O que você está procurando?

Tudo sobre a madeira Jatobá

O Jatobá é uma madeira resistente, durável e versátil, ideal para a confecção de móveis e pisos. Descubra como combiná-lo na sua casa para garantir uma decoração aconchegante e sofisticada!

O Jatobá é um dos principais tipos de madeira nobre encontrados no Brasil, garantindo sofisticação, beleza e versatilidade para os ambientes internos e externos, seja no piso, portas ou móveis de madeira. 

A seguir, você confere mais detalhes sobre a origem, coloração e funções da madeira Jatobá, além de dicas de decoração para combiná-la na sua casa. Venha com a gente e descubra! 

 

Qual é a origem da madeira de Jatobá? 

 

O Jatobá pode ser encontrado em diversas regiões da América Latina. No Brasil, ele é mais abundante na Floresta Amazônica, sendo também conhecido como Jataí, Jataúba, Jatioba, Jatiúba, Japati, Copal e diversas outras nomenclaturas. 

De maneira geral, o Jatobá costuma atingir cerca de 40 m de altura e 2 m de diâmetro. Entretanto, na região amazônica, já foram encontradas árvores com até 95 m de altura. 

 

Qual é a cor da madeira de Jatobá? 

 

Imagem do assoalho vintage Jatobá em tons de marrom e as pernas de madeira de uma poltrona ao lado.

Assoalho Vintage Jatobá por Celso Laetano

 

A cor da madeira Jatobá pode variar de acordo com a região e as condições climáticas que influenciaram no seu crescimento. Sendo assim, a espécie costuma ser encontrada em diversas tonalidades de marrom-avermelhado, que vão do médio ao escuro. Ela também possui veios escuros e brilho intenso, além de textura fina e uniforme.  

 

A madeira Jatobá é boa para que? 

 

Por ser um material fácil de trabalhar, essa espécie de madeira é utilizada na fabricação de diversos produtos, desde a construção civil a adornos delicados. Para começar, a madeira Jatobá é resistente à água, umidade, cupins, fungos e desgastes por tráfego intenso. Por esses motivos, ela é bastante usada na produção de pisos de madeira, tanto para áreas internas quanto externas. 

Por ser um tipo de madeira nobre, resistente e durável, ela é uma das favoritas para a confecção de móveis, como mesas, cadeiras e armários, e objetos decorativos, como molduras e painéis de madeira. Por fim, também está presente na construção civil sustentável: graças à sua força e durabilidade, ela é uma ótima opção para vigas, pilares e estruturas de telhados. 

 

Como combinar o piso de madeira Jatobá na decoração? 

 

magem de um espaço com piso de madeira Jatobá, sofás e poltronas com um tapete e uma mesa de centro no centro. Ao fundo, uma mesa com cadeiras e um vaso comprido com flores, ao lado de uma cozinha. Na lateral, uma vista para a piscina.

Multiestruturado Jatobá Ebony por Jayme Bernardo

 

Por ter uma coloração mais escura, muitas pessoas ficam com receio de utilizar o piso de Jatobá na decoração da casa, por medo de deixar os cômodos com um visual pesado. Entretanto, ele pode ser equilibrado com diversas cores claras para gerar contraste e tornar o ambiente moderno e elegante. 

Caso a tonalidade do piso desejado seja bem escura, como o da imagem acima, aposte em móveis mais claros para que eles se diferenciem do chão e vice-versa. Se o tom do Jatobá for mais puxado para o marrom-avermelhado médio, como das referências abaixo, opte por móveis e objetos de decoração mais escuros, como nas cores cinza, preto e marrom-escuro. 

 

Imagem de uma sala com um armário escuro com plantas e livros, do lado de uma estrutura de madeira, um quadro e uma janela. Na sequência, o mesmo piso apresenta um armário escuro grande com gavetas, plantas e um abajur em cima. Ao lado, um sofá, um tapete e um quadro.

Assoalho Vintage Jatobá por Celso Laetano

 

Outra dica é combinar o piso de madeira Jatobá com um tapete de cor clara, como branco, areia ou bege. Dessa forma, ele irá separar o piso da mobília e quebrar as tonalidades escuras da decoração, mesmo que você utilize alguns móveis pretos e marrom-escuros, como no projeto, a seguir. 

 

Imagem de uma sala com sofás, duas mesas de centro com objetos decorativos e um tapete claro. À frente, uma mesa com um vaso de flor em cima, rodeada de cadeiras seguido por quatro poltronas com uma mesa de centro, um quadro e outro tapete claro. Todo o piso é de madeira Jatobá.

Jatobá Ebony por Rafael Kroth

 

Seja qual for sua escolha, a Indusparquet possui diversas opções de pisos e revestimentos de madeira para tornar sua casa aconchegante, bonita e elegante. Clique aqui para conferir todos os produtos disponíveis em nosso site. Se preferir, encontre a loja mais próxima de você e conte com a ajuda de nossos vendedores para encontrar o piso que mais combina com seu estilo! 

__________________ 

Agora que você já conhece os benefícios e usos do Jatobá, que tal descobrir mais detalhes sobre outras espécies de madeira utilizadas aqui na Indusparquet? Acesse nosso blog e saiba mais! 

 

Leia também: 

6 vantagens do piso de madeira 

Tudo sobre a madeira Ipê 

Tudo sobre a madeira Carvalho 

Tudo sobre a madeira Tauari 

Compartilhe

Interessou?