O que você está procurando?

Bioarquitetura: ecológica e sustentável

Clique e saiba mais sobre a bioarquitetura. Entenda sobre essa tendência global que aumentou a procura por construções mais ecológicas e sustentáveis.

Construir de maneira sustentável é um dos maiores desafios que os profissionais da construção civil encontram, o setor é um dos que mais movimenta a economia e em contrapartida um dos maiores responsáveis por consumos naturais e geração de resíduos. Sendo assim, por essa necessidade de bioconstrução, surgiu o conceito de bioarquitetura.

Nessa nova adaptação e aceitação dessa tendência global, aumentou a procura por construções mais ecológicas e sustentáveis. A intenção é que a bioarquitetura passe a ser comum em todo o mundo, a fim de proporcionar maior desempenho habitacional.

O que é bioarquitetura?

A bioarquitetura tem como conceito o que é possível, funcional, viável e necessário nas construções, proporcionando conforto de modo sustentável, respeitando o ecossistema. Bio significa vida, o que explica a diferença do método tradicional de projetar da arquitetura.

Qual o objetivo da bioarquitetura?

O objetivo da bioarquitetura é buscar a criação de edificações mais vivas, utilizando os recursos naturais presentes, pensando nos elementos climáticos como vento e insolação a seu favor, usando tecnologias contemporâneas sustentáveis e diversos outros métodos e processos construtivos que utilizados em conjunto tornam o projeto mais sustentável, proporcionando maior qualidade habitacional.

 

Quais são as principais características da bioarquitetura?

Analisar os elementos climáticos do local para usá-los a favor da edificação, ou seja, para obter uma climatização natural – locais e horários de maior incidência do sol, direções dos ventos – para adotar soluções que diminuam gastos energéticos e melhorem o desempenho termoacústico.

Na construção, busca-se preservar os recursos naturais já existentes no local, fazendo uma analogia à arquitetura vernacular – telhados verdes, jardins verticais compostos com a flora da região, por exemplo.

Incorporar meios para obter energia elétrica renovável e captação de reaproveitamento de águas pluviais, que em alguns estados, já é um fator obrigatório e pode ser utilizada em vasos sanitários e torneiras de jardins.

Usar soluções tecnológicas que tem como objetivo melhorar a gestão de obras, controlando os resíduos e insumos e todas as atividades das etapas construtivas, a fim de eliminar desperdícios.

 

Sendo assim, a bioarquitetura é um conceito que precisa ser estudado por profissionais do setor para que tenhamos cada vez mais edificações que promovam bem-estar sustentável e economizem os recursos naturais do mundo.

Envie esse conteúdo para quem precisa saber o que é bioarquitetura!

Leia também:

5 dicas de elementos naturais na decoração

Casas tropicais: ideias e inspirações

Espaços pequenos: como decorar?

 

Compartilhe

Interessou?