O que você está procurando?

Revitalização do piso de madeira: 5 motivos para fazer a reforma

A restauração do piso de madeira é essencial para mantê-lo sempre novo e seguro. A seguir, você descobre quando e como fazer a reforma, desde a raspagem do assoalho até a troca de tábuas. Confira nossas dicas!

A madeira é um material natural e, por isso, seu uso no dia a dia pode fazer com que ela perca o brilho e a beleza original no decorrer dos anos. Ações como arrastar móveis pesados e limpar o piso de madeira com produtos inadequados são fatores comuns que levam ao desgaste do material. 

 Apesar disso, sua escolha é extremamente vantajosa em comparação com cerâmicas e porcelanatos: por ser um material renovável, é possível recuperar o piso de madeira com procedimentos simples e rápidos, mantendo-o com um aspecto de novo por muito tempo. 

 A seguir, você confere cinco situações que indicam que é hora de revitalizar o piso de madeira, além de dicas para fazer a reforma. 

 

1- Verniz ressecado

 

Sala de jantar com piso de madeira, tapete com formato orgânico abaixo da mesa e móveis branco e verde na cozinha ao fundo..

Cozinha com Taco Multistrato Cumaru por Denise Barreto

 

Com o passar do tempo, é comum notar o verniz do piso ressecado ou descascando em áreas mais utilizadas. Felizmente, esse problema é bem fácil de resolver: primeiro, você deve fazer a raspagem do taco para eliminar todo o verniz antigo. Depois, é só reaplicar as camadas de verniz para reestabelecer o brilho original. 

Para prolongar a vida útil do seu chão, recomendamos que você utilize um verniz de qualidade na reforma e, depois, dê preferência para produtos para limpar o piso de madeira que sejam adequados para esse tipo de serviço. Assim, você protege o novo verniz e aumenta sua durabilidade. 

Aqui na Indusparquet, indicamos o uso de produtos da linha Skania, que oferece limpadores e renovadores à base de água para manter a revitalização de forma ecológica. Clique aqui para conhecer os produtos e confira nossas dicas e cuidados para a manutenção do piso! 

 

2 – Arranhões e marcas 

 

Cozinha e sala integradas, decoraçao em tons de amarelo, laranja e marrom, piso de madeira e porta de vidro para a varanda ao fundo.

Acervo Indusparquet

 

As marcas e arranhões também podem aparecer no piso de madeira, principalmente quando a casa possui animais de estimação e crianças que passam o dia todo correndo de um cômodo para o outro. Mas não se preocupe, nada disso é motivo para restringir a liberdade da família: uma lixa e a reaplicação do verniz são suficientes para solucionar danos superficiais.  

Já se as marcas forem mais profundas e as fibras da madeira estiverem lascadas, o ideal é que você substitua as tábuas danificadas. Dessa forma, você mantém a estabilidade do piso e garante a segurança de todos. 

 

3 – Rachaduras 

 

Sala de jantar com decoração predominante em madeira nos móveis e piso de madeira.

Acervo Indusparquet

 

As madeiras podem ressecar por conta da baixa umidade do ar. Por isso, algumas rachaduras costumam surgir no piso em épocas de estiagem. Caso você note esses sinais de desgaste no estágio inicial, procure passar panos úmidos no chão e instalar umidificadores de ar pela casa. Além de evitar mais rachaduras, você contribui para sua saúde. 

Entretanto, se os danos já tiverem tomado proporções maiores, recomendamos a troca do piso. Você pode substituir apenas as tábuas danificadas ou aproveitar a situação para renovar todo o chão e dar um novo visual para sua casa. 

 

4 – Manchas e descoloração 

 

Varanda com janelas de vidro, piso de madeira claro e mesa com computador.

Multistrato Carvalho Bianco por Suite Arquitetos

 

Pisos de madeira que ficam muito expostos à luz solar e ao calor podem descolorir com mais facilidade, como é o caso de decks, varandas e outras áreas externas. Além disso, o uso de produtos de limpeza inadequados também pode agredir o material, retirando sua cor e provocando machas. 

Para contornar essas situações e deixar o local mais uniforme possível, é recomendado que você mude a cor de todo o piso com uma tinta de sua preferência. Você pode procurar por uma similar à original ou inovar na escolha para mudar a estética e decoração da casa. 

 

5 – Mofo ou bolor 

 

Área externa de uma casa com piscina e deck de madeira

Deck Cumaru por Natalia Meyer

 

Enquanto a falta de umidade causa rachaduras, seu excesso é responsável pelo aparecimento de mofos e bolores nos pisos. Madeiras que ficam submersas ou em contato constante com a água podem deteriorar com mais facilidade. Por isso, recomendamos que a manutenção e a reforma das áreas com piscina sejam feitas regularmente. 

Se o seu piso estragar por esse motivo, a solução é substituir as tábuas afetadas. Entretanto, é importante que antes você investigue a causa do bolor ou mofo para confirmar se a umidade está vindo da superfície ou do contrapiso. Se for a segunda opção, contrate um profissional para combater o problema. Caso contrário, ele surgirá novamente no futuro. 

Seja para substituir apenas algumas tábuas ou instalar um novo piso de madeira em todo o chão, solicite uma visita técnica para avaliação do local. Só um especialista poderá verificar a necessidade ou não de remover todo o piso existente, além de realizar os procedimentos corretos para sua troca, como o lixamento, correção e impermeabilização do contrapiso. 

De toda maneira, vale ressaltar que a higiene e manutenção adequadas são fundamentais para evitar o desgaste do material e aumentar sua durabilidade. Clique aqui e descubra como limpar o piso de madeira com os produtos Skania. 

 

Em nosso blog, você confere mais dicas de como cuidar e manter seu piso sempre novo. Acesse e não perca nenhuma novidade! 

 

Leia também: 

Como cuidar da sala com piso de madeira 

Limpeza e manutenção do piso de madeira: quais produtos usar? 

Adeus, cera: saiba como limpar corretamente seu piso de madeira 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Interessou?