O que você está procurando?

Madeira escura: como usar o contraste na decoração

O contraste criado com a madeira escura gera uma sensação de aconchego e ela pode ser usada em diversos ambientes. Inspire-se e saiba mais sobre essa tendência para 2024!

Depois de anos reinando no mundo da decoração, os ambientes com madeira clara ganham um concorrente atemporal: a madeira escura. Segundo a CASACOR, essa é uma das tendências para 2024. A cor escura é versátil e pode ser em diversos ambientes residenciais e comerciais. Muitas pessoas têm receio de deixar o cômodo pesado, mas isso pode ser resolvido criando contraste entre a madeira escura e os demais elementos decorativos. 

A seguir, você confere dicas para apostar na tendência usando a cor no piso de madeira, móveis, e, até mesmo, nas paredes e teto. 

 

1 – Aposte em pisos de madeira

 

Imagem interna de uma casa, de um lado, uma sala com banco, poltrona de madeira, tapete, prateleira com objetos e um quadro na parede. Uma porta de correr separa para o outro lado, onde há um banco de madeira, quadros na parede, e, ao fundo, uma escada, todo o espaço possui piso de madeira.

Casa de Aldeia por Lúcia Helena – Foto: Chico Porto

 

O piso escuro é uma ótima opção para quem busca ambientes elegantes e aconchegantes. Sua elegância atemporal combina com diversos estilos de decoração, até mesmo os minimalistas como podemos ver na foto acima. Para criar contraste e manter a leveza, aposte em paredes de tons neutros como branco, creme e gelo. 

E não pense que ele vai bem apenas em salas e quartos, o piso amadeirado escuro também pode ser usado em outros ambientes, sempre pensando no contraste com os móveis e paredes. Já demos a dica de como aplicar o piso de madeira ou revestimento no banheiro e também na cozinha! 

  

2 – Crie contraste com móveis e objetos decorativos

 

Imagem interna de uma casa: de um lado, sofás claros com almofadas, tapete e mesas de centro com objetos decorativos sobre um piso de madeira. Ao lado, uma mesa oval com um vaso de flor, cadeiras ao redor, e ao fundo, outra mesa de centro com quatro poltronas, tudo cercado por um quadro na parede

Jatobá Ebony por Rafael Kroth

 

Outra forma de criar contraste com a madeira escura, é apostar nos móveis e nos objetos decorativos. Tapetes e estofados claros, como mostra a foto acima, são aliados para deixar a sala mais aconchegante e convidativa. Você também pode criar pontos de cor com flores, almofadas e quadros. 

Além disso, não tenha medo dos móveis em madeira escura. Eles podem ser usados em decorações com estilo mais retrô ou minimalistas. Você pode destacá-los em ambientes com piso e paredes claras ou, ainda, criar um ambiente luxuoso com pisos escuros e luzes quentes, como uma biblioteca.  

 

3 – Leve a madeira para as paredes e teto

 

Sala com sofá branco, mesa de centro sobre tapete, armário e parede de madeira com TV e um vaso de plantas ao lado. O teto possui uma faixa em madeira e as paredes exibem um quadro e uma escultura.

Cumaru Brise por Patricia Baptista Duccini

 

Para quem gosta de projetos diferentes, a madeira pode ser o grande destaque em painéis e mesmo no teto. Na foto acima, podemos ver o contraste criado entre e a madeira e os objetos brancos, além de deixar a sala mais interessante. Clique aqui e saiba mais sobre o brise de madeira para usar nas paredes e tetos. 

 

4 – Leve a natureza para dentro da casa

 

Imagem do corredor de uma casa com piso de madeira Elegance Sucupira, com uma escada. Ao fundo, móveis e plantas complementam o ambiente. Ao lado, uma parede envidraçada com um jardim externo.

Multiestruturado Elegance Sucupira por PSV Arquitectura – Foto: Gonzalo Viramonte

 

A madeira escura combina muito bem com elementos da natureza, e nada melhor que levá-los para dentro de casa na decoração. As plantas ajudam a deixar o ambiente mais leve e aconchegante, criando pontos de cor. O verde combina muito bem com tons de marrom escuro do assoalho de madeira. 

Com o piso escuro e elementos naturais, você pode se inspirar em outra tendência: a da brasilidade. A decoração orgânica e criativa expressa a pluralidade do nosso país, deixando os ambientes mais interessantes e calorosos. 

 

Quais as cores de madeira escura? 

 

As cores variam de tons de piso marrom escuro até o preto. Na Indusparquet você encontra diversos tipos de madeira escura para combinar com o seu projeto. Entre as opções, podemos destacar:  

 

Como limpar o piso de madeira escura? 

 

Os cuidado com a madeira escura não tem nenhum segredo: basta realizar a limpeza apenas com uma vassoura de cerdas macias e um pano úmido com água no dia a dia. Se precisar de uma limpeza mais pesada, você pode contar com os produtos Skania, desenvolvidos especialmente para manter o piso em madeira higienizado. Além disso, você também pode contar com o Skania Super Limpador pra pisos normais e o Skania Soap para decks. 

________________________ 

Se você gosta de decoração e tendência, não deixe de conferir os outros conteúdo aqui do blog. E na nossa conta oficial do Pinterest, você encontra muitas fotos de decoração para seu próximo projeto. Acesse e inspire-se! 

 

Leia também: 

Quais cores combinam com o piso de madeira? 

6 inspirações com a madeira em destaque 

A madeira como aliada no conforto no ambiente de trabalho 

 

Compartilhe

Interessou?