Confira o segundo episódio da nova série da Indusparquet: Madeira Combina Com o Quê? O convidado é o arquiteto Celso Laetano, grande parceiro da loja Indusparquet Piracicaba. O ambiente apresentado por ele faz parte da Mostra Village Arte Decor 2021 (@villageartedecor).
Confira e inspire-se!
Confira o primeiro episódio da nova série da Indusparquet: Madeira Combina com o quê? A primeira convidada é a Arquiteta e Urbanista Laurem Muraro, especialista em Arquitetura de consumo e a Revenda Disparquet de Sorocaba.
Indusparquet recebe equipe da Revista Casa e Jardim no Programa IP Portas Abertas.
Grupo Indusparquet
Excelência em Pisos de Madeira
Teste de abrasão realizado no aparelho TABER ABRASER, baseado na norma NEMA LD3-3 01 (wear Resistance Test). Utiliza-se peças de 4”x 4” e faz-se um furo de ¼” de polegada no centro da peça. A mesma é movimentada em círculo por 2 cilindros de 250g cada, apoiados em sua superfície e adaptados a cada braço do aparelho.
Objetivo: O teste consiste em avaliar, através de ciclos, o quão resistente é o verniz ao tráfego.
Resultado: Consideramos como aprovado a partir de 1.700 ciclos. Alcançamos até 2.200 ciclos – maior resultado encontrado no mercado de madeira
Realizado através de um equipamento chamado Balancim, seguindo o padrão de norma ASTM D5178. Coloca-se uma moeda na ponteira de máquina e faz-se 4 movimentos manuais (ida e volta, cada). Este procedimento é repetido com a colocação de pesos de 5, 6 e 7 kg.
Objetivo: Analisar visualmente se houver rompimento do verniz.
Resultado: Considera-se material aprovado quando não houver ocorrência de deformidade ou craquelamento do verniz.
Teste realizado no aparelho chamado Impactômetro, de acordo com a norma ASTM D-2394 (Standard Methos for Simulated Service Testing of Wood and Wood-Base Finish Flooring) – seções 18 e 22. Solta-se em queda livre sobre a madeira uma esfera de aço com 0,533 kg em 3 alturas diferentes: 300mm, 900mm e 1800mm.
Objetivo: Medir o afundamento do piso que normalmente é ocasionado pela queda ou arraste de objetos pesados.
Resultado: Considera-se material aprovado quando não houver ocorrência de deformidades ou craquelamento do verniza.
Este teste é baseado na norma ASTM D-3359 (Measuring Adhesion by Tape Test). Três áreas distintas de amostra de piso de madeira são testadas realizando cortes regulares (reticulado) com estilete, e posterior aplicação de fita adesiva (Permacel 99 ou 3M-Filamentosa Scoth 880) para tentar remover a película do verniz na área previamente cortada.
Objetivo: Medir a aderência do verniz a madeira, ou seja, verificar se o acabamento está perfeitamente aderido ao piso evitando seu desplacamento.
Resultado: Considera-se material aprovado quando não ocorrer deformidades ou desplacamento do verniz.
Teste realizado de acordo com a norma ANSI III (American National Standards Institute). Algumas peças de cada lote de produção são submersas em água a 24 ± 3ºC por 4 horas e logo depois são secas em uma estufa com temperatura entre 49 e 52°C por 19 horas. Este procedimento deve ser repetido até que 3 ciclos sejam completados.
Objetivo: Verificar a qualidade da colagem do piso
Resultado: Considera-se material aprovado o lote que não atingir 5% de deslocamente no primeiro ciclo e 15% no terceiro ciclo.