O que você está procurando?

Sustentabilidade impulsiona uso da madeira na construção civil

O uso da madeira na construção civil está crescendo em todo o mundo, impulsionada pela conscientização ambiental e pelos benefícios econômicos e técnicos que o material oferece.

A madeira sempre foi um material amplamente utilizado na construção civil ao longo da história da humanidade. No entanto, nas últimas décadas, temos acompanhado uma verdadeira revolução no uso da madeira como material de construção, impulsionada por avanços tecnológicos e uma crescente consciência ambiental.

De acordo com o IBGE, a área de florestas plantadas no Brasil bateu os 9,5 milhões de hectares em 2021, com um aumento de 23,7% no valor da produção para fins comerciais em apenas um ano. A informação é um indicador importante para medir a participação da madeira no mercado da construção civil.

Arquitetura sustentável 

Uma das principais razões pelas quais a madeira está revolucionando a construção civil é a sustentabilidade. A madeira é um recurso renovável, proveniente de florestas manejadas de forma responsável. Ao optar pela madeira como material de construção, reduzimos a dependência de recursos não renováveis, como o concreto e o aço, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Fotografia da varanda de uma construção com estrutura de madeira.

Imagem: Prédio com varanda de madeira e teto de vidro. Foto: Unsplash

 

Além disso, a madeira possui propriedades estruturais impressionantes. Ela é resistente, o que permite a construção de estruturas sólidas e duráveis. Graças aos avanços na tecnologia de engenharia da madeira, hoje é possível utilizar peças de madeira laminada colada, que são extremamente fortes e superam muitos materiais convencionais em termos de desempenho estrutural.

A madeira também oferece vantagens em termos de eficiência energética. Devido à sua capacidade de isolamento térmico, as construções de madeira são mais eficientes em termos de consumo de energia, reduzindo os gastos com aquecimento e resfriamento. Além disso, a madeira tem uma pegada de carbono negativa, ou seja, armazena carbono ao longo de sua vida útil, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

Inovação na construção civil 

Outro aspecto revolucionário da madeira na construção civil é a sua versatilidade estética. A madeira possui uma beleza natural e uma variedade de tonalidades, texturas e padrões, o que permite a criação de espaços arquitetônicos únicos e acolhedores. Além disso, ela pode ser combinada com outros materiais, como vidro e metal, proporcionando uma estética moderna e sofisticada.

A tecnologia da construção em madeira também tem avançado rapidamente, com a utilização de máquinas de usinagem computadorizada e técnicas de pré-fabricação. Isso possibilita a construção de edifícios de madeira de forma mais rápida, precisa e eficiente. Além disso, os sistemas construtivos em madeira são mais limpos e geram menos resíduos em comparação com a construção tradicional, resultando em canteiros de obras mais sustentáveis.

Fotografia do interior de uma casa com paredes, escadas e toda a estrutura de madeira, móveis, utensílios de cozinha, eletrodomésticos, sofá preto e uma almofada cinza.

Imagem: Residência com estrutura de madeira no Colorado, Estados Unidos. Foto: Unsplash

 

Viu só como a madeira pode promover soluções sustentáveis para sua obra? Conheça as opções de pisos e revestimentos de madeira da Indusparquet e invista em projetos mais sustentáveis, eficientes e esteticamente atraentes.

Leia também:

Uso da madeira na construção de edifícios

Bioarquitetura: ecológica e sustentável

Como funciona o manejo florestal?

Compartilhe

Interessou?