Apesar de possuírem certas semelhanças, os estilos vintage e o retrô apresentam características distintas que podem alterar a proposta final da sua decoração de interiores. No artigo, a seguir, a gente te explica os conceitos dos dois estilos e as principais diferenças entre eles. Venha conosco e descubra qual decoração combina mais com a sua personalidade!
O que é o estilo de decoração vintage?
O estilo vintage é caracterizado por peças antigas, únicas, com história e personalidade própria. Ele abrange itens de diferentes décadas, que tenham entre 20 e 100 anos. Ou seja, atualmente, podem ser considerados vintage objetos criados desde 1924 até 2004. Algumas pessoas ainda dividem o estilo em duas fases:
Os itens vintage geralmente possuem detalhes artesanais e uma qualidade duradoura, que os tornam valiosos. Também são frequentemente associados à nostalgia, proporcionando sentimentos de conforto e familiaridade. É um estilo que celebra o passado e a história, muitas vezes, por meio de heranças.
Entre suas principais características estão os pisos e móveis de madeira nobre, estampas florais e ornamentos curvados e detalhados, que remetem ao movimento artístico Rococó.
O que é o estilo de decoração retrô?
O estilo de decoração retrô é inspirado no design e na cultura popular das décadas de 1950, 1960 e 1970. Diferente do estilo vintage – que se concentra em objetos autênticos da época – o estilo retrô traz o sentimento de nostalgia por meio da reinterpretação moderna dos designs clássicos.
Essa decoração incorpora padrões ousados e utiliza materiais sintéticos para a criação dos objetos, como plástico e vinil. Também é conhecido por suas formas geométricas e linhas curvas, que refletem a estética da era espacial.
Na decoração, o estilo retrô pode ser identificado, principalmente, pelo uso de móveis com pé palito, cores vibrantes e mistura de elementos antigos com contemporâneos.
Quais são as diferenças entre os estilos vintage e retrô?
Para te ajudar a distinguir os dois estilos de decoração, listamos as 7 principais diferenças entre o vintage e o retrô:
1 – Autenticidade vs. reinterpretação
Como mencionamos, o estilo vintage engloba itens verdadeiramente antigos e autênticos, enquanto o retrô é uma reinterpretação moderna desses designs clássicos, com criações projetadas para parecerem antigas.
2 – Idade
Os objetos vintage têm pelo menos 20 anos de idade, enquanto os objetos retrô são novos. Isso significa que o estilo vintage pode ser mais difícil de encontrar e, consequentemente, mais caro do que o retrô.
3 – Estética
O estilo vintage é mais tradicional e artesanal, com peças detalhadas e curvadas. Por sua vez, o estilo retrô é mais ousado e futurista, com grande destaque para formas geométricas.
4 – Cores
O design de interiores vintage é marcado por tonalidades claras de azul, verde, laranja e roxo, além de tons terrosos e pastéis. Indo na direção contrária, a decoração retrô dá preferência para tonalidades fortes e vibrantes de vermelho, amarelo, azul e turquesa.
5 – Itens decorativos
Entre os principais objetos decorativos vintage, podemos mencionar os espelhos, quadros, máquinas de escrever, malas, baús e luminárias. Já no estilo retrô, o destaque vai para racks, mesas e cadeiras com pé palito, bicicletas, máquinas fotográficas, vitrolas e discos de vinil.
6 – Propósito
Apesar de ambos apostarem na nostalgia, o estilo vintage é mais utilizado com o objetivo de celebrar o passado e garantir autenticidade ao lar. Já o retrô é usado para adicionar um toque de diversão e excentricidade à decoração.
7 – Materiais
Os objetos vintage são feitos, principalmente, a partir da madeira maciça e de couro genuíno, enquanto os objetos retrô são mais fabricados com materiais sintéticos e um pouco menos duráveis.
Como combinar os estilos vintage e retrô com a madeira?
Como é possível notar, os dois estilos são populares e bonitos para quem deseja adicionar um toque de nostalgia à casa. Seja qual for sua preferência, a Indusparquet conta com os melhores pisos e revestimentos de madeira para combinar com os móveis, cores e objetos decorativos descritos acima, proporcionando sofisticação e conforto em todos os ambientes.
Nossos pisos de madeira de demolição são excelentes opções para compor ambas as estéticas. As ranhuras e desgastes típicos desse material natural conversam perfeitamente com as antiguidades presentes na decoração, reforçando a sensação saudosa do passado. Clique aqui e confira os modelos disponíveis em nosso site!
O painel Muxarabi de madeira Carvalho também agrega valor aos dois estilos, trazendo elementos estéticos do período colonial para a decoração. Muito versátil e funcional, o produto pode ser utilizado como divisória, painel decorativo, porta e janela, permitindo a entrada de luz natural e ventilação sem comprometer a privacidade dos ambientes internos.
______________________
Aqui no blog da Indusparquet você encontra diversas dicas de decoração e tendências para combinar com pisos e revestimentos de madeira. Acesse e saiba mais!
Leia também:
5 tendências de decoração para 2024