O que você está procurando?

Vintage vs. retrô: entenda as diferenças entre os estilos

Apesar de serem confundidos com frequência, o vintage e o retrô possuem diversas características que os distinguem. Leia o artigo e descubra as diferenças entre os dois estilos de decoração!

Apesar de possuírem certas semelhanças, os estilos vintage e o retrô apresentam características distintas que podem alterar a proposta final da sua decoração de interiores. No artigo, a seguir, a gente te explica os conceitos dos dois estilos e as principais diferenças entre eles. Venha conosco e descubra qual decoração combina mais com a sua personalidade!

 

O que é o estilo de decoração vintage?

 

Imagem de um quarto com estilo vintage, com uma cama e baús na ponta, quadros na parede e, na lateral, duas poltronas uma de frente para a outra, uma mesa de centro com um tapete e um espelho grande na parede.

Taco Reale Peroba Mica Espinha de Peixe por Javier Godino – Foto: Edison Garcia

 

O estilo vintage é caracterizado por peças antigas, únicas, com história e personalidade própria. Ele abrange itens de diferentes décadas, que tenham entre 20 e 100 anos. Ou seja, atualmente, podem ser considerados vintage objetos criados desde 1924 até 2004. Algumas pessoas ainda dividem o estilo em duas fases: 

  • Novo vintage: objetos com mais de 20 anos e menos de 50 anos;
  • Verdadeiro vintage: objetos com mais de 50 e menos de 100 anos.

Os itens vintage geralmente possuem detalhes artesanais e uma qualidade duradoura, que os tornam valiosos. Também são frequentemente associados à nostalgia, proporcionando sentimentos de conforto e familiaridade. É um estilo que celebra o passado e a história, muitas vezes, por meio de heranças.

Entre suas principais características estão os pisos e móveis de madeira nobre, estampas florais e ornamentos curvados e detalhados, que remetem ao movimento artístico Rococó.

 

O que é o estilo de decoração retrô?

 

Imagem de um espaço com decoração retrô, com assoalho de madeira multiestruturado, um tapete com mesas de centro decoradas, um armário ao fundo com um quadro colorido acima e duas poltronas nas laterais.

Assoalho Multiestruturado Lugano Capitano por Yara Mendes – Foto: Eduardo Macarios

 

O estilo de decoração retrô é inspirado no design e na cultura popular das décadas de 1950, 1960 e 1970. Diferente do estilo vintage – que se concentra em objetos autênticos da época – o estilo retrô traz o sentimento de nostalgia por meio da reinterpretação moderna dos designs clássicos. 

Essa decoração incorpora padrões ousados e utiliza materiais sintéticos para a criação dos objetos, como plástico e vinil. Também é conhecido por suas formas geométricas e linhas curvas, que refletem a estética da era espacial.

Na decoração, o estilo retrô pode ser identificado, principalmente, pelo uso de móveis com pé palito, cores vibrantes e mistura de elementos antigos com contemporâneos.

 

Quais são as diferenças entre os estilos vintage e retrô?

 

Para te ajudar a distinguir os dois estilos de decoração, listamos as 7 principais diferenças entre o vintage e o retrô:

1 – Autenticidade vs. reinterpretação

Como mencionamos, o estilo vintage engloba itens verdadeiramente antigos e autênticos, enquanto o retrô é uma reinterpretação moderna desses designs clássicos, com criações projetadas para parecerem antigas.

 

2 – Idade

Os objetos vintage têm pelo menos 20 anos de idade, enquanto os objetos retrô são novos. Isso significa que o estilo vintage pode ser mais difícil de encontrar e, consequentemente, mais caro do que o retrô.

 

3 – Estética

O estilo vintage é mais tradicional e artesanal, com peças detalhadas e curvadas. Por sua vez, o estilo retrô é mais ousado e futurista, com grande destaque para formas geométricas.

 

Imagem de uma cadeira de madeira ao lado de uma mesa de canto com uma planta e objetos decorativos, quadros acima e uma janela na outra parede. Ao lado, uma mesa de madeira decorada rodeada por cadeiras e ambos os espaços com piso de madeira multistrato de cumaru de demolição.

Assoalho Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado Arquitetura

 

4 – Cores

O design de interiores vintage é marcado por tonalidades claras de azul, verde, laranja e roxo, além de tons terrosos e pastéis. Indo na direção contrária, a decoração retrô dá preferência para tonalidades fortes e vibrantes de vermelho, amarelo, azul e turquesa.

 

5 – Itens decorativos

Entre os principais objetos decorativos vintage, podemos mencionar os espelhos, quadros, máquinas de escrever, malas, baús e luminárias. Já no estilo retrô, o destaque vai para racks, mesas e cadeiras com pé palito, bicicletas, máquinas fotográficas, vitrolas e discos de vinil.

 

Imagem de uma sala com piso de madeira multistrato de sucupira cinza, com uma mesa no centro rodeada de cadeiras, um lustre acima. Ao lado, uma bicicleta, e ao fundo, prateleiras com outras decorações vintage.

Multistrato Sucupira Grigio por Dado Castello Branco

 

6 – Propósito

Apesar de ambos apostarem na nostalgia, o estilo vintage é mais utilizado com o objetivo de celebrar o passado e garantir autenticidade ao lar. Já o retrô é usado para adicionar um toque de diversão e excentricidade à decoração.

 

7 – Materiais

Os objetos vintage são feitos, principalmente, a partir da madeira maciça e de couro genuíno, enquanto os objetos retrô são mais fabricados com materiais sintéticos e um pouco menos duráveis.

 

Como combinar os estilos vintage e retrô com a madeira?

Como é possível notar, os dois estilos são populares e bonitos para quem deseja adicionar um toque de nostalgia à casa. Seja qual for sua preferência, a Indusparquet conta com os melhores pisos e revestimentos de madeira para combinar com os móveis, cores e objetos decorativos descritos acima, proporcionando sofisticação e conforto em todos os ambientes. 

Nossos pisos de madeira de demolição são excelentes opções para compor ambas as estéticas. As ranhuras e desgastes típicos desse material natural conversam perfeitamente com as antiguidades presentes na decoração, reforçando a sensação saudosa do passado. Clique aqui e confira os modelos disponíveis em nosso site!

O painel Muxarabi de madeira Carvalho também agrega valor aos dois estilos, trazendo elementos estéticos do período colonial para a decoração. Muito versátil e funcional, o produto pode ser utilizado como divisória, painel decorativo, porta e janela, permitindo a entrada de luz natural e ventilação sem comprometer a privacidade dos ambientes internos. 

 

______________________

Aqui no blog da Indusparquet você encontra diversas dicas de decoração e tendências para combinar com pisos e revestimentos de madeira. Acesse e saiba mais!

 

Leia também:

5 tendências de decoração para 2024

6 inspirações com a madeira em destaque

7 dicas para tornar a casa aconchegante e agradável

Compartilhe

Interessou?