O que você está procurando?

Reforma do piso de madeira: como fazer?

Saiba identificar a necessidade de uma reforma e quais as alternativas para deixar seu piso com cara de novo!

O uso no dia a dia e ações como arrastar móveis pesados são alguns dos fatores que levam à perda do brilho e da beleza original do piso de madeira. Apesar disso, a escolha desse material em comparação com cerâmicas e porcelanatos é extremamente vantajosa: a madeira possibilita restauração, retornando ao seu aspecto original, ou a substituição de forma prática em casos mais extremos. Veja a seguir algumas dicas para repaginar o seu piso de madeira.

Identificando o problema

É natural que depois de algum tempo o piso de madeira perca o brilho, mas alguns procedimentos simples podem recuperar esse material renovável. Pisos marcados pelo uso do dia a dia podem passar por uma restauração, com lixamento e aplicação de verniz. Exemplos de produtos adequados para esse tipo de serviço são os da linha Skania, que tem limpadores e renovadores mais ecológicos, à base de água – lembrando que produtos mais oleosos, como ceras, nunca são uma opção. O cliente pode escolher alterar o brilho (fosco/acetinado ou brilhante), além de, em alguns casos, aplicar leves tingimentos sobre a madeira.

Piso de madeira antes da restauração

 

Depois de restaurado, recomenda-se a limpeza do piso apenas com Skania Super Limpador

 

Se a reforma for motivada por uma situação adversa, como contato com umidade devido a infiltrações ou queda de objetos pesados, deve-se avaliar a necessidade de trocas de algumas réguas. Para a instalação de réguas novas, um profissional pode realizar a raspagem e instalação e também aplicar o verniz.

Vale ressaltar que, em todos os casos, um profissional de confiança deve executar os serviços, garantindo o uso de produtos, técnicas e ferramentas adequadas para uma revitalização duradoura.

Assoalho Cumaru Rajado Demolição, uma opção bonita e resistente para ambientes internos

 

Para uma nova instalação de piso

Para instalar um novo piso de madeira ou mesmo colocá-lo em um ambiente pela primeira vez, recomenda-se a visita de um técnico especialista para avaliação do local. O primeiro passo para a preparar o local onde será instalado o piso de madeira é o contrapiso, tema que já abordamos neste artigo.

No caso de troca, o técnico verificará se há necessidade de remoção total  do piso existente, além dos procedimentos corretos para a substituição, como o lixamento do contrapiso para remoção de colas ou impurezas, e se haverá a necessidade de corrigir, fortificar e impermeabilizar, além de especificar as dimensões adequadas do novo material a ser instalado.

É necessário ter cuidado ao manusear e arrastar móveis em ambientes com piso de madeira

 

A madeira é uma ótima opção para a reforma da sua casa e possibilita, além da qualidade e durabilidade do produto, a possibilidade de escolher diferentes espécies, cores e paginações. Conheça os produtos certificados Indusparquet e inspire-se aqui.

 

Leia também

Neuroarquitetura: conheça a ciência do bem-estar e a relação com a madeira

Grupo Indusparquet apresenta lançamentos de pisos e revestimentos de madeira

Conheça quatro formas de usar a madeira em diferentes ambientes

Compartilhe

Interessou?