O que você está procurando?

Novos ambientes de trabalho

Entenda sobre as adaptações em escritórios, criação de áreas abertas, espaços verdes e em como o distanciamento impacta nisso

Com a saída gradual da pandemia, as empresas que tiveram a possibilidade de implantar o home office retornam às atividades em um mundo com diferentes padrões de trabalho e estilo de vida e tentam se adequar a esta realidade pós pandêmica. Os convencionais deram lugar para novos ambientes com mais flexibilidade, conforto, bem-estar e praticidade, proporcionando e impactando diretamente na produtividade, engajamento e até mesmo na retenção de pessoas.

 

 

Com o avanço e o surgimento de novas tecnologias, novas profissões, modelos de negócios, mudanças nos ambientes e novos hábitos, a relação entre trabalho e pandemia mudou completamente nos últimos anos e a dinâmica em tempos de pandemia nos trouxe prioridades que demandam mais criatividade e soluções que se afastam cada vez mais do ambiente físico.

 

Por isso, muitas empresas se adaptaram e começaram a adotar ambientes mais abertos, escritórios compartilhados, salas multiuso, cabines acústicas e principalmente o uso de elementos naturais nos espaços como madeira, iluminação natural, plantas e etc. Um estudo chamado The Global Impacto of Biophilic Design in the Workplace, apontou um aumento de 15% em criatividade nas pessoas que trabalham em ambientes com plantas naturais.

 

 

Não só os ambientes como também os modelos de gestão mudaram. A dinâmica na pandemia deu espaço para o modelo de gestão horizontal, que substitui o modelo de gestão vertical, assim, os colaboradores e gestores interagem no mesmo nível, os ambientes abertos e espaços compartilhados estimulam essa mudança. O desenvolvimento de espaços integrados e compartilhados também favorecem a troca de informações e experiências, dessa forma, os diferentes departamentos podem interagir mais juntos.

 

O que você acha dessas mudanças e transformações? Já aconteceu por aí? 

Leia também: 

Projetos corporativos pós pandemia 

Home office: cinco projetos como inspiração para montar o seu cantinho de trabalho 

Como conservar seu piso de madeira 

 

Compartilhe

Interessou?