O que você está procurando?

Decoração Sustentável

Se inspire com dicas práticas e entenda o que é de fato decoração sustentável.

Cada vez mais a sustentabilidade vem ganhando força e sendo aplicada  na arquitetura de empresas, locais públicos, escolas e principalmente nas casas. Mas afinal, o que é decoração sustentável?

A decoração sustentável é aquela que segue como premissa a prática dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar, visando a diminuição da lógica consumista que promove o desgaste ambiental em diversas camadas de produção. O “comprar por comprar” nunca foi tão fora de moda: a tendência é promover opções de design e decoração com baixo impacto ambiental, o uso materiais reciclados, upcycling, ou a transformação criativa de objetos com novos usos, além de apostar no contato com um visual orgânico e próximo à natureza.

Hoje preparamos dicas para usufruir da decoração sustentável sem perder a elegância e o estilo da casa!

 

  1.  Use e abuse de plantas na decoração, além do charme e beleza que proporcionam, o contato com um ambiente biofílico têm benefícios que ajudam na saúde e no nosso bem-estar, além ser um ótimo complemento para uma decoração minimalista.
    Uma sala com paredes brancas, piso de madeira, sofá verde e muitas plantas verdes em vasos no chão e penduradas na parede com alguns itens de decoração.

    Imagem: sala minimalista.

     

  2.  Reutilize algo que você não queira mais, coloque a sua criatividade para trabalhar e repense as funções do item, agregue outras funções e tenha um item cheio de personalidade e único.

    Uma poltrona cinza ao lado de um móvel de madeira, ao fundo uma janela de vidro.

    Imagem: baú multifuncional

  3.  A luz natural bem aproveitada no espaço gera amplitude e dispensa luz elétrica, pois além de deixar o ambiente cheio de vida, tem benefícios relaxantes e, de acordo com a neuroarquitetura, é capaz de melhorar o nosso humor.

    Uma sala com duas poltronas de cor bege e itens de decoração em tons claros, ao fundo folhagens verdes.

    Imagem: sala com luz natural no teto

  4.  Os móveis e espaços multifuncionais são ótimas opções sustentáveis, porque parte do princípio de redução de consumo e melhor aproveitamento do espaço, podendo um único móvel ou espaço ter várias funções. 

 

Espaço multifuncional com uma parede de folhagens verde, poltronas suspensas, sofá verde e itens de madeira na decoração.

Imagem: espaço multifuncional.

Invista em empresas e marcas com responsabilidade ambiental, assim você estará contribuindo para um mundo cada vez mais sustentável e saudável para as próximas gerações. Conheça a ação #MundoVerdeModoOn do Grupo Indusparquet e saiba como ajudar.

Quais ações sustentáveis você tem feito dentro de casa? Comenta aqui!

 Leia também:

 Decoração com cores da natureza

Bioarquitetura: ecológica e sustentável

Sala de estar e jantar integradas

Compartilhe

Interessou?