O que você está procurando?

Indusparquet apoia Instituto Favela da Paz

O projeto arquitetônico recebeu o nome de "TIME SPACE EXISTENCE" integra a Bienal de Arquitetura de Veneza.

A arquitetura está intrinsecamente conectada com a realidade — essa foi a premissa que levou a arquiteta Patrícia O’Reilly projetar uma nova arquitetura para o edifício do Instituto Favela da Paz.

Nosso escritório trabalha exclusivamente com projetos sustentáveis em seu DNA; então todos os projetos já nascem de forma a impactar menos o meio ambiente e a oferecer maior saudabilidade para as pessoas que ali habitam.

Para firmar nosso compromisso com a sociedade, o Grupo Indusparquet patrocina o projeto de requalificação urbana da sede do Instituto que atua há mais de 25 anos como espaço cultural no bairro Jardim Ângela, na Zona Sul da cidade de São Paulo e hoje atende cerca de 500 famílias em alto grau de vulnerabilidade social.

Liderado pela arquiteta Patricia O’Reilly o projeto tem a intenção de decodificar o antigo prédio da sede e o integrar com a comunidade da região, dando voz às suas necessidades e anseios. A missão é potencializar o Instituto Favela da Paz, oferecendo um espaço de cultura, educação, arte e geração de renda para a população por meio da arquitetura.

O nosso objetivo é integrar esse projeto à malha urbana com qualidade urbana e desenvolver naquelas pessoas uma sensação de pertencimento. A Indusparquet entrou como a gente nessa por acreditar que o projeto precisa acontecer e precisa fazer a diferença.

Para realização deste projeto, a equipe fez uma imersão na comunidade para entender como a arquitetura poderia ajudar o local. O resultado foi um “edifício vivo”, com zero toxicidade graças a características tecnológicas e sustentáveis. O design ainda se integra com o entorno ao usar elementos que fazem alusão à cultura local.

Sede do Instituto Favela da Paz releva integração de espaços pensados para a comunidade

 

Confira a entrevista com arquiteta que desenvolveu o projeto do Instituto.

A partir do tema “Transformar a utopia da favela à cidade realidade”, a arquitetura pretende propiciar uma transformar social no local e tornar-se um modelo a ser replicado em outras regiões do país. O projeto foi um dos destaques da 17ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Arquitetura de Vezena, que teve início no dia 22 maio e segue até o dia 21 de novembro deste ano, no Palazzo Mora, na Itália.

Saiba mais sobre o Instituto e colabore você também com este projeto social clicando aqui

Leia também:

Grupo Indusparquet reforça compromisso social em parceria com o hospital GPACI de combate ao câncer infantil

Grupo Indusparquet fortalece apoio a causas sociais com o “Apadrinha IP”

Grupo Indusparquet participa de ação social do Janelas CASACOR na Brasilândia

Compartilhe

Interessou?