O que você está procurando?

Tudo sobre a madeira Tauari

A madeira Tauari é versátil e excelente para espaços internos. Saiba mais sobre os benefícios do material e descubra como utilizá-lo na sua casa!

Aqui em nosso blog, já te falamos sobre as vantagens da madeira Cumaru e da madeira Peroba. Agora, chegou a hora de falar sobre outro material bastante procurado por quem deseja construir ou reformar ambientes internos: a madeira Tauari. 

Também conhecida como Couratari ou Inguipipa, apresenta uma coloração clara que varia entre o branco-amarelado e o bege. Junto com um brilho moderado, esses fatores despertam uma sensação de luminosidade e amplitude em ambientes internos e compactos. 

Quer saber mais? A seguir, você descobre detalhes sobre a origem, durabilidade e vantagens da madeira Tauari, além de referências de aplicação e decoração. Confira! 

  

Qual é a origem da madeira Tauari? 

 

Imagem de uma cozinha planejada em tons claros, com armários, uma mesa com cadeiras altas e um vaso de planta sobre ela, piso de taco Tradicional Tauari, e ao fundo, uma área externa com outra mesa.

Taco Tradicional Tauari por Construtora Casa da Montanha e Rogério Menim – Foto Claudio Fonseca

 

A madeira Tauari é originária da América do Sul e pode ser encontrada no Suriname, Guiana, Guiana-Francesa e Brasil. Quando se trata do território nacional, ela está presente nos estados do Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Mato Grosso e Maranhão.  

 

Qual é a durabilidade da madeira Tauari? 

 

Imagem de um quarto com piso de madeira Reale Tauari Matte em tons neutros, com cama e travesseiros brancos. Ao lado, um criado mudo com um abajur e outros objetos. No ambiente, também há um espelho, quadros, um sofá.

Reale Tauari Matte por Manoela Correa

 

Assim como toda madeira, ela apresenta alta durabilidade. Com limpeza e manutenção adequadas, ela pode durar anos e anos, apresentando um aspecto novo mesmo após muito uso. 

Para preservar o piso de madeira, é fundamental que você utilize os produtos corretos na hora de limpá-lo. Isso quer dizer que você deve deixar a cera de lado, pois ela é responsável por acumular fungos, bactérias e resíduos que prejudicam a saúde do piso.  

Em vez disso, você pode utilizar apenas uma vassoura e um pano úmido para tirar as sujeiras do dia a dia. Quando for potencializar a faxina, utilize a linha Skania, nossa marca de produtos para limpeza e manutenção desenvolvida especialmente para pisos de madeira. Clique aqui e confira todas as dicas e cuidados necessários para manter o piso sempre novo! 

 

Quais são suas vantagens? 

 

Imagem de um ambiente com revestimento de madeira Elegance Tauari Matte, duas cadeiras claras, um armário de madeira com um eletrônico, um quadro na parede e ao fundo um recorte preto na parede para um espaço com abajur, toca-discos e outros objetos.

Ellegance Tauari Matte por Erico Monteiro

 

Como já mencionamos, um dos benefícios da madeira Tauari é sua alta durabilidade. Além disso, ela conta com diversas outras vantagens que a tornam um ótimo investimento. Por ter um brilho moderado, ela tem a capacidade de iluminar os ambientes e conferir uma sensação de amplitude mesmo em lugares compactos. Ela também garante uma beleza natural e um toque orgânico à decoração, além de ser bastante versátil e combinar com os mais diversos estilos e gostos.
 

Onde aplicar a madeira?

 

Imagem de uma casa em conceito aberto com revestimento de madeira Elegance Tauari Oil. Na sala, há poltronas, sofás, almofadas e uma mesa de centro. Ao lado, encontra-se uma mesa com um vaso em cima e cadeiras, e ao fundo, uma cama com cabeceira e um abajur ao lado.

Assoalho Elegance Tauari Oil por Margit Soares – Foto Marcelo Stammer

 

O material é indicado para ambientes internos, podendo ser utilizado tanto em pisos de madeira quanto em brises para paredes e tetos. Por apresentar colorações claras, a madeira combina perfeitamente com um estilo moderno e clean, que conta com uma decoração minimalista atrelada a cores neutras e tons terrosos.  

Na imagem acima, o assoalho de madeira Elegance Tauari Oil é combinado com móveis brancos e cinzas para criar um ambiente aconchegante, iluminado e amplo. Já na imagem abaixo, você confere sua aplicação como brise, uma tendência de revestimento de madeira para paredes e tetos que proporciona profundidade, isolamento acústico e um toque estético orgânico e único para a sala de estar. 

 

Imagem de uma sala com sofá, poltronas, tapete e mesa de centro com um vaso de flores e outros objetos em cima. Na parede, há quadros pendurados com revestimento de Madeira Brise Tauari nas paredes e no teto. Ao lado da sala, há um espaço com mesa, cadeiras e um lustre.

Brise Tauari por Renato Souza – Revenda Disparquet

 

Graças a sua versatilidade, a madeira Tauari também pode compor decorações mais industriais, e a referência abaixo é um ótimo exemplo disso. Em conjunto com móveis de madeira, luminárias de metal e colunas de concreto, o piso Tauari cria um ambiente contemporâneo e cheio de personalidade. 

 

Imagem de um ambiente em tons de marrom com decorações industriais. O ambiente possui uma poltrona com um pufe, mesa com cadeiras, bancos e diversos objetos decorativos espalhados.

Ellegance Tauari Matte por Erico Monteiro

 

Em nosso site, você encontra diversas opções de produtos com a madeira Tauari, tais como brises, assoalhos e pisos de taco. Clique aqui e confira nossa coleção. Se preferir, encontre a loja mais próxima de você e visite nossos mostruários. 

Se você gostou dessas inspirações, continue navegando pelo blog e confira mais dicas de decoração e curiosidades sobre madeiras. Aproveite também para conhecer nossa conta oficial do Pinterest. Lá, você encontra referências para diversos ambientes e estilos. Siga e acompanhe as novidades! 

 

Leia também: 

Piso de madeira maciça: 6 vantagens para sua casa 

Quais cores combinam com o piso de madeira? 

Revitalização do piso de madeira: 5 motivos para fazer a reforma 

Compartilhe

Interessou?