O que você está procurando?

Paginação Espinha de Peixe: características e inspirações

O famoso desenho em zigue-zague pode ser aplicado em diversos pisos e revestimentos de madeira. Descubra as principais características dessa paginação e inspirações para seu projeto!

A Espinha de Peixe é uma das diversas paginações que podemos utilizar na aplicação de pisos e revestimentos de madeira. É uma ótima opção para quem deseja sair da área comum e garantir um toque único à decoração. 

A seguir, você descobre mais detalhes sobre esse tipo de desenho e como combiná-lo com diversos estilos e áreas da casa. Venha com a gente e saiba mais! 

 

O que é a paginação Espinha de Peixe? 

 

A Espinha de Peixe é uma das paginações mais utilizadas na decoração de ambientes e é caracterizada por uma sequência de zigue-zagues, criada com peças retangulares de madeira sobrepostas. Ela aparece com mais frequência em projetos contemporâneos, conferindo uma sensação de amplitude aos interiores. 

 

Qual a diferença entre a paginação Espinha de Peixe e Escama de Peixe? 

 

Cozinha com uma longa mesa de madeira e cadeiras ao redor, um lustre grande sobre ela e plantas de um lado. Ao fundo, a bancada com revestimento de madeira na área da pia, com vasos com flores e uma parede com vidro. O piso é de madeira Tauari apresenta paginação espinhade peixe.

Multiestruturado Tauari Espinha por Tufi Mousse

 

Além de terem nomes parecidos, os dois tipos de paginação formam desenhos bem semelhantes, o que leva muitas pessoas a acreditarem que eles são iguais. Entretanto, existem algumas diferenças que precisamos nos atentar. E a principal delas é o ângulo em que as peças são aplicadas. 

Para começar, na paginação Espinha de Peixe, as peças retangulares devem ser instaladas em ângulos de 45º em relação à parede, formando uma espécie de “V”. Como é possível observar na imagem acima, o desenho acompanha o sentido das paredes.  

Já para compor a paginação Escama de Peixe, as peças são aplicadas em ângulos de 90º, formando uma sequência de “L” na diagonal do ambiente, como mostra a referência abaixo. 

 

Cozinha com piso de madeira Tauari em paginação escama de peixe. Uma mesa central com um vaso, cercada por cadeiras. De um lado, armários com a pia e uma TV; do outro, um espaço que dá acesso à área externa, com outra mesa.

Taco Tradicional Tauari por Construtora Casa da Montanha e Rogério Menim – Foto: Claudio Fonseca

 

Como limpar o piso de madeira Espinha de Peixe? 

 

Assim como todos os nossos produtos de madeira, o piso Espinha de Peixe necessita de alguns cuidados para manter um aspecto novo e bonito durante vários anos. Em primeiro lugar, você deve evitar o uso de ceras e outros tipos de autolustrantes. Eles são responsáveis pelo acúmulo de gorduras que desgastam o brilho do chão e prejudicam a saúde da madeira. 

Para realizar a faxina correta no dia a dia, recomendamos que você varra o chão com uma vassoura de cerdas macias e passe um pano úmido apenas com água. Quando precisar potencializar a limpeza, utilize Skania Super Limpador, nosso produto concentrado desenvolvido especialmente para pisos de madeira, que remove manchas, marcas de sapato e respingos. Clique aqui e descubra como utilizá-lo! 

 

Como combinar a paginação Espinha de Peixe na decoração? 

 

Como mencionamos, esse tipo de paginação é bastante utilizado em cenários contemporâneos e para criar uma sensação de amplitude. Entretanto, ele conversa com diversos estilos de decoração para criar estéticas únicas e cheias de personalidade.  

Se sua preferência for por uma decoração mais sofisticada, inspire-se na referência abaixo: a Espinha de Peixe no piso de Carvalho se une à bancada de mármore de Carrara (branco com veios acinzentados) para criar um contraste harmonioso de texturas e temperaturas, uma vez que a rocha é vista como um elemento mais frio e a madeira traz conforto térmico.  

 

Cozinha com piso de madeira Carvalho em paginação espinha de peixe. Bancada central em mármore, banquetas de um lado, armários e coifa do outro. A parede oposta exibe desenhos em relevos com formas assimétricas e uma janela ao meio com persiana.

Taco Carvalho por Andrea Magalhães

 

Para inovar e sair da paginação do piso, você pode levar o desenho Espinha de Peixe para as paredes da casa. Essa técnica ajuda a ressaltar o pé direito dos cômodos, além de conferir destaque à madeira e um toque natural para o ambiente, tornando-o mais aconchegante. 

 

 Parede com paginação espinha de peixe de madeira Carvalho Bianco, com um quadro colorido de uma criança rodeada de flores. Abaixo, uma poltrona clara com almofada, ao lado de um armário preto com um vaso e um quadro pequeno.

Reale Carvalho Bianco por Olegario de Sá

 

Por último, que tal instalar o revestimento Espinha de Peixe no teto da sua casa? Apesar de muitas vezes ser esquecido durante as construções e reformas, o teto de madeira pode transformar os ambientes, garantindo conforto térmico, isolamento acústico e, claro, um acabamento belo e inovador. 

A referência, a seguir, une o teto em madeira Cumaru e as paredes de concreto para criar um contraste de materiais, texturas e sensações. Enquanto o cimento proporciona um ar mais sóbrio e industrial, o revestimento Espinha de Peixe adiciona um toque natural e confortável à sala de estar. 

 

Sala com teto de madeira Cumaru em paginação espinha de peixe, paredes em tons de azul claro com um quadro. Sofá com almofadas e poltronas, tapete e mesa de centro com livros e plantas.

Tradicional Taco Cumaru por Otto Felix

 

Essas são só algumas sugestões de como utilizar a paginação Espinha de Peixe na decoração. Para conferir mais ideias para seu projeto, acompanhe nossa conta oficial do Pinterest. Lá, você encontra referências para todos os estilos e ambientes. Acesse e inspire-se! 

______________________ 

A madeira é extremamente versátil e pode ser utilizada para compor diversos projetos. Acesse o blog Indusparquet e fique por dentro das tendências e dicas de decoração para aplicar na sua casa! 

  

Leia também: 

O que é o Piso Chevron? 

6 inspirações com a madeira em destaque 

Quais cores combinam com o piso de madeira? 

Compartilhe

Interessou?