O que você está procurando?

Área gourmet com piscina: dicas para reformar sua casa

O fim do ano está chegando e nada melhor do que aproveitar o verão em um espaço gourmet com piscina. Confira nossas sugestões para a decoração da área externa e comece as reformas!

A primavera mal chegou e, por aqui, os planos já estão no verão. Afinal, em pouco menos de três meses estaremos vivendo a estação mais quente e celebrando as festas de Natal e Ano Novo com pessoas queridas. E nada melhor do que comemorar em uma área gourmet com piscina, você não acha?  

Se você está pensando em criar ou reformar seu espaço externo para o fim de ano, já vamos avisando que agora é a hora certa para iniciar as obras e terminá-las a tempo das confraternizações. 

Seja qual for o tamanho de área disponível, você pode decorá-la de diversas formas para criar um ambiente funcional, aconchegante e, claro, muito refrescante: piscinas, churrasqueiras, plantas e espreguiçadeiras são ótimas opções para começar a desenhar sua ideia. Mas não se preocupe, a seguir, a gente te mostra algumas dicas para compor a área de lazer. Confira! 

 

Qual piso de madeira colocar na área com piscina?

 

Piscina com deck de madeira, cadeira de descanso azul e , árvores ao fundo

Casa de Aldeia por Lúcia Helena – Foto: Chico Porto

 

A área em volta da piscina deve ser feita com um piso resistente à água para garantir a durabilidade do produto e evitar bolores e mofos. O deck de madeira é uma excelente opção: seja em uma casa de praia ou na cidade, o deck confere um ar tropical para o ambiente, que conversa perfeitamente com áreas externas e dias de calor. Recomendamos os seguintes pisos para deck de piscina: 

  •  Ipê: por apresentar alta densidade e resistência à umidade, esse tipo de madeira é ideal para pisos com contato frequente com a água, evitando o aparecimento de manchas, fungos e mofos. Aqui na Indusparquet, você encontra modelos de madeira para deck lisos, frisados e retos. Clique aqui para saber mais detalhes; 
  • Cumaru: essa é uma das opções tropicais mais populares em piscinas com deck de madeira e também apresenta grande durabilidade e resistência ao sol e à água, reduzindo os riscos de manchas e desgaste do piso. Além dos modelos semelhantes ao Ipê, o deck Cumaru está disponível na versão feita com madeiras de demolição, que oferecem um aspecto mais rústico e sustentável à decoração.  

 

Como fazer uma área gourmet rústica? 

 

Ambiente externo com deck e decoração de madeira combinado com objetos em azul royal

Deck Teca Autoclave por Roberto Migotto

 

E por falar em decoração rústica, você sabia que ela é uma das principais tendências para ambientes ao ar livre? Seja em uma área gourmet pequena ou grande, você pode adicionar elementos da natureza para criar um espaço orgânico, leve e acolhedor. 

Além do piso de madeira, você pode procurar por móveis e acessórios feitos com madeira bruta, como mesas, cadeiras, luminárias e muito mais. Troncos grandes também são ótimos para substituir bancos e mesas de centro ou de apoio, como na imagem acima. 

Para variar os materiais, aposte em vasos, louças e outros objetos artesanais feitos de cerâmica, cobre e fibras naturais para complementar a decoração. Folhagens e flores naturais também são essenciais para a composição: palmeiras, samambaias e coqueiros são exemplos de plantas tropicais que se adaptam bem aos ambientes com grande exposição solar.  

 

Como montar uma área gourmet moderna? 

 

Área gourmet com móveis combinando branco e verde tiffany, deck de madeira e divisão do ambiente todo em vidro.

Acervo Indusparquet

 

Indo no sentido oposto ao rústico, a decoração moderna conta com equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos de última geração, como caixa de som, frigobar, airfryer e outros equipamentos práticos para o ambiente aberto. Criar uma área gourmet com churrasqueira também é uma ótima opção para quem quer desfrutar do espaço com muita comodidade. 

Outra característica desse tipo de decoração é o minimalismo: invista apenas nos móveis essenciais e dê preferência para linhas simples e cores neutras, como o branco e o bege. Para destacar alguns pontos, inclua um móvel ou pequenos objetos com cores frias ou quentes. Você pode se inspirar na imagem acima, em que a mesa azul-esverdeada se destaca em meio aos móveis claros. 

Se você estiver na dúvida de como compor a paleta do espaço, não se preocupe: aqui no nosso site, te explicamos quais cores combinam com pisos de madeira e como defini-las a partir do seu estilo. Clique aqui e confira! 

 

Como deixar a área gourmet aconchegante? 

 

Área externa com divisória de ferro em arabescos, antiga piscina, coberta com deck de madeira e sofá com almofadas revestem todo o entorno

Decoração de área externa aconchegante

 

Não importa se o seu espaço gourmet é pequeno, grande, rústico ou moderno. Seja qual for o caso, o conforto sempre deve vir em primeiro lugar para que você possa aproveitar a área ao máximo. 

Para criar um ambiente aconchegante e agradável, adicione móveis e outros objetos que te ajudem a relaxar: poltronas, sofás, almofadas e espreguiçadeiras agradam tanto quem deseja ler um livro à tarde quanto quem quer tomar um sol depois de mergulhar na piscina. Um ombrelone  e uma mesinha de apoio também são bem-vindos. 

Para manter a passagem livre e facilitar a circulação, aposte em objetos de decoração verticais, como quadros e vasos suspensos. Uma estante também pode útil para guardar louças e outros itens sem ocupar muito espaço. 

Por fim, deixe sua criatividade no comando e construa uma área gourmet que faça sentido para você e seu estilo de vida. Além das referências acima, você pode buscar inspirações em nossa conta oficial do Pinterest e nas ideias que separamos abaixo: 

 

Área Gourmet com piso cinza e deck de madeira cumaru, cadeiras com ombrelone, parede de pedras na lateral com ducha.

Deck Cumaru por Flávia Maria Stecca

 

Área Gourmet com piscina e piso de madeira jatobá ao redor, ambiente de descanso e cozinha ao fundo.

Multiestruturado Jatobá Ebony por Jayme Bernardo

 

Área externa de piscina com cascata, deck liso de madeira cumaru no chão e parede lateral, painel vertical jungle unindo os ambientes de ladrilhos da piscina e deck de madeira

Deck Liso Cumaru por Sandra Bernardi e Elisangela Ribeiro – Foto: Samuel Selegatti

 

Vetor da área externa de uma casa com ampla piscina, cadeiras de descanso e ombrelone e casa com revestimento de madeira ao fundo

Casa Vetor por Felipe Caboclo – Foto: Adriano Pacelli

 

Área externa com piscina e deck cumaru, mesa e cadeiras cinzas, iluminação nas paredes e pequeno jardim ao fundo

Deck Cumaru por Lia Sampaio e Erasmo Pereira – Foto: Reinaldo Ortlieb

 

Leia também: 

Quais cores combinam com o piso de madeira?  

Revitalização do piso de madeira: 5 motivos para fazer a reforma  

10 tipos de pisos de madeira e onde aplicá-los 

Compartilhe

Interessou?