O que você está procurando?

10 tipos de pisos de madeira e onde aplicá-los

Conheça as características de cor, textura e resistência dos principais pisos de madeira e saiba para quais ambientes são mais indicados.

Para qualquer que seja o estilo ou a finalidade de um projeto de arquitetura e decoração, existe um piso de madeira ideal para criar ambientes elegantes e acolhedores. Isso porque cada espécie de madeira possui características únicas, como cor, textura e resistência, que as tornam adequadas para diferentes aplicações em pisos amadeirados. 

Ao escolher o tipo de piso ou assoalho de madeira mais adequado para o seu espaço, é importante considerar não apenas a estética, mas também as características da matéria-prima, levando em conta o uso específico de cada ambiente. A seguir, apresentamos os principais tipos de pisos de madeira e os ambientes para os quais são mais indicados. 

Cumaru

O Cumaru é uma árvore nativa da região amazônica e também é encontrada em outras partes da América do Sul. Ela pode atingir alturas de até 30 metros, possuindo um tronco reto e cilíndrico. Suas folhas são compostas e suas flores são pequenas e amareladas. O Cumaru é amplamente cultivado por sua madeira de alta qualidade, conhecida por sua tonalidade que varia de castanho-claro a avermelhado. 

Essa madeira possui uma textura média a grossa, com veios geralmente retos, embora possa apresentar algumas ondulações. É uma madeira extremamente durável, com alta resistência a impactos, riscos e cupins. Além disso, possui uma boa estabilidade dimensional, o que a torna menos suscetível a deformações causadas por variações de umidade e temperatura. 

O piso de madeira Cumaru confere um visual sofisticado aos espaços. Por conta de seu aspecto sólido, esse tipo de piso é ideal para áreas de alto tráfego, como salas de estar, corredores e escritórios.

Fotografia de um piso de madeira cumaru.

Imagem: Piso de madeira de Cumaru. Foto: Acervo Indusparquet

 

Fotografia de espaço de sala de jantar com piso de madeira cumaru e móveis de madeira.

Imagem: Piso de Taco Palito Cumaru e Deck Cumaru em projeto do Studio Anderson Leite Arquitetura. Foto Leandro Farchi

 

Fotografia de uma raíz de cumaru

Imagem: Raízes de Cumaru. Foto: Adobe Stock.

Sucupira

A Sucupira é uma árvore encontrada em diversas regiões do Brasil, como a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica. Com um tronco robusto e ramificado, ela pode chegar a 30 metros de altura. Suas folhas são compostas e suas flores são pequenas e brancas. 

A madeira de Sucupira apresenta uma coloração marrom-escuro, geralmente com veios marcantes e tonalidades mais claras intercaladas. Sua textura é média, com veios irregulares e aspecto exótico. É uma madeira muito resistente a impactos, riscos e fungos, além de possuir uma boa estabilidade dimensional. 

Devido à sua durabilidade e apelo estético, o piso amadeirado de Sucupira é comumente utilizado em pisos, escadas e móveis, assim como em áreas de grande circulação, como halls de entrada e áreas comerciais.

Fotografia de um piso de madeira sucupira

Imagem: Piso de madeira de Sucupira. Foto: Acervo Indusparquet

 

Fotografia de um espaço interno com piso de madeira sucupira, escada e jardim

Imagem: Piso Multiestruturado Elegance Sucupira por PSV Arquitectura. Foto: Gonzalo Viramonte

 

Fotografia de sementes da árvore sucupira

Imagem: Sementes de sucupira. Foto: Adobe Stock.

 

Tauari

O Tauari é uma árvore nativa da Amazônia e de outras regiões da América Latina. Ela pode atingir alturas de até 40 metros e possui um tronco reto e cilíndrico. Suas folhas são simples e suas flores são pequenas e amareladas. O Tauari é uma espécie de rápido crescimento e é cultivado principalmente pela sua madeira de tonalidade clara, variando de bege a amarelo, com veios discretos. 

Sua textura é fina a média, com grãos retos e uniformes. Essa madeira é caracterizada por sua resistência ao ataque de cupins e sua baixa tendência a empenamento. O piso de madeira Tauari é uma opção versátil e resistente, adequada para ambientes residenciais e comerciais de tráfego moderado, como quartos, salas de jantar e escritórios.

Fotografia de um piso de madeira tauari

Imagem: Piso de madeira de Tauari. Foto: Acervo Indusparquet

 

Fotografia de um espaço interno com piso de madeira tauari, móveis e objetos de decoração

Imagem: Piso Tauari Mate Taco Multiestruturado Elegance por Joana e Manuela Arquitetura. Foto André Bastian

Peroba Mica

A Peroba Mica é uma árvore de até 30 metros de altura encontrada principalmente na região amazônica do Brasil. Seu tronco é reto e volumoso, suas folhas, simples, e suas flores são pequenas e brancas. A Peroba Mica é conhecida por sua resistência à umidade e por sua madeira durável. 

A madeira da Peroba Mica apresenta uma coloração amarelada, com veios e nós evidentes que conferem um aspecto rústico à madeira. Sua textura é média, com grãos que vão de retos a levemente ondulados. A principal característica desse tipo de madeira é sua alta resistência à umidade, o que a torna ideal para ambientes úmidos, como cozinhas, banheiros e áreas externas cobertas. Além disso, a Peroba Mica é conhecida por sua durabilidade e resistência ao ataque de insetos.

 Fotografia de um piso de madeira peroba mica

Imagem: Piso de madeira de Peroba Mica. Foto: Acervo Indusparquet

Fotografia de um espaço interno com piso de madeira de peroba, móveis e objetos de decoração

Imagem: Piso Elegance Peroba Mica por Jadson Amorim na CasaCor Alagoas 2017

 

Peroba Dourada

Podendo chegar a até 30 metros de altura, a Peroba Dourada é uma árvore encontrada em diferentes regiões do Brasil, como a Amazônia e a Mata Atlântica. Ela possui um tronco robusto e ramificado, com folhas simples e flores pequenas e brancas. 

A madeira da Peroba Dourada possui uma tonalidade que varia do amarelo-claro ao castanho, com veios sutis e textura de média a grossa. Essa madeira é conhecida por seu aspecto nobre e rústico, com nós e veios que conferem um charme especial aos ambientes. Além de ser resistente a cupins e fungos, a Peroba Dourada também possui boa resistência à umidade. 

Sua resistência ao desgaste e à umidade tornam esse piso amadeirado apropriado para ambientes internos e externos, como salas de estar, varandas e áreas externas.

Fotografia de um espaço interno com piso de madeira peroba, móveis de sala de estar e objetos de decoração

Imagem: Piso de Peroba Dourada Multistrato por Francisco Franck. Foto André Bastian

 

Carvalho Branco

O Carvalho Branco é uma árvore nativa da América do Norte e também é cultivada em outras partes do mundo, incluindo o Brasil. Ela pode atingir alturas de até 30 metros e possui um tronco reto e colunar. Suas folhas são simples e suas flores são pequenas e amareladas. O Carvalho Branco é amplamente cultivado por sua madeira de alta qualidade, que apresenta uma coloração clara e uniforme, variando de branco-amarelado a bege. 

Sua textura é média, com grãos retos e aparência homogênea. Essa madeira é valorizada por sua beleza e sofisticação, além de ser altamente resistente e durável. O piso de madeira de Carvalho Branco cria uma atmosfera clean e moderna nos espaços. Sua durabilidade e estabilidade a tornam uma excelente escolha para pisos, móveis e revestimentos, principalmente em ambientes de alto padrão, como restaurantes, hotéis e lojas.

Fotografia de um piso de madeira carvalho branco

Imagem: Piso de madeira de Carvalho Branco. Foto: Acervo Indusparquet

 

Fotografia de um espaço interno integrado com piso de madeira, móveis e objetos de decoração

Imagem: Piso Multilaminado de Carvalho Branco por Rita Diniz na Campinas Decor 2021. Foto: Reinaldo Ortlieb

 

Jatobá

O Jatobá é uma árvore encontrada principalmente na região amazônica do Brasil. Assim como muitas espécies, ela também pode chegar a 30 metros de altura. O Jatobá possui um tronco volumoso e ramificado, com folhas compostas e flores pequenas e brancas. 

A madeira de Jatobá possui uma coloração marrom-escura, com veios contrastantes e textura de média a grossa. É uma madeira extremamente dura e resistente, com alta densidade. Essa resistência faz do Jatobá uma escolha popular para pisos e revestimentos em áreas de alto tráfego e sujeitas a desgaste, como corredores, academias e espaços comerciais. Além disso, essa madeira possui excelente durabilidade e é resistente a cupins.

Fotografia de um piso de madeira jatobá

Imagem: Piso de madeira de Jatobá. Foto: Acervo Indusparquet

 

Fotografia de um espaço interno com piso de madeira jatobá, móveis e objetos de decoração

Imagem: Piso Multiestruturado Jatobá Ebony por Jayme Bernardo. Acervo Indusparquet

Fotografia de um tronco de jatobá

Imagem: Tronco de Jatobá. Foto: Adobe Stock.

 

Muiracatiara

A Muiracatiara é uma árvore encontrada na região amazônica e em outras partes da América do Sul, cuja altura pode atingir até 40 metros. Além de um tronco reto e cilíndrico, essa espécie possui folhas compostas e flores pequenas e amareladas. 

A madeira da Muiracatiara apresenta uma coloração avermelhada a marrom, com veios e textura fina. Essa madeira é altamente resistente a intempéries e possui propriedades naturais contra fungos, cupins e brocas. 

Sua resistência à umidade e à ação de insetos a torna ideal para áreas externas não cobertas, como decks, piscinas e áreas de lazer.

Fotografia de um piso de madeira muiracatiara

Imagem: Piso de madeira de Muiracatiara. Foto: Acervo Indusparquet

 

Ipê

O Ipê é uma árvore encontrada principalmente na região amazônica e em outras áreas tropicais da América Latina. Suas principais características são o tronco reto e cilíndrico, suas folhas compostas, e suas flores grandes e de cores vibrantes, como o amarelo e o rosa. O Ipê pode alcançar alturas de até 30 metros, apresentando uma madeira extremamente dura, resistente e durável. 

O Ipê é conhecido por sua coloração que varia de marrom-oliva a castanho-escuro, com veios sutis e textura de média a grossa. Essa madeira é extremamente resistente, durável e de alta densidade. É valorizada por sua beleza e resistência a impactos, riscos, fungos e cupins.

O piso de madeira Ipê é indicado para ambientes de alto tráfego, como restaurantes, escolas e áreas comerciais movimentadas.

Fotografia de um piso de madeira ipê

Imagem: Piso de madeira de Ipê. Foto: Acervo Indusparquet

 

Fotografia de um espaço interno com piso de madeira ipê, tapetes, móveis e objetos de decoração

Imagem: Piso Assoalho de Ipê com parede e teto de Cumaru por Giovana Fogaça. Foto: Acervo Indusparquet

 

Fotografia de galhos e flores de ipê

Imagem: Galhos e flores de Ipê. Foto: Adobe Stock.

 

Eucalipto

O Eucalipto é uma árvore originária da Austrália, mas também é amplamente cultivada em diferentes regiões do mundo, incluindo o Brasil. Existem várias espécies de Eucalipto, algumas delas são utilizadas para a produção de madeira. Essa árvore pode atingir alturas impressionantes, variando de acordo com a espécie. O Eucalipto é conhecido por seu crescimento rápido e sua madeira de baixo custo, sendo amplamente utilizada na indústria da construção civil, fabricação de móveis, papel e celulose.

O Eucalipto possui uma coloração clara a média, variando do bege ao marrom-avermelhado, com textura média e grãos que vão de retos a levemente entrelaçados. Essa madeira é conhecida por sua rápida taxa de crescimento, o que a torna uma opção sustentável. Sua resistência e estabilidade a tornam uma opção econômica para ambientes residenciais de tráfego moderado, como quartos, salas de estar e corredores.

Fotografia de um piso de madeira eucalipto

Imagem: Piso de madeira de Eucalipto. Foto: Acervo Indusparquet

Fotografia de um bosque de eucaliptos

Imagem: Bosque de Eucalipto. Foto: Adobe Stock.

 

O que achou de conhecer mais sobre cada tipo de piso de madeira? Para você saber mais sobre a origem da madeira do seu projeto, a Indusparquet mantém o programa Jornada Sustentável, uma iniciativa de rastreabilidade que apresenta desde a extração da matéria-prima, as florestas manejadas até as etapas do processo produtivo do produto que você adquirir. 

Por meio de um QRcode, é possível acompanhar toda a trajetória do produto, garantindo a certeza sobre madeira legal, adquirida de forma certificada e com o menor impacto possível ao meio ambiente. 

Leia também:

Madeira combina com o quê?

Piso escuro ou piso claro: como escolher?

Piso sobre piso: saiba mais sobre essa possibilidade para repaginar um ambiente

 

 

Compartilhe

Interessou?