O que você está procurando?

ESG: entenda o significado

Entenda o que significa ESG e em como impacta na visão que as empresas não podem mais deixar de impactar positivamente o seu entorno.

Em 2004, o então secretário geral da ONU, Kofi Annan, convidou 50 CEOs de grupos de diversos ramos para entender como as empresas e o mercado poderiam promover mudanças positivas no planeta. A solução? Integrar fatores ambientais, sociais e de governança à lista de atividades produtivas.

Assim, nasce a sigla ESG, que há alguns anos vem se tornando uma grande preocupação e prioridade das organizações. De 2019 a 2021, a procura do termo nas pesquisas do Google cresceu mais de 10 vezes, mostrando que o interesse pela sustentabilidade empresarial veio para ficar.

O Grupo Indusparquet aplica os métodos envolvidos no conceito da ESG e possui diversas certificações, que atestam seu compromisso com uma lógica de negócio sustentável em toda sua cadeia produtiva.

Mas qual a importância real do ESG e como é aplicado? Confira abaixo:

 

Significado e importância

O significado de ESG, na sua tradução ao português, é Ambiental, Social e Governança, que reflete um conglomerado de boas práticas e ações sustentáveis em empresas que visam promover impactos positivos na sociedade, muitas delas guiadas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030.

A primeira parte, a Ambiental, diz respeito a ações que têm um impacto ambiental positivo, como bom manejo de recursos naturais, redução da emissão de poluentes ao meio ambiente, evitar desperdícios e administrar os resíduos sólidos, tanto da cadeia produtiva quanto do setor administrativo da organização.

No âmbito social, requer-se que o grupo garanta melhorias sociais para seus colaboradores e para a sociedade em que está inserido. Entre as possibilidades estão políticas de inclusão e fomento à diversidade, melhores condições de trabalho e garantia de direitos trabalhistas e demais medidas que promovam o desenvolvimento social.

Por último, e talvez o mais abstrato, está a Governança. Nesse critério, as lideranças devem estar engajadas em ter organizações transparentes, responsáveis e justas. Garantindo a independência das partes, combate à corrupção, acolhimento e gestão de pessoas, ao igual que políticas que deixem o ambiente livre de assédio, discriminação e outros tipos de violências no trabalho.

 

Como saber se uma empresa aplica o ESG?

Atualmente há algumas organizações que metrificam a aplicação e efetividade dessas práticas através de critérios pré-estabelecidos, como o rating da MSCI, índices da Bolsa de Valores com o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), além de certificações socioambientais.

Outra maneira de saber sobre as políticas ESG´s das empresas é por meio da publicação de metas e resultados dessas iniciativas, como estimativas, dados obtidos nos últimos anos e relatórios de suas atividades. O Grupo Indusparquet busca aplicar estas boas práticas ambientais e adequar-se às políticas de ESG; o Relatório de Sustentabilidade da cia é previsto para o primeiro semestre de 2022.

 

Leia também:

Mata Atlântica: qual a importância do bioma?

Grupo Indusparquet investe em tecnologia sustentável para reduzir emissão de poluentes

Indusparquet apoia instituto Favela da Paz

Compartilhe

Interessou?