O que você está procurando?

Arquitetura Vernacular: o que é?

Conheça a arquitetura que é definida por costumes locais e regionais, faz o uso de materiais do próprio ambiente e pode ser muito sustentável.

A Arquitetura Vernacular vem da ideia de pertencer ao lugar, por isso, se baseia e é caracterizada por se adaptar às condições do local, utilizar materiais que pertencem a região e manter as tradições e técnicas culturais.

São construções, muitas vezes, feitas de adobe, madeira, pedras, bambu, palha e outros materiais naturais da região da qual estão inseridas. Por conta dessa integração com o ambiente e serem extremamente resistentes, são consideradas sustentáveis.

Os principais exemplos de Arquitetura Vernacular são antigos, pois como é ligada às questões culturais, as técnicas são passadas de geração em geração. Um bom exemplo de Arquitetura Vernacular no Brasil são as Ocas indígenas.

 

A tribo indígena da região do Xingu – centro-oeste do Brasil – constrói suas ocas com madeira, bambu, sapê e folhas de palmeira.

Esse tipo de arquitetura possibilita uso de técnicas e matérias que contribuem para um bom isolamento térmico e acústico. Mesmo essas técnicas sendo milenares, continuam a ser estudadas hoje em dia por profissionais que reproduzem em seus projetos visando o uso das características locais a seu favor, proporcionando cada vez mais conforto às pessoas.

 

 

Com a evolução da tecnologia as construções passaram a ficar cada vez mais modernas. E com a sustentabilidade, uma premissa essencial da arquitetura, traços da Arquitetura Vernacular começaram a ganhar cada vez mais espaço e estão sendo usados de forma mais recorrente na rotina dos profissionais dessas áreas.

Os profissionais estão cada vez mais cientes de que usar técnicas locais transformam e impactam positivamente o seu projeto, valorizar os materiais e as tradições aliadas às novas formas de tecnologia, se obtém um resultado cada vez mais rico, podendo trazer benefícios em diversos aspectos, não só para o meio ambiente como também para o futuro da arquitetura pensada para pessoas.

 

 

A relação da sustentabilidade com a Arquitetura Vernacular está justamente na adaptação da edificação ao clima local, no uso de materiais naturais e na utilização de técnicas e estratégias que visam alcançar o conforto.

Conhece alguém que precisa conhecer as técnicas da Arquitetura Vernacular? Compartilhe esse texto!

 

Leia também:

Decoração: uso de madeiras em banheiros

ESG: entenda o significado

Brasileiro constrói casas de madeira na Europa

 

 

Compartilhe

Interessou?