O que você está procurando?

Escada de madeira: como alinhar funcionalidade à decoração de casa

Além de contribuir para o visual da decoração de casa, a madeira na escada ainda promove segurança por meio da resistência à tração, torção, cisalhamento e compressão. Confira alguns modelos, a seguir!

A sofisticação, beleza e versatilidade da madeira não precisam ficar restritas aos pisos e revestimentos. Indicada principalmente para ambientes internos, a escada de madeira é um item que agrega muito valor estético aos projetos. Além disso, ela oferece diversas vantagens funcionais, como conforto térmico, durabilidade, resistência aos esforços de tração, torção, cisalhamento e compressão. 

A seguir, você descobre as melhores madeiras para produzir escadas e confere diferentes modelos que podem ser instalados nos ambientes internos da casa. Confira e inspire-se! 

 

Qual a melhor madeira para produzir uma escada? 

 

Diversas espécies de madeira podem ser utilizadas como matéria-prima para a produção da escada. Aqui na Indusparquet, oferecemos as seguintes opções: 

Essas espécies são conhecidas por apresentarem alta durabilidade e resistência a impactos, como pisadas. Elas podem ser utilizadas tanto na fabricação dos degraus quanto de seus acessórios, como guarda-corpo e corrimão. Clique aqui e confira todas as opções em nosso site! 

 

Quais são os tipos de escada de madeira? 

 

Ambiente interno com um armário de madeira com diversas divisórias e na frente uma escada de madeira reta. Ao lado, uma escada caracol com soleira em Cumaru Demolição.

1 – Escada reta por Obra Prima | 2 – Escada caracol com soleira Cumaru Demolição por Fabiana Gelmini

 

Em geral, toda escada de madeira interna prevê uma pisada de 30 cm de largura e comprimento de 110 cm. A partir dessas dimensões, é possível pensar em diferentes modelos de escada, considerando o espaço disponível para construção e o estilo que mais combina com a decoração de casa. Os principais tipos de escada de madeira são:  

  • Escada de madeira simples: é a escada reta, bastante recomendada para espaços pequenos e estreitos. Este modelo ainda permite a utilização da parte de baixo da escada para acomodar algum móvel ou organizar um pequeno cômodo; 
  • Escada de madeira caracol: esse tipo de escada forma um espiral, a partir de uma estrutura central em que os degraus se alinham. É ideal para otimizar espaços compactos, já que ocupa uma área pequena; 
  • Escada de madeira em L: recomendada para ocupar a área central, ela também é uma ótima opção para poupar espaço nos ambientes internos; 
  • Escada de madeira em U: o formato permite a construção de escadas mais largas, excelente opção para casas grandes e áreas externas. 

 

Quais são os tipos de soleira de uma escada de madeira?

 

A soleira de uma escada de madeira também pode ser feita de diversas formas, como:  

  • Escada com parte de baixo fechada: possui paredes na parte inferior ou uma superfície inclinada e lisa, o que possibilita a instalação dos degraus de madeira; 
  • Escada com vigas laterais: escada com degraus vazados e construída com duas vigas de madeira nas laterais. 
  • Escada com viga central: mantém as laterais livres, como se estivessem balançando. Nessa escada de madeira, os degraus devem ser bem reforçados no centro, para que não rompam. 
  • Escada cascata: com lateral em zigue zague, esse tipo de escada de madeira garante a sustentação devido ao desenho dos degraus. 

 

Como é o acabamento da escada em madeira? 

Imagem de uma escada de madeira em Demolição Cumaru, com LEDs nas laterais e uma faixa acesa na parede. Ao lado, há um armário de madeira e um quadro.

Assoalho Piso Pronto Demolição Cumaru por Celso Laetano – Foto: Favaro Jr.

 

Por ser uma superfície de tráfego intenso, a escada de madeira precisa de um acabamento reforçado, que evite o desgaste do material e outros problemas. Neste caso, o produto mais completo é o Skania Best XC: um verniz 100% Poliuretano à base de água, fortificado com cerâmica graças a uma tecnologia exclusiva que oferece mais resistência e deixa o composto até 30% mais ecológico.  

Ele está disponível em três opções de brilho: fosco, acetinado e brilhante. Todas contam com transparência e secagem rápida, sem deixar cheiro algum. 

 

Como cuidar da escada de madeira? 

Ambiente interno com sofá, armários de madeira e TV em um dos lados. No centro, há uma escada de madeira reta com corrimão. Do outro lado, há uma porta de vidro que dá acesso a uma cozinha com móveis brancos.

Escada reta – Casa Reserva por Pablo Padin

 

A escada de madeira para casa necessita de alguns cuidados simples para manter um aspecto novo e bonito. No dia a dia, você pode limpá-la com uma vassoura de cerdas finas e passar um pano úmido apenas com água. Para potencializar a faxina, utilize o Skania Super Limpador, nosso produto de limpeza desenvolvido especialmente para madeiras, que remove marcas de sapato, respingos, gorduras e sujeiras. Aplique-o no piso uma vez por semana, sempre diluído em água, conforme as orientações da embalagem. 

_________________ 

Aqui no blog Indusparquet você descobre diversas formas de aplicar a madeira na decoração da casa. Acesse e confira nossas dicas! 

 

Leia também: 

Móveis de madeira: 4 dicas para combiná-los com o piso de madeira 

Benefícios estéticos e funcionais do forro de madeira para tetos 

Piso de madeira maciça: 6 vantagens para sua casa 

 

Compartilhe

Interessou?