O que você está procurando?

Tudo sobre a madeira Sucupira

A Sucupira é uma madeira resistente, densa e muito bonita. Descubra suas principais formas de aplicação e dicas para combiná-la com a decoração!

Também conhecida como Cutiúba, Macanaíba, Sucupira-preta e Sapupira, a madeira de Sucupira possui origem latinoamericana e pode ser utilizada para diversos fins, desde tratamentos medicinais até a produção de móveis e revestimentos. 

A seguir, a gente te conta tudo o que você precisa saber sobre a madeira Sucupira, além de dicas de decoração para combiná-la na sua casa. Leia e saiba mais! 

 

Onde a madeira Sucupira é encontrada? 

 

Imagem do corredor de uma casa com piso de madeira Elegance Sucupira, com uma escada. Ao fundo, móveis e plantas complementam o ambiente. Ao lado, uma parede envidraçada com um jardim externo.

Multiestruturado Elegance Sucupira por PSV Arquitectura – Foto: Gonzalo Viramonte

 

A sucupira pode apresentar tonalidades de marrom claro a escuro. Além disso, ela possui veios levemente dourados, textura granulosa e ondulações irregulares, que tornam cada peça de madeira única e especial. 

 

A madeira Sucupira é boa para que? 

 

Imagem de um closet com piso de madeira Sucupira, armários de madeira em ambos os lados com camisas brancas penduradas. No centro, uma poltrona, e ao fundo, um banheiro.

Multistrato Sucupira Grigio por Dado Castello Branco

 

Você sabia que a semente da Sucupira possui propriedades medicinais? Ela costuma ser utilizada no tratamento de artrite, artrose e dor de garganta por aliviar a dor e reduzir inflamações no organismo. 

Além disso, a madeira Sucupira é resistente, densa e dura. Todos esses fatores fazem com que ela seja bastante utilizada na estrutura interna das construções, bem como na fabricação de vigas e esquadrias. 

Ela também é fácil de ser manuseada e trabalhada. Por isso, é comumente utilizada na produção de móveis, itens decorativos, forros e pisos de madeira. Unindo resistência, durabilidade e beleza, ela oferece um acabamento único e autêntico, que destaca qualquer estilo de decoração. 

Aqui na Indusparquet, a Sucupira está disponível em pisos de madeira sólidos – como assoalhos e tacos – pisos engenheirados e lambris. Acesse nosso site e conheça todos os produtos! 

 

Qual é a cor da Sucupira? 

 

Imagem de uma sala com piso de madeira Sucupira, uma poltrona clara e um sofá verde escuro. Ao fundo, uma estante aberta dourada com prateleiras e objetos sobre elas.

Sucupira Grigio Assoalho Multistrato por Patricia Anastassiadis

 

A sucupira pode apresentar tonalidades de marrom claro a escuro. Além disso, ela possui veios levemente dourados, textura granulosa e ondulações irregulares, que tornam cada peça de madeira única e especial. 

  

Como combinar a madeira Sucupira na decoração? 

 

 Imagem de um ambiente com cores claras, duas poltronas e uma mesa retangular entre elas com objetos concentrados em uma das pontas, dois quadros na parede e pido de madeira Sucupira.

Assoalho Sucupira Grigio por Bruno Carvalho

 

Assim como toda madeira, ela possui a vantagem de ser extremamente versátil, combinando com todos os gostos e estilos. Se você estiver em busca de uma decoração minimalista, pode se inspirar na referência acima: o assoalho de madeira Sucupira possui uma tonalidade de marrom clara, que combina com poucos móveis e paredes claras para criar um ambiente moderno e amplo. Para destacar pequenos pontos de cor e quebrar a paleta neutra, foram adicionados quadros com cores frias e vasos com detalhes em cores quentes. 

Já para uma decoração mais rústica, vale apostar na ideia abaixo, que mistura a tonalidade mais escura da Sucupira com a terracota e o bege para criar uma sobreposição de tons terrosos que remetem à natureza. Os vasos de planta ao lado da cama também reforçam a estética natural e conferem o conforto que o quarto demanda. 

 

Imagem de um quarto com paredes e piso de madeira Sucupira, duas mesas laterais, puffs espalhados, e na lateral, prateleiras com duas camisetas penduradas.

Assoalho Multiestruturado Sucupira Rustik por Eliza Schuchovski – Foto: Marco Antônio

 

Se não quiser utilizar a madeira no piso, não tem problema. A Sucupira também é uma ótima escolha para brise: um painel composto por ripados de madeira para revestir paredes. No projeto, a seguir, ele foi instalado em volta do balcão, pia e geladeira para adicionar textura e autenticidade à cozinha, dando grande destaque para a madeira na decoração. 

 

Imagem de uma bancada com uma pia, acompanhada de armários em madeira Sucupira, colocados abaixo, nas laterais e acima da pia.

Brise Sucupira – Revenda Di Fatto – Acervo Indusparquet

 

Essas são apenas algumas ideias de como combinar a madeira Sucupira na decoração. Para conferir mais referências, acesse nossa conta oficial do Pinterest. Lá você encontra inspirações para diversos estilos e ambientes. Acesse e acompanhe nossas publicações! 

 

_______________________ 

Aqui no blog da Indusparquet você descobre as principais características das madeiras utilizadas em nossos produtos. Saiba mais e encontre a opção que mais combina com seus planos! 

 

Leia também: 

Tudo sobre a madeira Carvalho 

Tudo sobre a madeira Tauari 

Tudo sobre o piso de madeira Peroba 

Compartilhe

Interessou?