O que você está procurando?

7 dicas de decoração em apartamento pequeno

Quem disse que não dá para ter um apartamento pequeno decorado, funcional e aconchegante? A seguir, você confere 7 dicas para decorar salas, quartos e muito mais. Leia o artigo e descubra!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível decorar um apartamento pequeno de forma fácil e simples para que ele ofereça beleza, conforto e praticidade nas mesmas proporções. Com as ideias certas, você pode aproveitar todos os espaços do ambiente e conferir uma sensação de amplitude até mesmo nas menores metragens. 

Para te ajudar nessa tarefa, separamos 7 dicas de decoração para apartamentos compactos que irão transformar o seu lar. Venha com a gente e saiba mais! 

 

1 – Aposte em madeiras claras e tábuas finas 

 

 Imagem de um ambiente aberto com piso de madeira taco peroba mica, uma cozinha que possui uma mesa rodeada de cadeiras, com dois lustres suspensos acima. Ao fundo, há um armário com pia e objetos, além de um armário suspenso. Ao lado, há uma cama com uma mesa lateral contendo um abajur e outros objetos, e o banheiro fica ao lado.

Taco Peroba Mica por Andrea Barroso

 

Quem acompanha nosso blog provavelmente já sabe que a decoração com madeira confere tanto benefícios estéticos quanto funcionais. Além de criar um visual bonito e sofisticado, o piso de madeira também ajuda a reduzir quadros alérgicos e a manter a temperatura agradável em todas as épocas do ano, por ser um isolante térmico natural. 

Mas não é só isso: as cores, dimensões e paginações do piso também fazem diferença na hora de decorar espaços pequenos. Isso porque os pisos claros refletem mais a iluminação e conferem uma maior sensação de profundidade, dando a impressão de que os cômodos são maiores. As tábuas finas também contribuem para a sensação de amplitude, já que, quanto mais finas, mais placas serão utilizadas na instalação do piso.  

A decoração com ripado de madeira na parede também pode ser aplicada com o objetivo de ampliar as áreas. Para isso, conecte o piso de madeira com um brise de espécie e tonalidade semelhantes. Essa combinação irá provocar uma sensação de continuidade no ambiente, tornando-o mais largo. 

Aqui na Indusparquet, você encontra diversas espécies de madeira para pisos e revestimentos de parede em tonalidades claras. Nossas principais recomendações são: 

Clique aqui para conhecer todos os produtos em nosso site ou encontre a loja mais próxima de você para conferir nosso mostruário pessoalmente. 

 

2 – Utilize cores claras 

 

Apartamento pequeno com piso de madeira em tom nude de carvalho. Possui uma cama com cabeceira, mesas laterais com abajur, projetor e quadros em um dos lados, separados por uma meia parede de vidro. Do outro lado, há mesas de centro com objetos decorativos, tapete, luminária e um quadro grande.

Assoalho Carvalho Nude por Mônica Gervásio

 

Como explicamos no tópico acima, as cores claras ajudam a refletir a luz e a transmitir a sensação de amplitude ao cérebro. E isso também vale para as cores das paredes, móveis e objetos de decoração. 

Isso não quer dizer que você precisa decorar o quarto todo de branco ou algo do tipo. Na verdade, você pode misturar diversas cores claras e tonalidades pastéis para criar uma paleta cheia de personalidade. Também é possível adicionar elementos vibrantes e escuros para gerar contraste e destacar pequenos pontos, como almofadas, quadros e poltronas. 

A imagem acima é uma inspiração: o Assoalho de Carvalho Nude se junta às paredes, cama, porta e teto claros para ampliar o ambiente. Já os quadros laranjas são responsáveis por quebrar a paleta monocromática e adicionar um toque vibrante, quente e alegre à decoração. 

 

3 – Aumente a iluminação 

 

 Imagem de uma sala com um sofá claro e almofadas coloridas, acompanhado por um vaso ao lado e um quadro acima. À frente, há um tapete extenso com uma mesa de centro decorada com objetos e uma luminária. Ao lado da sala, encontra-se um banco de madeira com almofadas, próximo a uma janela.

Multistrato Carvalho Bianco por Escritório Trés Arquitetura e Even Construtora – Foto: Reinaldo Ortlieb

 

A iluminação natural e a artificial também são ótimas aliadas para deixar os ambientes espaçosos e aconchegantes. Para isso, invista em múltiplas opções de iluminação, como plafons, abajures, fitas de LED e tudo mais que sua imaginação e gosto permitirem. Quanto maior a iluminação, maior a sensação de amplitude. 

Lembre-se também de utilizar uma cor de lâmpada para cada situação: a luz branca tende a aumentar a visibilidade, tornando o ambiente mais nítido. Por esse motivo, ela é recomendada para os cômodos onde realizamos mais tarefas domésticas e profissionais que exigem concentração, como cozinhas, lavanderias e escritórios. Já a luz amarela é a mais aconchegante e recomendada para áreas de descanso, como a sala de estar e o quarto. 

Entretanto, não há uma regra em relação a isso. Você pode utilizar o tipo de lâmpada que agrada seu gosto ou ainda ter as duas opções em um mesmo cômodo para alternar conforme a atividade que estiver realizando. Ideal para quem utiliza o quarto para trabalhar e descansar, por exemplo. 

 

4 – Adicione espelhos 

 

Imagem de um espaço com piso de madeira Elegance Cumaru. Uma parte da parede possui papel de parede, enquanto o restante é coberto por espelhos. Na frente, há uma escrivaninha com objetos e uma cadeira. Acima da escrivaninha, há prateleiras com objetos decorativos. Atrás do espaço, há uma sala.

Elegance Cumaru por Fernanda Borio

 

Esse é outro item indispensável para quem deseja morar em um apartamento pequeno e moderno. Além de conferir um toque bonito, elegante e contemporâneo ao ambiente, o espelho também aumenta a luminosidade e a profundidade dos espaços, dando a sensação de que eles são maiores. Em geral, ele é bastante utilizado para decorar quartos, salas, banheiros e halls de entrada. 

 

5 – Aposte em móveis multiuso 

 

Imagem de um quarto com piso de madeira em taco realé peroba. Há uma cama com baús na frente, acompanhada por quadros e uma mesa lateral com abajur. Ao lado da cama, há um tapete com duas poltronas grandes com almofadas e uma mesa no centro decorada com objetos. Na parede oposta à cama, há um grande espelho.

Taco Reale Peroba Mica por Javier Godino – Foto: Edison Garcia

 

Quando pensamos na decoração de pequenos apartamentos, é importante prezar por elementos que facilitem o dia a dia, e os móveis multiuso são excelentes opções para decorar a casa e ainda aproveitar o espaço de forma útil e prática.  

Os baús, por exemplo, ajudam a manter os itens pessoais organizados e longe da visão das visitas, além de servir como banco ou sofá para se sentar. Mesas e cadeiras dobráveis também são boas opções para áreas compactas, já que podem ser desmontadas e guardadas para aumentar o espaço de circulação quando necessário. 

 

6 – Aproveite as áreas verticais 

 

Aproveite as áreas verticais

Assoalho Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado Arquitetura

 

Se não há muito espaço no chão, recorra às paredes! Seja com prateleiras, estantes, nichos ou armários aéreos, você pode aproveitar cada canto vertical da casa para manter a organização e ainda cobrir os espaços que ficariam em branco. 

Essa é uma ótima dica para montar a cozinha em apartamentos pequenos, já que esse é um dos cômodos com mais itens para guardar e que são utilizados diariamente. Para o projeto acima, foram utilizados móveis planejados para aproveitar cada centímetro da parede, incluindo o espaço acima da geladeira. Já a prateleira e o painel com grades foram instalados para armazenar potes e pendurar utensílios com grande frequência de uso, como espátulas, pegadores e tesouras. 

 

7 – Lembre-se de que menos é mais!

 

 Imagem de uma cozinha minimalista com piso de madeira peroba mica, uma mesa com quatro cadeiras e ao fundo armários com pia e geladeira acima prateleiras com diversas plantas, de um lado uma janela com cortina e do outro plantas suspensas e uma passagem.

Peroba Mica Demolição Rajado Assoalho Antiquity por Life By Lufe

 

Quando estiver decorando o apartamento pequeno, lembre-se dessa última dica: menos é mais. Preze sempre pelo conforto e pela praticidade e evite sobrecarregar os ambientes com móveis e outros elementos que ocupem espaço sem necessidade. Assim, você poderá desfrutar da atmosfera leve e aconchegante que um verdadeiro lar possui. 

__________________ 

Gostou das referências acima e quer encontrar mais ideias para decorar seu apartamento? Então siga nossa conta oficial do Pinterest! Lá você confere inspirações para todos os ambientes e estilos de decoração. Acesse e encante-se! 

 

Leia também: 

Estilo de decoração romântico: descubra como criá-lo 

7 dicas para tornar a casa aconchegante e agradável 

6 inspirações com a madeira em destaque 

 

Compartilhe

Interessou?