na arquitetura

Arquiteta Patricia Martinez fala sobre as mudanças nos projetos de interiores pós-pandemia;

Home office: Cinco projetos como inspiração para montar o seu cantinho de trabalho;

5 benefícios do piso de madeira;

Compartilhe

Interessou?