O que você está procurando?

Madeira no banheiro: saiba como aplicar piso ou revestimento

A decoração de banheiro com madeira contribui para uma rotina de tranquilidade e bem-estar durante o uso deste espaço. Conheça os principais cuidados!

Toda experiência de conforto e aconchego na hora do banho e da higiene pessoal ganha ainda mais força a partir da decoração do banheiro. E é aí que entra o papel do piso ou revestimento de madeira. 

A madeira é um material naturalmente belo e traz uma sensação de calor e sofisticação ao ambiente do banheiro. A conexão com a natureza que a madeira proporciona pode contribuir para uma rotina de tranquilidade e bem-estar durante o uso deste espaço. Por ser um material que mantém uma temperatura agradável ao toque, sendo mais quente em comparação com outros revestimentos, a madeira ainda torna o ambiente do banheiro mais acolhedor e confortável para os pés.

Mas ao aplicar piso ou revestimento de madeira no banheiro, é importante ter em mente que esse ambiente apresenta condições úmidas e propensas a respingos de água. Portanto, é essencial tomar certos cuidados para garantir a durabilidade e a integridade desse tipo de material. Fique atento aos principais cuidados a serem considerados ao aplicar piso ou revestimento de madeira no banheiro.

Fotografia de um banheiro com piso de madeira. box de vidro, pia, espelho, vaso sanitário e objetos de decoração

Imagem: Piso de madeira Multiestruturado Elegance Cumaru. Foto: Marcelo Donadussi

 

Melhores pisos de madeira para banheiro

Existem vários tipos de pisos de madeira adequados para a decoração de banheiros. O mais utilizado, porém, é o deck de madeira, que pode ser modular ou de tábuas, dependendo das dimensões e do estilo do seu banheiro. Entre as madeiras mais recomendadas para a aplicação neste espaço, destacamos:

Ipê: O ipê é conhecido por sua alta densidade e resistência natural à umidade. É uma madeira durável e resistente a manchas, o que a torna uma ótima escolha para ambientes úmidos como o banheiro.

Cumaru: O cumaru é uma madeira tropical que possui uma alta resistência à umidade. É conhecida por sua durabilidade e beleza, com uma tonalidade que varia do marrom-amarelado ao marrom-escuro.

Jatobá: O jatobá é uma madeira brasileira de cor avermelhada e excelente resistência à umidade. É uma escolha popular para revestimentos de pisos devido à sua durabilidade e beleza natural.

Carvalho branco ou vermelho: O carvalho branco e vermelho são espécies de madeira duras e resistentes à umidade. Ambas possuem uma aparência elegante e clássica, além de serem conhecidas por sua durabilidade e longevidade.

Fotografia de um banheiro piso de madeira, box de virdro, espelho, pia, móveis e objetos de decoração

 Assoalho de madeira Multistrato Cumaru Demolição em projeto de Camargo Penteado Arquitetura. Foto: Acervo Indusparquet

 

Como usar madeira na decoração do banheiro

Antes de instalar um piso ou revestimento de madeira no banheiro, certifique-se de tratar e impermeabilizar muito bem o material. O tratamento adequado ajuda a tornar a madeira mais resistente à umidade e previne a penetração da água nas fibras. Para isso, faça uso de selantes, vernizes ou resinas impermeabilizantes recomendados para áreas úmidas.

Outro cuidado importante é garantir uma vedação completa em torno das áreas úmidas, como o box do chuveiro e as áreas próximas à pia. Nesses locais, utilize materiais de vedação adequados, como silicones ou resinas, para evitar o vazamento de água para o subsolo ou para áreas não revestidas.

A limpeza regular do piso ou revestimento de madeira no banheiro também é um ponto essencial para promover a durabilidade do material. Ao utilizar produtos de limpeza específicos para esse tipo de superfície e evitar o uso excessivo de água durante a limpeza, você estará prevenindo possíveis danos causados pela umidade.

Embora a madeira esteja tratada e protegida, é interessante não deixar acumular água na superfície do piso ou revestimento de madeira. Limpe os respingos de água imediatamente e use tapetes ou toalhas de banho para absorver a umidade.

 

Fotografia de um banheiro compiso de madeira, pia, vaso sanitário, espelho e luminária.

Assoalho de madeira Multiestruturado Copaíba Pinot Noir Escovado por NV Arquitetura. Foto: Edu Liotti

 

O que achou de conhecer mais sobre os cuidados e recomendações de pisos de madeira para o banheiro? Se quiser testar a aparência de cada tipo de madeira no seu banheiro antes de escolher o melhor produto, você pode utilizar o Simulador de Ambientes da Indusparquet, uma plataforma online que permite a comparação entre diferentes modelos e acabamentos de madeira a partir de uma inteligência artificial.

Leia também:

10 tipos de pisos de madeira e onde aplicá-los

Como usar madeira no piso ou revestimento da cozinha

Qual piso de madeira ideal para o quarto?

Compartilhe

Interessou?