O que você está procurando?

Uso da madeira na construção de edifícios

Saiba como o uso de madeira em edifícios pode diminuir a emissão de carbono nas construções civis, usando tecnologia e sustentabilidade.

A madeira engenheirada é uma grande aposta para o futuro da inovação da construção civil, estudos afirmam que se aumentássemos o uso de madeira na construção de edifícios haveria uma diminuição do efeito estufa, uma vez que a madeira é um material renovável e absorve CO2, trazendo diversos ganhos ambientais.

É uma solução que usa tecnologia e sustentabilidade, o uso da madeira nas edificações substitui o uso de concreto e aço em lajes, vigas, pilares, coberturas, paredes e treliças. A madeira engenheirada é uma técnica feita com várias camadas sobrepostas de madeira, que pode ultrapassar a durabilidade de 100 anos, se todos os processos de cuidados forem realizados na construção.

Na indústria norte-americana a madeira já faz parte da construção civil há uns bons anos, o sistema Wood Frame, que são peças de madeira, por ser um sistema ágil, de ótima qualidade térmica e baixo custo, garantiram adesão em quase todo o país. Esse sistema era mais utilizado do que tijolos e concreto.

O uso da madeira em edifícios comerciais é interessante porque as peças são industrializadas, feitas em uma fábrica e são entregues prontas na obra, reduzindo tempo de produção, descarte e desperdício de material.

 

 

Uma curiosidade interessante sobre a madeira engenheirada, é que ela é capaz de aguentar o fogo por até 2h, o que em caso de incêndio dá tempo para uma evacuação do edifício.

Além da redução na quantidade de resíduos, da versatilidade arquitetônica e da sustentabilidade, o uso da madeira na construção civil gera maior economia, otimiza o cronograma de obras e diminui tempo e material, o que é capaz de gerar uma economia de até 60% no orçamento total.

Que tal enviar esse conteúdo para alguém que precisa saber dessa inovação da construção civil?

Leia também:

5 dicas de elementos naturais na decoração

Casas tropicais: ideias e inspirações

Espaços pequenos: como decorar?

 

Compartilhe

Interessou?