O que você está procurando?

Estilo Japandi: a tendência que mescla a decoração japonesa e escandinava

A decoração Japandi está em alta e oferece um resultado minimalista, elegante e muito aconchegante para os lares. Saiba mais sobre esse novo estilo e descubra como criá-lo nos ambientes internos!

Como já adiantamos aqui no blog, o estilo Japandi é uma das grandes tendências de decoração de 2024. Misturando o estilo escandinavo e o japonês, ele proporciona ambientes cleans e sofisticados, trazendo uma nova proposta para o estilo minimalista. 

Por tornar os lares mais organizados, simples e funcionais, o Japandi ajuda a promover o bem-estar e a qualidade de vida dentro das residências, mostrando a importância da moradia na vida dos seres humanos. 

a seguir, você descobre mais detalhes sobre o décor Japandi e como montá-lo na sua casa. Venha com a gente e confira! 

  

O que é o estilo de decoração Japandi? 

 

Sala com estilo escandinavo, contendo um sofá branco com uma manta cinza, um tapete neutro, mesa de centro de madeira ao lado de um banquinho, plantas, um armário ao fundo com diversos objetos e uma janela ao lado, proporcionando iluminação natural.

Casa Bosque por Très Arquitetura – Acervo Indusparquet

 

Como mencionamos, o estilo Japandi é uma tendência que mescla elementos de décor do estilo escandinavo e do japonês, resultando em um cenário minimalista, elegante e funcional. Apesar de parecerem bastante diferentes em um primeiro momento, ambos os estilos possuem dois conceitos semelhantes: o hygge e o wabi sabi. 

O primeiro termo, ‘hygge”, é de origem escandinava e é utilizado para caracterizar ambientes aconchegantes, confortáveis e alegres dentro de casa. Já “wabi sabi” é uma ideologia japonesa que ressalta a beleza da imperfeição humana e dos objetos. Sendo assim, as duas culturas se unem para enfatizar a importância da simplicidade e do aconchego acima de qualquer estética.  

Apesar de terem se tornado uma tendência em 2024, esses conceitos ganharam bastante força durante a pandemia, quando todas as nações precisaram se isolar e, consequentemente, recorrerem ao lar para encontrar um refúgio confortável e relaxante, que promovesse o bem-estar nos momentos mais difíceis. 

  

Como montar uma decoração no estilo Japandi? 

 

Seja na hora de construir ou reformar sua casa, você pode aderir ao estilo Japandi com elementos e ideias simples. Confira, a seguir, 6 características essenciais para seguir essa estética: 

 

1 – Minimalismo 

 

Quarto com estilo Japandi, contendo uma cama e travesseiros brancos, um banco de madeira à frente e duas gavetas suspensas com luminárias nas laterais. Há também um tapete e uma cortina que cobre toda a parede em um dos lados.

Casa Bosque por Très Arquitetura – Acervo Indusparquet

 

Anteriormente explicamos que o Japandi carrega valores do minimalismo para manter uma estética simples e funcional. Por isso, na hora de decorar a casa, lembre-se que menos é mais: elimine os itens desnecessários e, no lugar deles, dê preferência para móveis multiuso – que otimizam o espaço – e objetos que realmente serão utilizados no dia a dia. 

Isso não quer dizer que você precisa abrir mão de todos os itens de decoração. Afinal, o valor sentimental deve estar presente na casa para torná-la agradável e aconchegante. O ideal aqui é que você repense cada escolha para não acumular elementos sem necessidade. 

 

2 – Elementos naturais 

 

Sala com sofá, mesa de centro com objetos e uma planta, além de poltronas de madeira. Ao fundo, há uma poltrona grande com uma mesinha ao lado e outros móveis de madeira espalhados. Algumas paredes e parte do teto são revestidos em madeira Brise Tauari.

Brise Tauari por Racine Mourão

 

O estilo japonês e o escandinavo prezam pelo uso de recursos naturais tanto na arquitetura quanto na decoração, como madeiras, fibras, bambus, pedras, argila, entre outros. Pensando nisso, uma ótima ideia é criar uma decoração com madeira na parede, no teto ou no piso. 

Na referência acima, o brise Tauari ganha destaque ao revestir o teto e parte das paredes da sala de estar, combinando com móveis de madeira de tonalidades semelhantes para reforçar a presença do elemento na decoração. Há ainda outras matérias-primas naturais que também contribuem para a estética, como a mesa com tampo de pedra e vasos de cerâmica. 

 

3 – Móveis baixos 

 

Quarto com dois beliches baixos, tendo a base e a escada no meio deles em madeira. As roupas de cama, as gavetas baixas e os nichos nas pontas das camas são verdes. Possui linhas trançadas para proteção na escada e nas camas superiores, piso de madeira e um banco no chão.

Casa Bosque por Très Arquitetura – Acervo Indusparquet

 

Seguindo uma proposta muito conhecida do estilo oriental, o Japandi também aposta em móveis mais próximos ao chão para compor sua decoração, como mesas, sofás, puffs e camas baixas. 

 

4 – Cores neutras e sóbrias 

 

Sala em tons neutros com piso de madeira pronto eucalipto citri. Há um sofá com uma mesa de centro com objetos, uma poltrona com uma manta ao lado de uma mesa com uma luminária. A parede de madeira possui um recorte quadrado com um quadro, um armário de madeira suspenso abaixo que leva uma escultura e uma planta e um espelho ao lado.

Piso Pronto Eucalipto Citri por Erica Salguero – Foto: Renato Navarro

 

Quando se trata da paleta de cores, o estilo Japandi dá prioridade a cores neutras, como o branco, bege, marrom claro, areia e cinza. Entretanto, elas também são combinadas com outras cores mais sóbrias e suaves para destacar pequenos pontos de maneira equilibrada. As principais são: rosa pálido, amarelo ocre, azul marinho e verde escuro.  

Na imagem acima, o piso de madeira Eucalipto é responsável por ressaltar os tons terrosos presentes no chão, na parede e em móveis de madeira. Já os tecidos da cama e da poltrona trazem a cor branca e a areia para tornar o ambiente mais claro, enquanto o quadro decorativo quebra a paleta neutra ao destacar um ponto colorido com verde no quarto. 

 

5 – Iluminação natural 

 

Sala com sofá e manta, mesa de centro com um vaso com galhos, um livro e um banco ao lado. De um lado, há um armário com objetos, do outro uma poltrona, a ponta de uma mesa e um acesso ao lado de fora, garantindo iluminação natural. Ao fundo, há janelas grandes com cortinas compridas.

Casa Bosque por Très Arquitetura – Acervo Indusparquet

 

Assim como em diversos outros estilos de decoração de interiores, a iluminação natural é uma peça-chave para tornar os ambientes aconchegantes. Por isso, invista em janelas grandes e cortinas com tecidos leves e translúcidos, para que a luz possa entrar durante o dia. 

 

6 – Plantas naturais 

 

Área externa coberta com sofás, poltronas e mesas de centro e laterais de madeira com vasos, abajures e plantas naturais. Ao lado, há uma mesa com cadeiras e ao fundo, grama e diversas árvores completam o ambiente.

Casa Bosque por Très Arquitetura – Acervo Indusparquet

 

Tanto a estética escandinava quanto a japonesa utilizam as plantas como aliadas na hora de decorar os ambientes e garantir mais conforto e bem-estar dentro de casa. Para não fugir da paleta de cores neutras e sóbrias do Japandi, recomendamos que você deixe de lado as flores coloridas e opte por folhagens, como a Espada de São Jorge, Costela de Adão, Hera e Jiboia.  

Agora que você já sabe como aplicar o estilo Japandi na sua casa, conte com a Indusparquet para cuidar da decoração em madeira e realçar os elementos naturais no projeto. Clique aqui e confira todos os pisos e revestimentos disponíveis em nosso site! 

__________________ 

Aqui no nosso blog você encontra diversas dicas de decoração para tornar seu lar bonito e funcional. Acesse e conheça outros estilos que podem combinar com sua personalidade! 

 

Leia também: 

Estilo de decoração romântico: descubra como criá-lo 

Estilo mediterrâneo: saiba como combinar na sua casa 

Decoração industrial: características e inspirações 

Compartilhe

Interessou?